Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ações em torno da divulgação da área de PLE/PLA

Ações em torno da divulgação da área de PLE/PLA

publicado: 26/06/2023 14h18, última modificação: 26/06/2023 14h25

Desde seu surgimento, em meados de 1998, o Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLE-UFPB) se configura com um espaço estratégico para o atendimento das demandas relativas à internacionalização da/na Universidade Federal da Paraíba, com destaque para a projeção/divulgação/promoção da língua e da cultura brasileira nos contatos interculturais promovidos aos estrangeiros que participam das diversas ações realizadas no âmbito do PLEI.
        De modo complementar, ao longo desses anos, é papel do PLEI e dos membros que compõe essa equipe promover e divulgar a área de Português Língua Estrangeira e Português Língua Adicional, especialmente dentro da UFPB, seja por meio dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão realizados pelos docentes que atuam/atuaram no programa, seja por meio de eventos acadêmicos para a popularização desse conhecimento científico.
        Assim sendo, como ação alusiva aos 25 anos do PLEI, registra-se a realização do 1º. Encontro InterNUCLIs: produção de material didático e formação docente em Português Língua Estrangeira/Segunda Língua. Durante o evento, que vai de 27 a 30 de junho, serão promovidas palestras e oficina de formação docente de modo a que se possa conhecer mais das contribuições que o ensino de português para estrangeiros pode promover para a internacionalização em casa, bem como do papel que formar agentes de interculturalidade, professores que se convertam em divulgadores da língua e da cultura ao redor do mundo, é estratégico para fortalecer o potencial internacional da UFPB entre seus parceiros mundiais.

As inscrições para o evento podem ser realizadas até o dia 26 de junho no SigEventos da UFPB, através do link: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/EIPMDFDPLEL.
        Essa ação só foi possível graças a uma parceria do PLEI-UFPB, por meio do Núcleo de Idiomas Sem Fronteiras, NucLi-ISF da UFPB, e o NucLi-ISF da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenado pelo prof. Me. Fleide Daniel Santos de Albuquerque (UFRN), que ministrará a:

“Oficina de produção de materiais didáticos para aulas de PLE”.

Essa ação Internuclis conta ainda com a participação da idealizadora do Programa Idiomas sem Fronteiras e atual (desde 2018) coordenadora nacional da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras, profa. Dra. Denise Martins de Abreu-e-Lima, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), responsável pela palestra:

O profissional de idiomas e o processo de internacionalização: o movimento da Rede Idiomas sem Fronteira.

O evento conta também com a participação da coordenadora nacional do Português para Estrangeiros do Programa Idiomas sem Fronteiras, profa. Dra. Viviane Aparecida Bagio Furtoso, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), responsável pela palestra:

Rede IsF e português para estrangeiros: Contribuições para o cenário da internacionalização.