Pesquisa do Mestrado em Antropologia da UFPB recebe menção honrosa em Concurso

A dissertação “Arte é para todos” do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB) recebeu, entre 48 trabalhos inscritos de universidades do Brasil, a terceira menção honrosa do Concurso Sílvio Romero 2016.

Escrita por Darllan Neves da Rocha, o trabalho trata de uma pesquisa desenvolvida por ele, quando mestrando do PPGA/UFPB, nos anos 2013/2014, abordando como a tradição dos artesãos do Alto do Moura, na cidade de Caruaru (PE), é construída e utilizada para demarcar distinções sociais do grupo e seus integrantes. Leia a notícia completa AQUI.

Nota de repudio à aprovação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da FUNAI e do INCRA.

Os cursos de pós-graduação em Antropologia, bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais e bacharelado em Antropologia, bem como as direções dos Centros de Ciências Humanas, Letras e Artes e de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vêm a público manifestar seu profundo repúdio e indignação à aprovação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da FUNAI e do INCRA.

Acesse o texto completo AQUI.

Seminário Imagem e Conhecimento

Ocorrerá no próximo dia 24 de abril o Seminário Imagem e conhecimento: perspectivas de pesquisa nos campos da antropologia e arqueologia

Com: Aina Azevedo, Carlos Xavier Netto, Marcos Carvalho e Patrícia Pinheiro

Organização: João de Mendonça, Oswaldo Giovannini Jr. e Glauco Machado

Local: Sala de exibição ARANDU – CCAE/Campus IV – Rio Tinto

Horário: 09:30 às 16:30

Oportunidades de estudo fora do Brasil

Em mais uma edição, o Road Show 2017 leva a oito cidades brasileiras informações sobre oportunidades de estudo e pesquisa na Europa. Entre 27 de março e 7 de abril de 2017, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Campus France e Neso Brazil promovem uma série de feiras e palestras gratuitas em instituições de ensino brasileiras.

Estarão reunidos representantes de agências oficiais e universidades da Alemanha, França, Holanda e outros países europeus, que farão apresentações e atendimento ao público em João Pessoa no dia 28 de março noAuditório da Reitoria – Cidade Universitária da UFPB das 11h às 15h.

Segue em anexo o flyer para divulgação da feira “Study in Europe” aos alunos da UFPB. As informações podem também ser encontradas em nosso site https://www.daad.org.br/pt/2017/02/24/study-in-europe-road-show-2017/

Aprovação de Projeto Internacional/CAPES no PPGA/UFPB

Aprovação de Projeto Internacional Escola de Altos Estudos (CAPES/2017)-PPGA/UFPB.

O PPGA da Universidade Federal da Paraíba tem a satisfação de comunicar a aprovação pela Capes do projeto da Profa. Dra. Alicia Ferreira Gonçalves intitulado “Sociedade, Cultura e Desenvolvimento: faces do desenvolvimento rural sustentável“ no programa da Escola de Altos Estudos – EAE (Edital n.4/ 2015) que obteve êxito com a realização de parceria entre a UFPB e UFC com o Centro de Investigación y Estudios em Antropología Social (Ciesas) Chiapas, México. Nesta instituição a referida professora realizou recentemente estágio pós-doutoral. Cabe destacar a relevância deste projeto de fomento a internacionalização, contemplando temas e estudos sobre as questões agrárias, movimentos sociais (Zapatismo e MST) e socioambientais na América Latina, considerando que foram aprovados apenas seis projetos da pós-graduação em todo Brasil.

O projeto é fruto da colaboração entre programas de pós-graduação do Prodema das universidades UFPB e UFC (mestrado e doutorado), o PPGA (mestrado) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente-GIPCSA vinculado as duas pós da UFPB, em parceria com o Colegio de postgraduados e Ciesas do México.

A programação da EAE – 2017 consiste na oferta de dois cursos de 45 horas (3 créditos) pelos professores convidados: Prof. Dr. Oliverio sobre o tema “Desarrollo sustentable, Organización Campesina y Empresarialidad rural” entre os dias 2 e 15 de março de 2017 no CCHLA e Prof. Dra Maria Elena  sobre o tema “Modelos dominantes de “desarrollo” vs. modelos de movimientos sociales: territorio, medio ambiente y luchas sociales” entre os dias 2 de abril a 17 de abril de 2017. O público alvo será composto de alunos das pós-graduações dos programas envolvidos incluindo os Prodemas das vizinhas UFPE e UFRN, assim como de outras pós-graduações e movimentos sociais com interfaces a temática da EAE.

Maiores detalhes referentes à ementa, carga horária, período de aula serão divulgados em breve neste site do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB.