PPGC

UFPB

DISCIPLINAS


|| Período 2017.1

1 Metodologia da Pesquisa em Comunicação e Culturas Midiáticas:


Professor: Marcos Nicolau

Horário: Segunda-feira, das 14 às 18 horas

Ementa:

Epistemologia e Metodologia. Empirismo e crítica. Análise de conteúdo e Análise de discursos. Teorias da Interpretação. O problema da hermenêutica. O trabalho teórico e a pesquisa de campo. A pesquisa em comunicação no mundo contemporâneo.

Obrigatória para ambas as Linhas de Pesquisa

2 Teorias das Culturas Midiáticas Audiovisuais :


Professor: Cláudio Cardoso de Paiva

Horário: Quinta-feira, das 08 às 12 horas (Sala do DEMID)

Ementa:

Paradigmas epistemológicos das culturas audiovisuais no contexto dos processos midiáticos e da vida social. Principais contribuições teóricas da Imagem e do Som nos campos da produção e disseminação das culturas do audiovisual. Representações das culturas audiovisuais e mediações sociais. Caracterização da natureza das imagens no campo das culturas audiovisuais. Configurações teóricas: Imagem-Movimento-Som e produção de sentido. Simulação e virtualidade no âmbito das culturas audiovisuais.

Obrigatória: Linha de Pesquisa Culturas Midiáticas Audiovisuais

3 Comunicação e Teorias do Cotidiano e do Imaginário:


Professor: Wellington Pereira

Horário: Quarta-feira, das 14 às 18 horas

Ementa:

Elementos para uma Epistemologia do cotidiano e do imaginário. Conceituações Básicas. Leituras sociológicas: o público e o privado na vida cotidiana; Formas da vida cotidiana no mundo contemporâneo: a sociedade de consumo; o espetáculo como “técnica” de construção do político; a construção do cotidiano e o imaginário no campo das mídias; o processo descritivo e interpretativo como método de leitura do cotidiano: as realidades lingüísticas e a vida cotidiana. As concepções do Imaginário.

Obrigatória: Linha de Pesquisa Mídia, Cotidiano e Imaginário

4 Narrativas Audiovisuais:


Professor: Bertrand Lira

Horário: Terça-feira das 08 as 12 horas

Ementa:

Conceitos e tipos de narrativa audiovisual: postulados teóricos. Mecanismos combinatórios e processos de estruturação das narrativas. Papel da edição/montagem no contexto de estruturação das narrativas audiovisuais. Culturas audiovisuais: Narrativa e construção de sentido. Estudos de narrativas específicas no cinema e no vídeo. Culturas audiovisuais, especificidades e inter-relações de linguagens no cinema e no vídeo. Processos de narratividade nas culturas audiovisuais.

 

Optativa

5 Sociologia das Mídias:


Professor: Sandra Raquew de Azevedo

Horário: Quinta-feira das 08 às 12 horas

Ementa:

As realidades ‘linguageiras’ produzidas no campo retórico das mídias, com interfaces nos estudos em sociologia da comunicação, processos de difusão da informação; a política, as artes, o consumo e as injunções éticas da vida cotidiana.

Optativa (Sala 11 do PPGC)

Sistemas Audiovisuais e Interfaces Multimídia :


Professor: Nadja de Moura Carvalho

Horário: Quinta-feira das 14 às 18 horas (Sala 111 do PPGC)

Ementa:

Processos de criação nos sistemas midiáticos audiovisuais. Natureza complexa das culturas audiovisuais de base técnica e diálogos com outros sistemas de representação como o rádio, a fotografia, a literatura, o jornal, o teatro, a holografia e os games.

Optativa





Fractal Mídia Integrada