Publicações e Artigos

Esta seção dá acesso aos trabalho publicados pelos docentes do PPGA (livros e artigos, listados em ordem alfabética e cronológica por ano) [obs.: página ainda em construção]

LIVROS

  • Livro organizado por Monica Franch, Maristela Andrade e Lara Amorim – 2015

Antropologia em novos campos de atuação: debates e tensões

Os capítulos que integram esta publicação espelham áreas diversificadas de interesse de antropólogos e antropólogas na atualidade, revelando algumas das múltiplas possibilidades da nossa disciplina para apreender o mundo em seus fenômenos emergentes. As reflexões aqui propostas não se limitam ao âmbito da pesquisa, mas abrangem também a atuação profissional de antropólogos e antropólogas em diferentes campos e instituições, buscando aprofundar a discussão sobre o que se convencionou chamar de antropologia extramuros.

  • Livro organizado por João Martinho de Mendonça e Ana Lúcia Ferraz (UFF) – 2014

Antropologia Visual: perspectivas de ensino e pesquisa

Este livro reúne trabalhos de pesquisa (mestrado e doutorado) com reflexões docentes sobre ensino e pesquisa. Apresenta, assim, um diversificado panorama do conhecimento nesta área. São instigantes contribuições de autores oriundos das mais diversas instituições brasileiras (UERJ, UFF, UFPB, UFRGS, USP, Unicamp, UFJF, UFOPA, UFAM, UFPE, UFCA, UnB, UFSC, UFRJ, Unifesp, UENF, UFRN, UFAL e UFC) e estrangeiras (Rússia, França, Itália, Inglaterra, México e Portugal).

  • Livro de Luciana Ribeiro – 2014

Crime é coisa de mulher: identidades de gênero e identificações com a prática de crimes em posição de liderança entre mulheres jovens

Este livro procura analisar as inter-relações entre as construções das identidades de gênero e as identificações com a prática de crimes em posição de liderança entre mulheres jovens. São reflexões a respeito das mulheres na tentativa de estimular uma maior atenção às questões de gênero envolvidas no universo de significados das práticas criminosas, esforços efetivos no sentido de compreender as motivações, circunstâncias e cenários em que elas podem vir a praticar seus crimes.

  • Livro com artigo de Mauro Koury – 2014

Ainda 1964: história política e sensibilidades

Falar sobre o acontecimento do golpe militar (civil-militar?) de 1964 em 2014 não é necessariamente saber quais fatos ocorreram entre o anoitecer de 31 de março e o amanhecer de 1º de abril, mas encarar os sentidos, as apropriações, as pelejas discursivas e as memórias divididas que se proliferaram entre sua irrupção, o presente e as expectativas.

  • Livro organizado por Mônica Franch et al – 2013

Tempos sociais e o mundo contemporâneo: as crises, as fases e as ruturas

O presente ebook compõe-se do conjunto de comunicações apresentadas no seminário “Tempos Sociais e o mundo contemporâneo – fases, crises e ruturas”, realizado em novembro de 2013, na Universidade do Minho. Os textos que se apresentam vertem as influências disciplinares dos diversos autores, apresentando pontos de vista específicos sobre diversos fenômenos analisados, na perspetiva do tempo e das temporalidades.

ARTIGOS e REVISTAS

  • Revista do PPGA, editada por Lara Amorim, Márcia Longhi, Kelly Oliveira e Rosa Virgínia Melo

Áltera Revista de Antropologia:

http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/altera/issue/view/1673/showToc

A Revista Áltera promove, a partir de suporte textual, contribuições ao debate teórico metodológico e empírico nas disciplinas de Antropologia e áreas afins. Recebe, em fluxo contínuo, artigos, ensaios bibliográficos, resenhas e entrevistas, em português, inglês e espanhol. Eventualmente, também serão publicados Dossiês.

  • Revista editada por Mauro Koury

Revista Brasileira de Sociologia da Emoção:

http://www.cchla.ufpb.br/rbse/

A RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção é uma publicação do GREM – Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções. Tem por objetivo debater questões ligadas à subjetividade nas Ciências Sociais, sobretudo ao uso da categoria emoção. A revista aceita trabalhos inéditos sob a forma de artigos, entrevistas, traduções, resenhas e comentários de livros.