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Corpo Docente

O Corpo Docente do NEABI é composto por pesquisadores, professores e funcionários (com curso superior) vinculados à Universidade Federal da Paraíba.

 

Ana Cristina Silva da Rosa - Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1991) e Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Doutora em Educação Escolar pela UNESP/FCLAr (2011). Professora adjunta da UFPB, no campus de Ciências Agrárias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de educadores, educação inclusiva, educação de jovens e adultos, educação especial e estudos sobre comunidade quilombola.

 

Ana Cristina Marinho Lúcio - Graduada em História (1993) e Doutora em Letras (2001) pela UFPB. Vice-presidente da Abralic - Gestão 2012 - 2013. Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB. Desenvolve pesquisas sobre literatura brasileira e literaturas africanas de língua portuguesa; cultura popular e ensino de literatura. Áreas de atuação: literatura brasileira, literaturas africanas de língua portuguesa, literatura infanto-juvenil e cultura popular. Editora da Revista Brasileira de Literatura Comparada. Organizadora do Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros.

 

Damião de Lima - Graduação em Historia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2004). Atuou por 12 anos na Universidade Estadual da Paraíba. Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba. Atua na área de Ensino de História, História Econômica e História do Brasil Republicano. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História do Século XX e Professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB.

 

Eduardo Fernandes de Araújo - Graduado em Ciências Jurídicas (2001) e Mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB (2008). Professor do Departamento de Ciências Jurídicas - Santa Rita - DCJ/CCJ/UFPB). Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH/UFPB). Coordenação Colegiada do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH/UFPB). Integrante do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Socais (IPDMS). Fundador da ONG Dignitatis - Assessoria Técnica Popular. Experiência profissional na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes áreas: sociologia jurídica, direito étnico/racial, reforma agrária, instrumentos e garantias constitucionais, mecanismos nacionais/internacionais de proteção aos direitos humanos e políticas públicas para povos/comunidades tradicionais.

 

Elio Chaves Flores - Graduação em Estudos Sociais (1983) e Ciências Sociais (1985) pela URCAMP-RS, Mestrado no Programa de Pós-Graduação em História, PUC-RS (1992) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História, UFF (2002). Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba no curso de Graduação em História, no Programa de Pós-Graduação em História e no Programa em Cidadania, Políticas Públicas e Direitos Humanos (Interdisciplinar). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História da África Contemporânea; Ensino de História e Educação Étnico-Racial; Cidadania e Cultura Política; Cultura Histórica e Direitos Humanos. Pesquisador do CNPq (modalidade: produtividade) desde 2006.

 

Estevão Martins Palitot - Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2003), Mestrado em Sociologia, UFPB (2005), Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UFPB (2010). Professor Adjunto de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (Interdisciplinar). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia da Cultura, com ênfase em etnicidade e relações interétnicas, atuando principalmente nos seguintes temas: índios potiguara, índios no Ceará, territorialização, fluxos culturais e etnicidade.

 

Gustavo Acioli Lopes - Graduado em História pela UPFE, Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2008). Foi bolsista do Programa de Formação de Quadros do CEBRAP. Professor Adjunto de História Econômica da Universidade Federal da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil colônia, tráfico de escravos, economia atlântica e economia colonial. Chefe do Departamento de História/UFPB (2011-2013).

 

José Antonio Novaes da Silva - Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1986), Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e Doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1999). Ex-professor do Departamento de Biologia Celular da UNICAMP. Desenvolve atividades, desde 1988, junto ao Departamento de Biologia Molecular da UFPB. Professor Associado. Tem experiência na área de Bioquímica, em Biologia Molecular, citoquímica de sementes de leguminosas. Também pesquisa na área Educação em Saúde, nas doenças prevalentes na população negra. Atua em áreas remanescentes de quilombos e também em centros urbanos nos quais pesquisa a interface entre religiosidade e saúde, conceitos de saúde, a interface entre saúde, gênero, raça e sexualidade. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação/CE, onde orienta trabalhos na linha de ensino e aprendizagem.

 

Mirian de Albuquerque Aquino - Graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1979), Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Professora Associada da UFPB. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, discurso, memória, informação e tecnologias da informação e comunicação.

 

Marco Aurélio Paz Tella - Graduado em Ciências Sociais pela PUC/SP (1995), Mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP (2000), Doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP (2006). Líder do Grupo de Pesquisa em Etnografias Urbanas (Guetu) UFPB/Campus IV. Professor Adjunto no Curso de Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Litoral Norte. Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia.Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade e imaginário, cultura afro-brasileiro, segregação social e racial, juventude pobre afro-brasileira, preconceito e memória.

 

Maria da Vitória Barbosa Lima - Graduada em História (1992) pela UFPB, Especialista em Organização de Arquivos (1996), Mestrado em História (2002), Doutorado em História (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFPB. Pesquisadora voluntária do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, Arquivologia e organização de arquivos permanentes.


Mojana Vargas Correia da Silva -
Graduada em História - Bacharelado e Licenciatura, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2004), Mestrado em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas - Unesp-Unicamp-Puc/SP – (2009). Professora do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História Política, com ênfase em Política Externa do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Cooperação Educacional, África nas Relações Internacionais Brasileiras e Relações Interamericanas.

 

Regina Maria Rodrigues Behar - Licenciada em História pela Universidade Federal da Paraíba (1987), Mestrado em História pela Universidade de Brasília (1992), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cinema, documentário, ensino de história e cultura histórica.

 

Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho - Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1996), Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2003), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Extensão Rural, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, desenvolvimento rural sustentável, assentamentos rurais.

 

Solange Pereira da Rocha - Graduada em História pela UFPB (1992), Mestrado em História (2001) e Doutorado em História (2007) pela UFPE, com Programa Sanduíche na UFF, em 2004. Em 2007, o trabalho de doutorado foi vencedor do concurso de teses da ANPUH, recebendo o I Prêmio-Tese da ANPUH do Biênio 2007-2009, intitulada Gente Negra na Paraíba Oitocentista: população, família e parentesco espiritual, publicada pela Editora da Unesp. Professora Adjunta no Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História. Lidera o Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI-UFPB). Atua na área de pesquisa de História do Brasil, com ênfase no Período Imperial, desenvolvendo estudos sobre os seguintes temas: escravidão, família, parentesco, história de mulheres negras.

 

Surya Aaronovich Pombo de Barros - Bacharelado e Licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2002), Mestrado em História e Historiografia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005), Doutoranda em História e Historiografia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013-2017). Professora Assistente no Centro de Educação da UFPB, atuando nas áreas de Políticas Educacionais, História da Educação e Relações Raciais. Integrante do GHENO - Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista.

 

Teresa Cristina Furtado Matos - Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (2000), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). No período 2007-2008 participou do Programa de Formação de Quadros do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento-CEBRAP. Professora do Curso de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Compõe o grupo de editores da Revista Política & Trabalho. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em outras sociologias específicas, tendo trabalhado, principalmente, com os seguintes temas: comunicação, cultura, cinema, conflito e autoimagem, racismo, relações raciais.