Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > A literatura e o enfrentamento à violência contra a mulher

A literatura e o enfrentamento à violência contra a mulher

publicado: 20/05/2020 12h29, última modificação: 20/05/2020 12h31

extensaofrancy_red.jpg

O projeto de extensão "A literatura como estratégia de enfrentamento à violência contra a mulher", coordenado pela Professora Franciane Conceição da Silva, está com inscrições abertas até o dia  24 de Maio de 2020. O projeto terá duração de seis meses. As ações começarão em junho e findarão em dezembro de 2020. O/a bolsista aprovado/a receberá uma bolsa mensal no valor de 400 reais. Além do/da bolsista, o projeto contará com a participação de estudantes voluntários/as.

Para efetuar a sua inscrição, clique no link abaixo:

Saiba mais sobre o projeto

O projeto de extensão "A Literatura como estratégia de enfrentamento à violência contra a mulher" propõe um percurso de diálogos, debates, palestras e outras ações, individuais e coletivas, no intuito de através da leitura de textos literários produzidos por escritoras afro-brasileiras, que denunciam a violência contra a mulher, sensibilizar os/as estudantes participantes do projeto a compreenderem às múltiplas manifestações de violências, físicas ou simbólicas, que fazem parte do seu contexto. Nesse sentido, serão realizadas oficinas mensais, nas quais estudantes do Ensino Médio entrarão em contato com os textos literários de escritoras afro-brasileiras, textos que serão utilizados como uma ferramenta de sensibilização. Assim, ao se depararem com as realidades ficcionalizadas nos textos, realidades que se aproximam das suas experiências vivenciais, os\as participantes das oficinas serão encorajados\as a denunciarem as violências que sofrem ou praticam, compreendendo que, ao mesmo tempo, podem ser vítimas e\ou agressores\as. Pretende-se que a literatura seja utilizada como uma ferramenta efetiva no combate à violência, especialmente, a praticada contra a mulher. Em cada etapa da oficina, os\as participantes escreverão um relato sobre violências que presenciaram ou sofreram. Ao final do projeto, esses relatos serão reunidos em um e-book que poderá ser utilizado como ferramenta pedagógica para os educadores e as educadoras da instituição.