HISTÓRICO DO GRUPO

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais (NEPPS), vinculado ao Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UFPB, criado em 2012 com certificação da UFPB em março de 2013 no Diretório do CNPq. A partir da aprovação do Projeto Casadinho PROCAD/ CHAMADA PÚBLICA Nº 06/2011 – PROCESSO Nº. 552248/2011-8, em parceria institucional com o Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC/SP.

O Projeto intitulado “A Política Pública de Assistência Social, Transferência de Renda e Territórios de Gestão da Proteção Social”, objetiva consolidar uma rede integrada de intercâmbio nacional e internacional entre docentes, discentes e pesquisadores de diversos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social na perspectiva de qualificar a formação no âmbito da pós-graduação do PPGSS/UFPB.

O NEPPS desenvolve suas atividades através do ensino, pesquisa, formação e consultoria no campo das Políticas Sociais, especialmente na Seguridade Social no eixo da Política Nacional de Assistência Social, Transferência de Renda e Territorialidades.

Missão

Desenvolver estudos e atividades de pesquisa, ensino e de formação em rede acadêmica nacional e internacional, na perspectiva de contribuir para a produção e socialização de conhecimento na área de Serviço Social e afins, tendo como eixo o debate das Políticas Sociais e suas múltiplas expressões e desafios territoriais, no enfrentamento às desigualdades socio-econômicas e culturais.

objetivos

Desenvolver o debate acadêmico a partir de estudos, formação, pesquisas e extensão no campo temático das Politicas Sociais, Territorialidades e a Gestão da Proteção Social.
Contribuir para a produção e socialização de conhecimento em rede acadêmica no âmbito da pós-graduação e graduação, na Área de Serviço Social, Políticas Sociais, Ciências Sociais e Ciências Ambientais.
Promover intercâmbios em rede acadêmica – nacional e internacional, no campo temático das Politicas Sociais, do Serviço Social Aplicado, na Gestão Territorial da Proteção Social.

linhas de pesquisa

Proteção Social e a Gestão das Políticas Sociais: promover debate das politicas sociais suas pelejas, dilemas e desafios, a partir de estudos e pesquisas no campo temático – da seguridade social, assistência social, intersetoralidade, com foco nas expressões territoriais da questão social e da proteção social.

Campo temático: Politicas Sociais, Direitos e Gestão da Proteção Social

Territorialidades e a Gestão das Politicas Sociais: desenvolver estudos e pesquisas a partir de abordagens sócio-históricas, expressões territoriais, a questão urbano-rural e o debate da questão socioambiental e os desafios para gestão da proteção social na contemporaneidade.

Campo temático:Politicas Sociais, Serviço Social, Ciências Sociais, Ciências Ambientais, Direitos e Gestão da Proteção Social.

projetos em andamento

CAPACITA SUAS NO ESTADO DA PARAÍBA (Parceria na execução) – Projeto conveniado entre o PPGSS/UFPB e a SEDH/FAPESQ/MDS (junho/2013), coordenação Profa. Socorro Vieira (GEPAC/UFPB) e parceria com o NEPPS/UFPB, credenciando a inserção da UFPB na Rede Nacional de Capacitação do MDS desde 2013.

projetos concluídos

Projeto Casadinho/ PROCAD – CHAMADA PÚBLICA Nº 06/2011 – PROCESSO Nº: 552248/2011-8 (2011-2016).

  • Objetivo: consolidar uma rede integrada de intercâmbio nacional entre pesquisadores e núcleos dos dois Programas de Pós-Graduação (UFPB/PUC/SP), através das atividades de ensino, pesquisa e formação, na perspectiva de elevar o padrão de qualidade da formação no âmbito da pós-graduação, através de missões de estudos e pesquisas; Apoio: CNPq/Capes.

Mais Informações

PROTEÇÃO SOCIAL E GESTÃO INTERSETORIAL DE TERRITÓRIOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO ESTADO DA PARAÍBA , resultado também de uma parceria em rede , entre o NEPPS/PPGSS/UFPB e a Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH/FAPESQ-PB).

