GT1. Educação e Cultura em Direitos Humanos 

Estudos de natureza teórica e histórica sobre os fundamentos filosóficos, culturais e educacionais dos Direitos Humanos. Reflexões sobre a Ciência e a Cultura contemporâneas e suas implicações sobre os Direitos Humanos. Estudos sobre a articulação entre Direitos Humanos e Valores. Análises sobre as mudanças paradigmáticas ocorridas na produção do conhecimento e as demandas, delas decorrentes, necessárias ao processo educacional. As teorias e os métodos pedagógicos mais adequados para uma educação aos direitos humanos na educação formal e informal e outros espaços formativos. Educação em Direitos Humanos para sujeitos identitários específicos: gênero, etnia, crianças, adolescentes, meio-ambiente, etc. Reflexão e sistematização das praticas educativas em direitos humanos.

Coordenadora: Profa. Maria de Nazaré T. Zenaide – Depto. Serviço Social – PPGDH – CCHLA

GT2. Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos

Violência, cultura e criminalidade. Políticas e práticas de redução da violência. Participação e controle social em segurança. Movimento e sistemas de políticas criminais. Educação dos profissionais de segurança e justiça. Gestão do conhecimento e de informações criminais. Segurança pública, direitos humanos e democracia.

Coordenador: Prof. Paulo Vieira de Moura – Departamento de Ciências Jurídicas – CCJ/Santa Rita – UFPB

GT3.  Teoria e História dos Direitos Humanos e da Democracia 

Estudos sobre a história social e conceitual dos direitos humanos: reconstrução da trajetória histórica do surgimento e evolução dos Direitos Humanos na Modernidade. História das lutas sociais no Brasil. Estudos de natureza teórica e histórica sobre os fundamentos filosóficos dos direitos humanos. Ética e direitos humanos: valores sociais, princípios morais e compromisso com os direitos humanos. Estudos sobre a exclusão social e seu papel na construção dos direitos humanos. Estudos sobre a Política e sua articulação com os direitos humanos. As diferentes concepções da democracia e os direitos humanos; democracia e liberalismo, democracia e socialismo. O papel do estado e da “nova esfera pública da cidadania” na promoção e defesa dos Direitos do homem a nível local, nacional e internacional. Direitos Humanos e a Geopolítica.  O papel da sociedade civil organizada e o dos movimentos sociais – desde o bairro até as Nações Unidas – para a produção de uma eficácia histórica que possa assegurar a implementação sempre maior e mais efetiva dos direitos humanos. Direitos Humanos e Globalização. Estudos sobre a cultura política e sua relação com o desenvolvimento da cidadania.

Coordenador: Prof. Giuseppe Tosi – Depto. de Filosofia – PPGDH – CCHLA

GT4 . Território, Etnicidade e Direitos Humanos

Originalmente este Grupo Temático foi denominado “Território, Territorialidade Étnica e Cultura em Direitos Humanos”, mas resolveu-se alterar para “Território, Etnicidade e Direitos Humanos” no sentido de maior precisão ao enunciado. Tem por objetivo contribuir para a discussão teórico-metodológica, produção do conhecimento e ação extensionista, deliberadamente interdisciplinar, a partir de vivências e experiências de grupos indígenas e quilombolas, além de associações e comunidades rurais ou urbanas. Também se dedica aos movimentos sócio espaciais com as diásporas que se concretizam a partir de identidades étnicas que se manifestam tanto em conflito por terra quanto em defesa do patrimônio imaterial e dos direitos humanos.

Coordenadora: Maria de Fátima Ferreira Rodrigues – Departamento de Geociências/CCEN/UFPB

GT5. Instrumentos Jurídicos de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos

Este GT tem por objetivo contribuir para a produção do conhecimento e a ação extensionista, a partir dos estudos sobre os Sistemas Internacionais de Proteção aos Direitos Humanos, das Ouvidorias e Controladorias Públicas, das Organizações Civis e Instrumentos de Participação da Sociedade Civil no monitoramento e proteção dos Direitos Humanos.

Coordenação: Eduardo Fernandes de Araújo  e Hugo Belarmino – Departamento de Ciências Jurídicas – CCJ/Santa Rita – UFPB

GT6. Direitos da Criança e do Adolescente

O GTDHCA é um grupo temático, de estudo e de articulação política com diversos segmentos da sociedade civil e organizações governamentais que atuam na área de crianças e adolescentes. Seus estudos e ações se pautam pela interdisciplinaridade e pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no que se refere aos direitos humanos de criança e adolescentes, em conformidade com Estatuto da Criança e Adolescente – Lei Federal Nº. 8.069, de 13 de julho de 1990.

REUNIÕES MENSAIS – 1ª terça-feira útil de cada mês, às 10h00, na Sala do NCDH

Coordenadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Pereira Alberto – Departamento de Psicologia – CCHLA – UFPB

GT7. Diversidade Sexual e de Gênero e Direitos Humanos

 Este GT pretende refletir e debater produções audiovisuais a partir da pauta dos movimentos sociais vinculados a questões de sexualidade, orientação sexual e relações de gênero em suas múltiplas vertentes (cinema, vídeo, TV, hipermídia, fotografia, etc.). A proposta é fomentar discussões sobre a produção audiovisual com foco na região Nordeste e na Paraíba. Serão problematizadas temáticas que envolvem lutas sociais, políticas públicas e organizações da sociedade civil, tais como: união civil, aborto, violência, adoção e parentalidade, lesbofobia, homofobia, transfobia, sexismo, prostituição, exploração sexual, etc.

 Coordenador: José Baptista de Mello Neto

 

GT8. Migrações e Direitos Humanos

No mundo atual globalizado e excludente, o tema da migração em termos de direitos humanos surge como um dos mais importantes e urgentes. Nesse sentido, este GT pretende associar as atividades de ensino, pesquisa e aprendizagem com a prática extensionista na defesa dos direitos humanos de migrantes, promovendo a interação entre o corpo docente e discente e os migrantes necessitados de auxílio. Reunir os vários pesquisadores de forma interdisciplinar para realizar estudos e fazer propostas práticas para a promoção dos Direitos Humanos dos Migrantes.

Coordenadora: Maritza N. Ferretti C. Farena