Apresentação

Apresentação

O Departamento de Serviço de Serviço Social da UFPB possui atualmente um quadro composto por vinte e sete docentes efetivos e um professor voluntário, todos atuam em Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva. Deste total, dois docentes são pós-doutores, treze são doutores, oito são doutorandos e quatro são mestres. Dos professores, oito encontram-se no exercício de funções administrativas, ligados a Chefia e Vice-Chefia do Departamento (Edna Tania Ferreira da Silva e Ana Lúcia Batista Aurino), Coordenação e Vice-Coordenação do Curso de Graduação (Marcelo Sitcovsky Santos Pereira e Claudia Maria Costa Gomes), Coordenação e Vice-Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social ( Maria de Lourdes Soares e Maria do Socorro Vieira), Coordenação do Laboratório de Estudos e Práticas Sociais – (LEPS) (Cézar Henrique Maranhão)  e Diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes ( Maria Aparecida Ramos de Menezes)

O Departamento de Serviço Social é a primeira instância de deliberação em matéria didático – cientifica e administrativa no âmbito de sua atuação, correspondendo a lotação do pessoal docente do Curso de Graduação em Serviço Social que recebe um número de 90 (noventa) alunos por cada semestre letivo para o curso diurno e 90 (noventa) alunos por cada semestre letivo para o curso noturno, configurando um quadro de ingresso com 180 (cento e oitenta) alunos por cada processo seletivo seriado realizado anualmente.

Vinculado ao Departamento encontra-se o Laboratório de Estudos e Práticas Sociais (LEPS), como o âmbito que aglutina as demandas de Estágio Supervisionado Obrigatório e Estágio Supervisionado não obrigatório, Fórum de  Supervisores, Programas de Capacitação Profissional, Assessoria Técnica e Arquivos de Documentos.

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
é um Mestrado Acadêmico, de caráter interdisciplinar, vinculado ao Departamento de Serviço Social, que articula através das suas áreas de concentração: Docentes, Pesquisadores, Profissionais e Alunos de Serviço Social e de áreas afins. As áreas de concentração são: Política Social e Fundamentação Teórico-Prática do Serviço Social. O programa abrange 24 créditos, distribuídos entre disciplinas de formação básica e de formação comum ás duas áreas de concentração e optativas relacionadas ás áreas das linhas de pesquisa. Envolve atualmente um número de  53 (cinquenta e três) alunos em processo de capacitação.

A oferta de disciplinas e demais encargos que compete ao Departamento de Serviço Social para cada período letivo corresponde a turmas na Graduação em Serviço Social, turmas na Pós-Graduação em Serviço Social,  alunos em orientação de Trabalho de Conclusão de Curso e alunos em orientação na Pós-Graduação em Serviço Social. Atualmente regulamentado pelo Colegiado Departamental contamos com 09 (nove) Setores de Pesquisa envolvendo Projetos de Pesquisa , Extensão e Monitoria.