Circulares

Caso queira receber as circulares diretamente em seu e-mail, entre em contato com a organização pelo endereço: ebralc.elc@gmail.com.

Seguem, abaixo, as circulares já enviadas:


 

6ª Circular (2015)

26 de outubro de 2015

Prezados(as) colegas,

Estamos a poucos dias da realização da 8ª edição da Escola Brasileira de Linguística Computacional (Ebralc) e da 13ª edição do Encontro de Linguística de Corpus (ELC) em João Pessoa (Brasil)na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aproveitamos esta circular para reiterar (e esclarecer) alguns pontos sobre o funcionamento do evento, apresentações e publicações.

Durante o evento, serão oferecidas quatro oficinas: i) A análise multidimensional; ii) Linguística de Corpus: Introdução e conceitos básicos; iii) Corpora e aquisição da linguagem: Busca de padrões de linguagem em prática (parte 1); e iv) Corpora e aquisição da linguagem: Busca de padrões de linguagem em prática (parte 2). Devido a limitações de espaço em nossos laboratórios, foi necessário limitar as inscrições para participação nessas oficinas. Caso haja vagas remanescentes, abriremos as oficinas para participantes não inscritos(as) previamente. Receberão certificado apenas participantes que efetivamente comparecerem às oficinas.

Estão previstas as participações de 40 inscritos(as) na modalidade comunicação e 16 na modalidade pôster. Devido ao número de apresentações, haverá sessões paralelas de comunicações. Já enviamos a todos(as) os(as) participantes uma distribuição prévia das comunicações e pôsteres. Pedidos de mudança de data e horário em relação a essa distribuição prévia estão sendo registrados e estamos fazendo o nosso máximo para tentar acomodar todos.

As sessões de comunicação estão distribuídas em sessões de uma hora (1h) de duração. Cada participante terá de 12 min a 15 min para apresentar sua comunicação, sendo reservados de 12 min a 20 min para discussão ampla. Devido ao tempo reservado para as apresentações, sugerimos que as comunicações privilegiem a apresentação de resultados e suas discussões – em detrimento de discussões teóricas e/ou metodológicas promovidas por outros(as) autores(as).

As sessões de apresentação de pôsteres estão distribuídas em sessões de uma 15 min de duração. Cada participante terá aproximadamente 3 min para apresentar seu pôster, sendo reservados de 3 min a 6 min para discussão ampla, moderada pelo(a) mediador(a) de cada sessão. Também devido ao tempo reservado para as apresentações, sugerimos que os pôsteres se concentrem nos objetivos e eventuais resultados de cada pesquisa, por meio de resumos ilustrados e visualmente atraentes. Recomendamos que os pôsteres tenham aproximadamente 90cm de largura e de 100 a 120cm de altura. A universidade dispõe de tripés para que os pôsteres sejam pendurados e, portanto, é obrigatória a utilização de cordão para facilitar a exibição.

Lembramos que, em todos os casos, receberão certificado apenas os(as) participantes que houverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição. Aproveitamos, assim, para pedir aos(às) participantes que ainda não efetuaram o pagamento da inscrição (ou que não nos enviaram o comprovante do pagamento) que o façam o mais rapidamente possível.

Trabalhos efetivamente apresentados durante o Ebralc-ELC poderão ser submetidos para publicação (online, com ISBN) nos anais do evento. As instruções de formatação para os textos estão apresentadas ao fim desta circular. O prazo para envio dos textos se encerrará em 30 de novembro de 2015.

Continuamos à disposição para esclarecer dúvidas e/ou receber sugestões pelo endereço: ebralc.elc@gmail.com

A Comissão Organizadora