Notícias
Audiência Pública Debate a Violência Escolar na Paraíba
Na última quarta-feira, dia 07 de maio de 2025, foi realizada uma Sessão Especial de audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. O encontro teve por objetivo central debater os índices de violência nas redes de educação do estado e discutir o que está acontecendo e o que pode ser feito para resolver tal situação. No evento estavam presentes representantes da UFPB (reitoria, Centro de Educação, PPGOA, PPGE), do conselho tutelar, da comunidade indígena, da Secretaria da Educação, da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências – RIEV, que está vinculado a UFPB e diversas outras Universidades do Brasil e do exterior, representantes do Serviço Pastoral dos Migrantes, dos projetos de pesquisa e extensão que trabalham com ajuda e apoio ao acolhimento de estrangeiros especialmente do CCHLA, do Riev Imigrantes, do LEA-NI e do MINNI-Mundo. Também contou com a presença de um público composto por estudantes de escolas públicas.
A primeira fala sobre o tema se deu com a fala dos coordenadores da RIEV. Primeiramente, Edna Brennand (PPGOA e PPGE da UFPB) ressaltou a importância de ter a ciência voltada para responder às demandas da sociedade e trazer a discussão a violência escolar como forma de resolvê-la é uma delas. Em seguida, ela apresentou a rede interdisciplinar de estudos sobre violências e os projetos inovadores realizados pela mesma, como o Observatório da Violência Escolar e o aplicativo RIEV, vinculado ao Observatório da Violência Escolar, que foi apresentado pelo professor pós-doutorando do PPGOA e do IFPB Álvaro Cavalcante. Esse Observatório e aplicativo veio para suprir a carência de dados sobre a violência escolar na Paraiba, tornando-os mais visíveis para que possam ser interpretados.
Dentre os demais que falaram também usou a palavra o prof. Roberto Vilmar Satur, da UFPB que está vinculado ao PPGOA, ao LEA-NI, ao DMI e lidera o grupo de Pesquisa MINNI-Mundo e o Observatório MINI-Mundo que falou em nome do RIEV Imigrantes, ressaltando a importância dos diversos trabalhos feitos em prol do imigrantes e refugiados no CCHLA e demais locais da UFPB e dizendo que o RIEV imigrantes veio para se somar a isso sendo um site dentro do RIEV desenvolvido em quatro idiomas para orientar os imigrantes e refugiados que chegam na Paraíba para que estes possam saber o que fazer sem ficarem tão vulneráveis.
O site é o https://www.ufpb.br/riev/imigrantes/
.
.
Bolsista: Gabriella Marden