PPGC

UFPB

PROFESSORES POR LINHAS DE PESQUISA


|| Culturas Midiáticas Audiovisuais:

Bertrand de Souza Lira


Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1984), graduação em Odontologia pela UFPB (1981), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1990), mestrado em Sociologia pela UFPB (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em outras Sociologias específicas. Atua principalmente nos seguintes temas: Cinema, Antropologia e imaginário, Luz e sombra, leitura de imagem.

 

 

LATTES

Ed Porto Bezerra


Possui graduação em tecnologia em processamento de dados pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2000). É professor do curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em bancos de dados temporais, atuando principalmente nos seguintes temas: novas mídias, jornalismo digital, bibliotecas digitais, hipermídia e educação a distância.

 

 

LATTES

Marcel Vieira Barreto Silva


Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo, pela UFPB, mestrado em Comunicação pela UFF (2007) e doutorado em Comunicação pela UFF (2011). É autor do livro “Adaptação intercultural: o caso de Shakespeare no cinema brasileiro” (EDUFBA, 2013). Tem experiência em Comunicação com ênfase de pesquisa nos seguintes temas: Narrativas Seriadas Televisivas, Audiovisual e Literatura, História e Teoria do Cinema e da Televisão, e Cinema e Televisão no Brasil.

 

LATTES

Thiago Falcão


Pós-doutor em Comunicação e Audiovisual. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, foi bolsista PDSE/Capes na McGill University, em Montreal, no Canadá. Professor Adjunto do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Coordena o Grupo de Pesquisa em Games da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM.

LATTES

Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle


Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com dissertação sobre fotografia e tecnologias digitais, desenvolveu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a respeito das mulheres fotógrafas do Recife. É bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela mesma UFPE, estudou Comunicación Audiovisual na Universidad de Sevilla (Espanha) e é colaboradora do Laboratoire Arts des Images et Art Contemporain na Université Paris 8 (França), onde foi pesquisadora convidada.

LATTES

Valdecir Becker


Jornalista. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2006, UFSC). Doutor em Ciências (Engenharia Elétrica, 2011, USP). Professor no Centro de Informática e nos Programas de Pós-graduação em Jornalismo (PPJ) e Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ao longo dos anos, participou de vários projetos acadêmicos relacionados à digitalização da TV, estudando novos formatos de conteúdos convergentes e multiplataformas e os impactos das tecnologias digitais nos modelos de conteúdo e de negócio. É autor de livros e artigos científicos sobre TV digital, interatividade, audiência, mercado audiovisual e IHC.

LATTES

|| Mídia, Cotidiano e Imaginário:

Derval Gomes Golzio


Doutor pela Universidad de Salamanca/Espanha (2003), mestre em Multimeios pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: imprensa, representação social, análise de conteúdo, gênero e analise de conteúdo.

 

 

LATTES

Sandra Raquew dos Santos Azevêdo


Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Mestre em Educação (2004). Graduada em Jornalismo também pela UFPB (1997). Especialista e Áreas de atuação: Jornalismo, Mídia-Educação; Estudos de Gênero. Integra os grupos de pesquisa sobre Comunicação Comunitária e Mídia Local(UMESP) e Coordena o Grupo de Pesquisa e Projetos Especiais em Jornalismo. Colabora com a Revista Ártemis (UFPB). Desenvolve e orienta projetos de pesquisa nas seguintes áreas: jornalismo; mídia e violência; mídia e desenvolvimento; estudos de gênero.

 

LATTES

Eunice Simões Lins


Pós Doutorado em Ciências da Religião (2012) na UMESP- Universidade Metodista em São Bernardo do Campo-SP. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Mestrado em Teologia pela Faculdade de Ensino Teológico de São Paulo (1995). Tem experiência na área de educação superior, atuando principalmente com o tema: Cotidiano, Mídia, Mística e Imaginário. Desenvolve reflexões também na Sociologia da Educação, na Educação do Campo, na Antropologia Cultural, Estruturas Antropológicas do Imaginário, Sistemas Simbólicos, Pesquisa e Práticas Educativas da Educação do Campo e Metodologia do Trabalho Científico.

LATTES

Fellipe Sá Brasileiro


Graduado em Comunicação Social (2008) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA em Marketing (2010) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestre (2013) e Doutor (2017) em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). É Professor Adjunto do Departamento de Comunicação (DECOM) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da UFPB. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Práticas Informacionais e Comunicacionais (GEPIC/UFPB/CNPq).

LATTES





Fractal Mídia Integrada