PPGA convida para aula Inaugural

Que será realizada dia 29 de agosto (terça-feira) às 14:00 horas.

Local: UFPB, Auditório 411 do CCHLA.

Com Palestrante: Afrânio Garcia Jr. (Centre De Sociologie Européenne, École Des Hautes Études En Sciences Sociales – EHESS)

Palestra: O futuro do Nordeste em debate nos anos 60: Celso Furtado e Manuel Correia de Andrade e a questão agrária regional

 

 

Oportunidades de estudo fora do Brasil

Em mais uma edição, o Road Show 2017 leva a oito cidades brasileiras informações sobre oportunidades de estudo e pesquisa na Europa. Entre 27 de março e 7 de abril de 2017, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Campus France e Neso Brazil promovem uma série de feiras e palestras gratuitas em instituições de ensino brasileiras.

Estarão reunidos representantes de agências oficiais e universidades da Alemanha, França, Holanda e outros países europeus, que farão apresentações e atendimento ao público em João Pessoa no dia 28 de março noAuditório da Reitoria – Cidade Universitária da UFPB das 11h às 15h.

Segue em anexo o flyer para divulgação da feira “Study in Europe” aos alunos da UFPB. As informações podem também ser encontradas em nosso site https://www.daad.org.br/pt/2017/02/24/study-in-europe-road-show-2017/

Aprovação de Projeto Internacional/CAPES no PPGA/UFPB

Aprovação de Projeto Internacional Escola de Altos Estudos (CAPES/2017)-PPGA/UFPB.

O PPGA da Universidade Federal da Paraíba tem a satisfação de comunicar a aprovação pela Capes do projeto da Profa. Dra. Alicia Ferreira Gonçalves intitulado “Sociedade, Cultura e Desenvolvimento: faces do desenvolvimento rural sustentável“ no programa da Escola de Altos Estudos – EAE (Edital n.4/ 2015) que obteve êxito com a realização de parceria entre a UFPB e UFC com o Centro de Investigación y Estudios em Antropología Social (Ciesas) Chiapas, México. Nesta instituição a referida professora realizou recentemente estágio pós-doutoral. Cabe destacar a relevância deste projeto de fomento a internacionalização, contemplando temas e estudos sobre as questões agrárias, movimentos sociais (Zapatismo e MST) e socioambientais na América Latina, considerando que foram aprovados apenas seis projetos da pós-graduação em todo Brasil.

O projeto é fruto da colaboração entre programas de pós-graduação do Prodema das universidades UFPB e UFC (mestrado e doutorado), o PPGA (mestrado) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente-GIPCSA vinculado as duas pós da UFPB, em parceria com o Colegio de postgraduados e Ciesas do México.

A programação da EAE – 2017 consiste na oferta de dois cursos de 45 horas (3 créditos) pelos professores convidados: Prof. Dr. Oliverio sobre o tema “Desarrollo sustentable, Organización Campesina y Empresarialidad rural” entre os dias 2 e 15 de março de 2017 no CCHLA e Prof. Dra Maria Elena  sobre o tema “Modelos dominantes de “desarrollo” vs. modelos de movimientos sociales: territorio, medio ambiente y luchas sociales” entre os dias 2 de abril a 17 de abril de 2017. O público alvo será composto de alunos das pós-graduações dos programas envolvidos incluindo os Prodemas das vizinhas UFPE e UFRN, assim como de outras pós-graduações e movimentos sociais com interfaces a temática da EAE.

Maiores detalhes referentes à ementa, carga horária, período de aula serão divulgados em breve neste site do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB.

SAIU: EDITAL SELEÇÃO 2017 – ATENÇÃO: Proficiência exigida na inscrição

As inscrições no Processo Seletivo de Mestrado para ingresso em 2017 deverão ocorrer em setembro de 2016, com início das provas em outubro, clique aqui para acessar a íntegra do Edital de Seleção. Acesse aqui o Adendo ao Edital 2017, sobre pedidos de isenção. Acompanhe pelo site as novidades sobre o processo seletivo.

ATENÇÃO PARA O SEGUINTE, FAÇA O TESTE DE PROFICIÊNCIA ANTES:

Pela nova resolução 33/2015 (art. 25) todo processo seletivo no PPGA/UFPB exigirá a apresentação de comprovante de proficiência numa língua estrangeira no ato da inscrição (o documento deve ter sido obtido nos últimos 3 anos).

Sugerimos aos que estão em João Pessoa que procurem o DLEM/CCHLA para se informarem sobre o oferecimento desse tipo de teste.

Pedimos, pois, aos interessados atentarem aos parágrafos seguintes do art. 25 mencionado acima:

  • § 3º Serão aceitos como comprovantes de proficiência numa língua estrangeira de que trata o caput desse artigo: exames de proficiência em língua francesa, inglesa e espanhola realizados em Universidades Federais e Estaduais, bem como os exames TOEFL, TOEIC e IELTS no caso de língua inglesa, Dalf ou Delf para língua francesa e DELE para língua espanhola, todos com validade de três anos.
  • § 4º Alunos estrangeiros deverão apresentar exame de proficiência em uma outra língua (inglês, francês, espanhol ou português), desde que diferente de sua língua pátria.
  • § 5º Inscrições que não apresentarem comprovante de proficiência em uma língua estrangeira serão indeferidas.