A epístola como veículo das ideias e modelos educativos nos jornais paraibanos oitocentistas

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as ideias e os modelos educativos que estavam em debate na educação e instrução pública veiculadas pelas epístolas nos jornais paraibanos no período imperial, cujas epístolas fossem remetidas por diretores da instrução pública, professores, autoridades escolares, pais de alunos e outros interessados nessa temática. Para tanto, a análise dessa investigação se centrará em duas perspectivas: a primeira a da forma, a escrita epistolar com suas regras e modelos de composição, difundidas pelos manuais epistolares, nos quais pretendo identificar os compêndios de retórica e artes de escrever cartas, ou os secretários, e analisá-los por reconhecer que a forma literária é relevante para a transmissão do conteúdo. A segunda está no horizonte do conteúdo discurso moral/educativo/instrucional , já que se constitui em um gênero discursivo privilegiado para o estudo das representações. Nesse horizonte, o corpus dessa pesquisa está inserido numa tradição de escrita e de leitura, o que implica tomar o objeto de análise como lugar de práticas discursivas, de ditos e de não-ditos. Com efeito, o estudo do discurso pedagógico das epístolas veiculadas pelos jornais paraibanos no Império promoverá novos caminhos de investigação para refletir sobre a história da educação a partir dos testemunhos dos signatários e do (os/as) destinatário (os/as) para a organização da cultura escolar, as formulações pedagógicas e modos de escolarizar saberes no Oitocentos brasileiro e paraibano.
 
Notícias sobre educação e instrução pública no Império: o modo epistolar nos jornais do Rio de Janeiro e da Paraíba

Descrição: Essa investigação pretende tornar visíveis as epístolas nos jornais do Rio de Janeiro e da Paraíba do período imperial, as quais objetivavam anunciar, reivindicar e denunciar aos leitores dessas províncias sobre educação e instrução pública, fossem elas remetidas por diretores da instrução pública, professores, autoridades escolares, pais de alunos ou por outros interessados nessa temática. Ao tomar epístolas sobre educação e instrução pública nos jornais do Rio de Janeiro e da Paraíba no Império como objeto de estudo, analisá-las-ei a partir de duas perspectivas: a primeira a da forma, apresentando/discutindo a escrita epistolar com suas regras e modelos de composição, difundidos pelos manuais epistolares, e analisá-los de maneira a reconhecer que a forma literária é relevante para a transmissão do conteúdo. No que tange à segunda perspectiva, esta se encontra no horizonte do conteúdo discurso educativo e instrucional , já que se constitui em um gênero discursivo privilegiado para o estudo das representações. O estudo pelas epístolas nos jornais imperiais da província do Rio de Janeiro e da Paraíba possibilita em compreender a mentalidade de uma época sobre a educação e a instrução pública.