Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Pasta de Páginas de Pesquisa > Práticas escolares de leitura e discursos sobre a leitura

Práticas escolares de leitura e discursos sobre a leitura

por Alexandre de Albuquerque publicado 19/09/2016 16h10, última modificação 19/09/2016 16h10

Essa pesquisa consiste na investigação acerca dos modos de ler e de falar sobre a leitura na escola, enquanto práticas desenvolvidas pelos sujeitos alunos e professores, a fim de contribuir para a formulação de uma memória do leitor escolar ou escolarizado que permita a reflexão sobre o (e/ou a revisão do) discurso da leitura e sua prática em sala de aula. Por um lado, interessa-nos analisar como foram e como são lidos, por professores e alunos, não apenas os textos objetos do "estudo da leitura", mas o conjunto dos textos que circularam e circulam em sala de aula, a exemplo dos instrumentos de divulgação das idéias linguísticas (o livro didático de língua portuguesa, a gramática, as atividades desenvolvidas na escola, as avaliações elaboradas por professores); investigar o que dizem professores e alunos sobre a leitura e estabelecer a sua relação com a construção de um discurso sobre a leitura, veiculado, nesse contexto, através do material didático utilizado, dos PCNs, das revistas (especializadas ou não), dos jornais etc., considerando o que informam esses documentos oficiais ou não sobre o assunto, em diferentes épocas. Por outro lado, vemos também a possibilidade de investigar o cotidiano, dentro e fora da escola, do leitor em formação, o aluno, e do leitor que pretende formar leitores, o professor.

Enfim, propomo-nos a compreender as formas de apropriação do texto escrito, enquanto parte de uma política geral de constituição dos sentidos, compreendidos no conjunto das práticas sociais. Isso poderá nos levar a delimitar o perfil desses leitores, na intenção de melhor compreender as suas práticas de leitura e contribuir para a formulação de uma reflexão crítica sobre o leitor, a leitura e o texto, no contexto escolar.

Coordenação: Dra. Maria Ester Vieira de Sousa