  • Apoio: Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (FUNCEP/PB), e 2013/2015.
  • Responsáveis pela Execução: Marinalva Conserva (NEPPS/UFPB), Dirce Harue Ueno Koga (PUC/SP), José Constantino Silveira Júnior (Fiocruz/PE), Frederico Ramos (Fundação Getúlio Vargas), Antônio  Miguel Vieira Monteiro(INPE/SJC/SP).
  • Colaboradora: Aldaiza Sposati (PUC/SP)
  • Produto: TOPOGRAFIA SOCIAL REGIONALIZADA DO ESTADO DA PARAÍBA (ED.UNIÃO/PB, NOVEMBRO/2016).
BANCO DE DADOS GEORREFERENCIADO DA REDE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA – NEPPS/SEDH/CEDEST/BID/FUNETEC-PB (2014)

  • Realização: NEPPS/UFPB/SEDH em PARCERIA com o Centro de Estudos das Desigualdades Sócio-Territoriais – CEDEST (INPE/PUC-SP).
  • Responsáveis pela Execução: Marinalva Conserva (NEPPS/UFPB), Dirce Harue Ueno Koga (PUC/SP), José Constantino Silveira Júnior (Fiocruz/PE), Frederico Ramos (Fundação Getúlio Vargas), Antônio Miguel Vieira Monteiro(INPE/SJC/SP).
  • Financiamento: Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID.
  • Apoio: Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba – FUNETC-PB.
  • Produto: Relatório técnico Banco de Dados Georeferenciados dos Equipamentos.

Produção Científica

1

Dissertações/Tese

1

Capítulos de Livros

1

Artigos publicados em periódicos nacionais indexados

1

Livros

1

Trabalhos apresentados em congressos nacionais/internacionais

1

Missões de Estudo

1

Artigos publicados em anais de Eventos e Seminários

Repercussão dos trabalhos do grupo

MAPA DA DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DOS 33 MUNICIPIOS DA PARAÍBA

  • Avaliação das Condições de Proteção Social de Famílias Beneficiárias de Transferência de Renda do Estado da Paraíba – Bolsa Família e BPC (Idoso e Deficiência).
  • 2095 famílias no entrevistadas no estado da Paraíba.
  • Participação em 10(dez) missões de estudo, pesquisa e oficinas temáticas ofertadas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais (NEPPS/UFPB);
  • Participação nas Atividades Programadas – ATP’s, com aulas ministradas por diversos especialistas, com carga horária e créditos, centralizadas na PUC-SP, sob a coordenação do NEPSAS;
  • Participar de mesa temática sobre Territórios com apresentação de trabalho no evento de formação e divulgação acadêmica no âmbito da pós-graduação na área do Serviço Social – ENPESS 2012;
  • Participação sistemática entre os docentes, pesquisadores e discentes do Programa em mesas temáticas, Eventos, Seminários, Congressos e Encontros – Publicação de trabalhos acadêmicos nos eventos, congressos, seminários, como mecanismo de fortalecimento da IES não consolidada e divulgação da produção do conhecimento do PPGSS/UFPB, nos anos 2013, 2014; 2015.
  • Desenvolvimento de Sofware do banco de dados da Pesquisa – “Avaliação das Condições de Proteção Social de Famílias Benefeciárias de Tranferência de Renda do Estado da Paraíba”;
  • Parcerias em rede acadêmica regional, nacional e internacional, no âmbito da Pós-Graduação e Graduação;
  • Topografia Social Regionalizada do Estado da Paraíba;
  • I Colóquio Internacional de Políticas Sociais, Multiterritorialidades e os Desafios para a Gestão da Proteção Social; E-BOOKS;
  • Video documentário – “TERRITÓRIO VIVO”
  • Atelier de produções bibliográficas, técnicas, artístico-culturais e inovações tecnológicas
  • Estágio sanduiche de 02 alunas de mestrado NEPPS/UFPB para PUC/SP;
  • BOLSISTA CPPD/PPGSS/NEPPS: Pós doutorado: MARCELO GALLO – 2013-2014; ALICE DIANEZZI GAMBARDELLA – 2015 -2018;

parceiros institucionais

  • Secretaria de Estado e Desenvolvimento Humano – SEDH;
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP – (Casadinho/Procad)
  • Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais – CEDEST (PUCSP/Inpe/SJC);
  • Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais – INPE;
  • Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Núcleo de Doutorandos Latino-América de Serviço Social (ISCTE-IUL);

APOIO: CNPQ/CAPES/FAPESQ-PB/FUNETEC-PB/FUNCEP-PB/BID

Registro Fotográfico