O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, criado pela resolução  Nº 28/2006 do CONSEPE e inaugurado no dia 6 de julho de 2007, é fruto de um longo acumulo de experiências anteriores. Nasce com o propósito de reunir professores, alunos e funcionários da UFPB que atuam no ensino, na pesquisa e na extensão universitária em DH, para permitir uma melhor articulação e um melhor desempenho individual e coletivo.

O Núcleo é uma instância eminentemente interdisciplinar, que quer superar a departamentalizaçao dos saber típica da Universidade; se orienta pelo principio da indissolubilidade entre ensino, pesquisa e extensão; reúne pessoas que compartilham a mesma visão da importância social e relevância acadêmica do tema dos direitos humanos, mas respeita a pluralidade de opiniões, permitindo e fomentando o debate livre e crítico entre os seus membros. O NCDH está vinculado institucionalmente ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes- CCHLA, mas dele participam também professores, alunos e funcionários de outros Centros da UPB.

Mantém convênios com outras Universidades e instituições afins nacionais e internacionais. Possui uma sede própria com uma sala para a biblioteca “Enzo Melegari”, sala de reuniões, sala para computação, sala de aula e secretaria. O Núcleo se estrutura ao redor dos Grupos Temáticos, cujos representantes compõem o Conselho Técnico-científico, presidido por um Coordenador e um Vice-coordenador.