PPGC

UFPB

PROFESSORES POR LINHAS DE PESQUISA


|| Culturas Midiáticas Audiovisuais:

Bertrand de Souza Lira


Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1984), graduação em Odontologia pela UFPB (1981), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1990), mestrado em Sociologia pela UFPB (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em outras Sociologias específicas. Atua principalmente nos seguintes temas: Cinema, Antropologia e imaginário, Luz e sombra, leitura de imagem.

 

02 vagas

LATTES

Cláudio Cardoso de Paiva


Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Sciences Sociales – Universite de Paris V (Rene Descartes) (1991) e doutorado em Sciences Sociales – Universite de Paris V (Rene Descartes) (1995). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, sociedade, estética e teoria da comunicação e da informação, novas tecnologias e cibercultura.

 

02 vagas

LATTES

Ed Porto Bezerra


Possui graduação em tecnologia em processamento de dados pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2000). É professor do curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em bancos de dados temporais, atuando principalmente nos seguintes temas: novas mídias, jornalismo digital, bibliotecas digitais, hipermídia e educação a distância.

 

02 vagas

LATTES

Marcos Nicolau


Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação (1996) e doutorado em Letras também pela UFPB (2001). Tem experiência na área de Comunicação com ênfase de pesquisa nos seguintes temas: Comunicação e Semiótica, Jornalismo e Radialismo, Cibercultura e Mídias Digitais, Linguagem Publicitária e Marcas, História em Quadrinhos.

 

02 vagas

LATTES

Nadja de Moura Carvalho


Possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/1979), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/1991) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP-2002). Tem experiência em Comunicação Visual e Mídia Digital, atuando nos campos da semiótica, humor e poética. Desenvolve estudos sobre os temas: Movie-clip (charges animadas); HQtrônica (histórias em quadrinhos eletrônicas) e, mais recentemente, Minimídia celular (pequenas mídias móveis).

 

02 vagas

LATTES

Olga Maria Tavares da Silva


Possui graduação em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1980), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Semiótica Visual, atualmente desenvolvendo pesquisa na área de Divulgação Científica de Tecnologias da Informação e da Comunicação – GEDIC.

 

02 vagas

LATTES

Thiago Soares


Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). É autor do livro “Videoclipe – O Elogio da Desarmonia” (2004). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Produtos Midiáticos, Mídia & Música, Cultura do Entretenimento, Estética do Videoclipe, Fotografia, Jornalismo e Linguagem da Televisão.

 

(Não oferta vaga para Seleção 2017)

LATTES

Marcel Vieira Barreto Silva


Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo, pela UFPB, mestrado em Comunicação pela UFF (2007) e doutorado em Comunicação pela UFF (2011). É autor do livro “Adaptação intercultural: o caso de Shakespeare no cinema brasileiro” (EDUFBA, 2013). Tem experiência em Comunicação com ênfase de pesquisa nos seguintes temas: Narrativas Seriadas Televisivas, Audiovisual e Literatura, História e Teoria do Cinema e da Televisão, e Cinema e Televisão no Brasil.

 

02 vagas

LATTES

|| Mídia, Cotidiano e Imaginário:

Alberto Ricardo Pessoa


Possui Doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), Mestrado em Artes pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2006), Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) (2003). Desenvolve produção e pesquisa nas áreas de Quadrinhos, Infografia e Design gráfico. Áreas de interesse relacionadas a Quadrinhos e Educação, Animação Gráfica.

 

02 vagas

LATTES

Derval Gomes Golzio


Doutor pela Universidad de Salamanca/Espanha (2003), mestre em Multimeios pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: imprensa, representação social, análise de conteúdo, gênero e analise de conteúdo.

 

02 vaga

LATTES

Henrique Paiva de Magalhães


Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1983), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Sociologia – Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot (1993). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: história em quadrinhos, editoração, fanzine, cultura alternativa e jornalismo.

 

(Não oferta vaga para a Seleção 2017)

LATTES

Wellington José de Oliveira Pereira


Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1989) e doutorado em Sociologie – Universite de Paris V (Rene Descartes) (1999). Tem experiência na área de Comunicação. Realiza pesquisas em Sociologia do Cotidano e Jornalismo Impresso (áreas de orientação no Mestrado).

 

02 vagas

LATTES

Osvaldo Meira Trigueiro


Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, Folkcomunicação, Metodologia da Comunicação, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: cultura popular/folclore, televisão e folkcomunicação. Folclorista Emérito Brasileiro, título concedido pela Comissão Nacional de Folclore – CNF.

 

(Não oferta vaga para a Seleção 2017)

LATTES

Sandra Raquew dos Santos Azevêdo


Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Mestre em Educação (2004). Graduada em Jornalismo também pela UFPB (1997). Especialista e Áreas de atuação: Jornalismo, Mídia-Educação; Estudos de Gênero. Integra os grupos de pesquisa sobre Comunicação Comunitária e Mídia Local(UMESP) e Coordena o Grupo de Pesquisa e Projetos Especiais em Jornalismo. Colabora com a Revista Ártemis (UFPB). Desenvolve e orienta projetos de pesquisa nas seguintes áreas: jornalismo; mídia e violência; mídia e desenvolvimento; estudos de gênero.

 

02 vagas

LATTES

Geder Luis Parzianello


Doutor em Comunicação Social pela PUCRS e pós-doutor em Medienwissenschaft pela Universität Paderborn, Alemanha. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela PUCRS e mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor Associado da Universidade Federal do Pampa. Foi professor visitante (Gastprofessur) da Universität zu Köln na Renânia do Norte, Alemanha e pesquisador convidado da Universitá Degli Studi Roma Tre, na Itália. Tem experiência na área de Comunicação e Jornalismo, com ênfase em estudos teóricos e epistemológicos, atuando em temas como linguagem, discurso e retórica contemporânea.

 

(Não oferta vaga para a Seleção 2017)

LATTES





Fractal Mídia Integrada