Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota de repúdio

Nota de repúdio

publicado: 11/11/2020 17h02, última modificação: 11/11/2020 17h02

O Colegiado do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Universidade Federal da Paraíba, vem a público manifestar profunda indignação frente à nomeação de Valdiney Veloso Gouveia como Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que alcançou, apenas, a terceira posição na consulta acadêmica, com 5,35% dos votos válidos, e não teve nenhum voto no Colegiado formado pelos três Conselhos Superiores.

Esse ato, de expressa vilania e afronta à autonomia universitária, proclamado pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro, solapa, com virulência e torpeza, a vontade da maior parte da comunidade acadêmica que, legitimamente, elegeu, com 48,44% dos votos, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega. Estudantes, servidores e professores agonizam, perplexos, ainda impactados com o desmoronar de nossa Democracia.

Reiteramos o nosso compromisso com uma Educação Libertadora e com nossa histórica luta pela manutenção dos princípios reguladores de um Estado Democrático de Direito.