Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Concursos e Seleções
conteúdo

Concursos e Seleções

por DLEM publicado 26/07/2019 17h06, última modificação 23/08/2019 10h08

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUO

Informações

Inscrições: de 29 de julho a 07 de agosto de 2019

Solicitação de isenção: de 29 de julho a 31 de julho de 2019

Resultado da solicitação de isenção: 01 de agosto de 2019

Horário das inscrições: das 08:00 às 12:00

Calendário de provas:

 

1) Sorteio do ponto da prova didática: 12/08/19 às 08h

2 Realização da prova didática: 13/08/19;

3) Divulgação do resultado da prova de títulos: 15/08/19;

4) Divulgação do resultado final (Quadro de notas): 19/08/19

Veja aqui o edital.

Resolução CONSEP 07/2017 

Conteúdo Programático:

1. La cortesía verbal y su variación intercultural: implicaciones en la enseñanza de español como lengua extranjera.

2. La inversa asimetría entre la gramática del español y la del portugués: el uso del pronombre átono.

3. La expresión de impersonalidad en la enseñanza de español como lengua extranjera.

4. La novela costumbrista: evolución y características generales.

5.  Evolución de la lírica castellana del siglo XV al XVII. De la literatura italianizante a las escuelas barrocas.

6. La comedia nueva de Lope de Vega y las innovaciones formales del teatro Lopesco.

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES  E LOCAIS DE PROVA

Confira, aqui a lista das inscrições homologadas e os locais de prova.

 

BANCA EXAMINADORA

 

TITULARES                                                                                                      SIAPE

SILVIA RENATA RIBEIRO                                                                            1908007

MARIA HORTENSIA BLANCO GARCIA MURGA                                     1657895

MARIA LUIZA TEIXEIRA BATISTA                                                             12145099

SUPLENTES                                                                                                   SIAPE

MARIA MERCEDES RIBEIRO PESSOA CAVALCANTI                              1008992

CHRISTIANE MARIA DE SENA DINIZ                                                      20431518

ELAINE ESPINDOLA BALDISSERA                                                             2401526

RESULTADOS

Confira aqui, o resultado da prova didática.

Veja o resultado de prova de títulos.

Resultado final.

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA 2019

Informações gerais:

Datas prováveis de realização das provas:

1) Realização da Prova Escrita: 07/10/2019;

2) Realização da Prova Didática: 09/10/2019;

3) Exame do Plano de Trabalho: 10/10/2019;

4) Exame de Títulos: 11/10/2019

 Inscrições:

inscrições de 26 de agosto a 26 de setembro de 2019 - 
Solicitação de isenção: de 26 a 30 de agosto de 2019 -
Resultado da solicitação de isenção: 02 de setembro de 2019 -

Horário: das 08h às 12h e das 14h às 16h

ÁREA: LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA

Conteúdo:

01.Historical approaches on literary criticism: from Russian Formalists to contemporary tendencies

02.Literature, cinema and other artistic expressions: the relevance of interdisciplinary studies in the teaching of literatures in English.

03.A poetics of modernism in literature: aesthetic and political implications.

04.Theory, Criticism and Literatures in English: a pedagogical approach.

05.The Victorian Novel and the construction of femininity.

06.Oscar Wilde’s plays: cultural context and ideological content.

07.The romantic movement in British and American poetry.

08.The relevance of metaphor in poetry

09.Narrative techniques: the speaking person in the novel.

10. Renaissance Drama: historical contexts, theoretical principles and political implications.

 

Referência:

