UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
MESTRADO PROFISSIONAL EM LINGUÍSTICA E ENSINO

 

Linhas de pesquisa

 

Linha 1) Estrutura e dinâmica da língua em atividades de aprendizagem

Descrição: Esta linha de pesquisa reúne projetos e disciplinas que tratam de questões linguísticas aplicadas ao ensino. A ideia central é discutir como a Linguística, enquanto base teórica norteadora do Curso, pode contribuir para atividades aplicadas que sejam facilitadoras no cotidiano da parceria docente/discente. Esta linha congrega estudos que focalizam processos de ensino-aprendizagem de língua materna, tais como: práticas de letramento e de análise linguística; gêneros textuais; variação e mudança.

Docentes da linha:

Alvanira Lúcia de Barros, Dermeval da Hora, Eliana Vasconcelos Esvael, Eliane Ferraz Alves, Evangelina Maria Brito de Faria, Josete Marinho de Lucena, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Mônica Mano Trindade Ferraz, Regina Celi Mendes Pereira.

Linha 2) Teoria Linguística e Métodos

Descrição: Esta linha de pesquisa se volta para questões teóricas da Linguística em diferentes facetas. Indo, portanto, dos aspectos descritivos aos aspectos aplicados, levando à reflexão de propostas que, ao longo dos estudos voltados para a língua, contribuirão para o amadurecimento teórico da área. Esta linha de pesquisa reúne projetos que se dedicam ao estudo da significação, da relação entre língua e discurso, identidade de gênero, de raça e de sexualidade, formação docente (avaliação e currículo), a partir de diferentes concepções teórico-metodológicas.

Docentes da linha:

Ana Cristina de Sousa Aldrigue, Celia Regina Texeira, Francisca Terezinha Oliveira, Onireves Monteiro de Castro, Roseane Nicolau, Sônia Cândido da Silva.

Linha 3) Tecnologias contemporâneas e ensino

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar a Língua Portuguesa mediada por tecnologias e ambientes de aprendizagem alternativos, tendo em vista a aplicação dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. A linha se volta para os artefatos tecnológicos e o modo como os professores pesquisadores poderão subsidiar suas práticas, a partir do uso de multimídias, da construção e da aplicação de objetos de aprendizagem e de materiais instrucionais.

Docentes da linha:

Denilson Pereira Matos, João Wandenberg Gonçalves, Mariano Castro, Marineuma Cavalcanti.