PPGC

UFPB

DISCIPLINAS


|| Período 2018.1

1 Comunicação, mídia, imaginário e teorias do Cotidiano:


Professor: Eunice Simões

Horário: Segunda-feira, das 08 às 12 horas

Ementa:

Elementos para uma Epistemologia do cotidiano. Conceituações Básicas. Leituras sociológicas: o público e o privado na vida cotidiana; Formas da vida cotidiana e do imaginário do mundo contemporâneo: a sociedade de consumo; o espetáculo como “técnica” de construção do político; a construção do cotidiano no campo das mídias; o processo descritivo e interpretativo como método de leitura do cotidiano: as realidades linguísticas e a vida cotidiana.

2 Narrativas Audiovisuais:


Professor: Bertrand Lira

Horário: Terça-feira, das 08 às 12 horas

Ementa:

Conceitos e tipos de narrativa audiovisual: postulados teóricos. Mecanismos combinatórios e processos de estruturação das narrativas. Papel da edição/montagem no contexto de estruturação das narrativas audiovisuais. Culturas audiovisuais: Narrativa e construção de sentido. Estudos de narrativas específicas no cinema e no vídeo. Culturas audiovisuais, especificidades e inter-relações de linguagens no cinema e no vídeo. Processos de narratividade nas culturas audiovisuais.

3 Metodologia de Pesquisa em Comunicação e Culturas Midiáticas:


Professor: Marcos Nicolau

Horário: Quarta-feira, das 08 às 12 horas

Ementa:

Epistemologia e Metodologia. Empirismo e crítica. Análise de conteúdo e Análise de discursos. Teorias da Interpretação. O problema da hermenêutica. O trabalho teórico e a pesquisa de campo. A pesquisa em comunicação no mundo contemporâneo.

Obrigatória para as duas Linhas de Pesquisa

4 Comunicação, Teorias do Cotidiano e do Imaginário:


Professor: Sandra Raquew Azevedo

Horário: Quinta-feira, das 08 às 12 horas

Ementa:

Elementos para uma Epistemologia do cotidiano e do imaginário. Conceituações Básicas. Leituras sociológicas: o público e o privado na vida cotidiana; Formas da vida cotidiana no mundo contemporâneo: a sociedade de consumo; o espetáculo como “técnica” de construção do político; a construção do cotidiano e o imaginário no campo das mídias; o processo descritivo e interpretativo como método de leitura do cotidiano: as realidades linguísticas e a vida cotidiana. As concepções do Imaginário.

Obrigatória para a Linha de Pesquisa Mídia, Cotidiano e Imaginário





Fractal Mídia Integrada