  • ABBOTT, H. Porter. The Cambridge Introduction to Narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
  • BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução Aurora F. Bernadini e outros. São Paulo: Editora UNESP, 1993.
  • BLOOM, Harold. Shakespeare:  a invenção do humano. Tradução José Roberto O'Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
  • BRAIT, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2013.
  • BULMAN, James. C. (org.). Shakespeare, theory and performance. London: Routledge, 1996.
  • CHATMAN, Seymour. Coming to terms: the rhetoric of narrative in fiction and film. Ithaca and London: Cornell University Press, 1990.
  • COELHO, Teixeira e MOLINO, Denis. ROMANTISMO - A arte do entusiasmo. edição em português e em inglês.São Paulo: Coleção MASP, 2010.
  • EAGLETON, Terry. Literary theory. USA: The University of Minnesota Press, 1996.
  • EIKHENBAUM, Boris et al. Teoria da Literatura: formalistas russos. Traduçôes de Ana Maria Ribeiro, Maria Aparecida Peeira, Regina L. Zilberman e Antônio Carlos Hohlfeldt. Porto Alegre: Editôra Globo, 1970.
  • FERBER, Michael. Romanticism. Oxford: Oxford University Press, 2010.
  • GAY, Peter. Modernism. The lure of heresy from Baudelaire to Becket and beyond. New York: Norton, 2008.
  • GENETTE, Gerard. Discurso da narrativa. Tradução de Maria Alzira Seixo. Lisboa: Veja Universidade, s/d.
  • GIBBS, Jr., Raymond William. The poetics of mind: figurative thought, language and understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
  • GILBERT, S. M. and GUBAR, S. The madwoman in the attic. Yale: Yale University Press, 2000.
  • GUINSBURG, J. (org.) O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.
  • HALLET, Wolfgang. A methodology of intermediality in literary studies. In: RIPPL (ed.). Handbook of intermediality. Germany: De Gruyter, 2015.
  • HELIODORA, B. Dramaturgia Elisabetana. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.
  • ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34,1999.
  • LAUTER, Paul et al. The Heath Anthology Of American Literature: Early Nineteenth Century: 1800-1865, Volume B. 1990.

 

COMISSÃO EXAMINADORA:

Titulares: PROFª. DRª MARIA ELIZABETH P. SOUTO MAIOR MENDES (PRESIDENTE); PROF. DR. ANACÃ RUPERT AGRA (UEPB- CG); PROF. DR. JOSÉ VILIAN MANGUEIRA (UEPB- GUARABIRA).

Suplentes: PROF. DR. JEOVÁ MENDONÇA; PROFª. DRª ROSÂNGELA NERES (UEPB-GUARABIRA); PROF. DR. YURI JIVAGO AMORIM CARIBÉ (UFPE)

ARQUIVOS:

Edital;

Retificação de edital;

Requerimento de Inscrição;

Requerimento de  Isenção de taxa de Isenção -  doador de medula;

Requerimento de  Isenção de taxa de Isenção -  cadastro único;

Resolução 74/2013  CONSEPE

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONCURSO PROFESSOR EFETIVO DE LÍNGUA FRANCESA

 Informações gerais

Datas prováveis de realização das provas:

1) Realização da Prova Escrita: 07/10/2019;

2)Realização da Prova Didática: 09/10/2019;

3) Exame do Plano de Trabalho: 10/10/2019;

4) Exame de Títulos: 11/10/2019

 Inscrições:

inscrições de 26 de agosto a 26 de setembro de 2019 - 
Solicitação de isenção: de 26 a 30 de agosto de 2019 -
Resultado da solicitação de isenção: 02 de setembro de 2019 -

Horário: das 08h às 12h e das 14h às 16h

Área: Língua Francesa

Conteúdo:

01. Analyse contrastive des systèmes vocalique et consonantique du français et du portugais du Brésil dans la formation des enseignants de FLE.

02. Production et analyse de matériel didactique du FLE pour l’usage en contexte universitaire brésilien.

03. La place de la littérature dans la formation de futurs enseignants de FLE à l’Université.

04. Les interactions verbales en cours de FLE comme moyen de découvertes intra, inter et transculturelles.

05. Les intelligences multiples en cours de FLE et en contexte de formation pour enseignants.

06. Le cyberespace dans l'enseignement du FLE:considérations théoriques et pédagogiques

07. Les relations entre la langue étrangère et la langue maternelle dans les nouvelles tendances en didactiques de langues.

08. Pratiques de lecture et stratégies métacognitives dans l'enseignement du FLE.

09. L’évaluation dans l’enseignement/apprentissage du FLE.

10. Enseigner le FLE: des méthodes traditionnelles à l’approche communicative.

Referência:

NÃO HÁ INDICAÇÕES.

Comissão Examinadora:

 Titulares: Rosalina Maria Sales Chianca (UFPB); Maria Angélica de Oliveira (UFCG); Catarina Amorim de Oliveira Andrade (UFPE)

Suplentes: Philio Generino Terzakis(UFPB); Renata Archanjo(UFRN); Tâmara Maria Costa e Silva Nogueira de Abreu(UFRN)

ARQUIVOS:

Edital;

Retificação de edital;

Requerimento de Inscrição;

Requerimento de  Isenção de taxa de Isenção -  doador de medula;

Requerimento de  Isenção de taxa de Isenção -  cadastro único;

Resolução 74/2013  CONSEPE