PPGC

UFPB

SELEÇÃO 2018 – MESTRADO EM COMUNICAÇÃO



LOCAL DA PROVA ESCRITA: AUDITÓRIO 412 DO CCHLA
Dia 06 de novembro de 2017, de 08 às 12 horas.

ATENÇÃO: BIBLIOGRAFIA SUGERIDA ENCONTRA-SE NO FINAL DESTE EDITAL

EDITAL DE SELEÇÃO 2018

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo com vistas à admissão ao Curso de Mestrado em Comunicação.

1 DO OBJETIVO DO CURSO

1.1. O PPGC tem como objetivo a qualificação de pesquisadores para atuarem na promoção e transmissão do conhecimento de Comunicação em todos os âmbitos em que este conhecimento se fizer necessário, por meio de:

I – produção de pesquisas;
II – qualificação profissional em consultoria e assessoria;
III – qualificação para a docência acadêmica.

1.2. O PPGC tem como Área de Concentração: Comunicação e Culturas Midiáticas, e apresenta duas Linhas de Pesquisa, que constituem os eixos de suas atividades acadêmico-científicas:

I – Mídia, Cotidiano e Imaginário
II – Culturas Midiáticas Audiovisuais.

2 DO PÚBLICO-ALVO

2.1. Poderão candidatar-se a este processo de seleção:

a) Portadores de diploma ou comprovante de conclusão de curso de nível superior, credenciado pelo MEC;
b) Concluintes do curso de graduação, desde que apresentem declaração das suas coordenações de curso com previsão de data de conclusão, demonstrando estar apto a concluir o curso de graduação até a matrícula do PPGC.

1º. Os candidatos aprovados que fizeram a seleção como concluintes deverão apresentar diploma ou declaração de conclusão de curso por ocasião da matrícula no PPGC;

c) Portadores de diplomas estrangeiros de graduação.

1º. Quando aprovados, os portadores de diplomas estrangeiros precisam revalidar seus diplomas em prazo não superior a dez meses, a contar da data da primeira matrícula em disciplinas, sob pena de desligamento do curso.

3 NÚMERO DE VAGAS

3.1. Serão oferecidas até 20 (vinte) vagas, sendo 10 (dez) para a Linha de Pesquisa Mídia Cotidiano e Imaginário, e 10 (dez) para a Linha Culturas Midiáticas Audiovisuais. A Comissão se reserva o direito de não preencher a totalidade das vagas, caso não haja candidatos aprovados.

4 DA INSCRIÇÃO

4.1. As inscrições ocorrerão entre os dias 18 a 22 de setembro de 2017, das 08:00h às 12:00h; poderão ser efetuadas pessoalmente ou por procuração (Ver item 4.10 abaixo) na Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Comunicação, situado no Prédio do Curso de Comunicação em Mídias Digitais – DEMID (na rua da Caixa Econômica Federal, vizinho ao Sintespb), Cidade Universitária – CAMPUS I, Bairro Castelo Branco III. CEP 58051-900, município João Pessoa – PB, Fone: (83) 3216-7925. E-mail da Coordenação do PPGC contato: marcelvbs@hotmail.com

4.2. As inscrições poderão ser efetuadas também por Correio (via Sedex). A última data para postagem de todos os documentos corresponderá ao último dia de inscrição previsto neste edital, às 12 horas, enviando-se para:

Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC/UFPB
(Campus I) – Cidade Universitária
CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Secretaria).
Bairro Castelo Branco III, João Pessoa – PB.
CEP 58051-900.

4.3. Documentos necessários para inscrição:

a) Diploma ou comprovante de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC (fotocópia autenticada), respeitando-se o disposto no item 2.1. deste edital em relação a alunos concluintes e diplomas estrangeiros;

b) Histórico escolar de curso de graduação;
c) Cópia impressa do currículo Lattes (CNPq), acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios, numerados e encadernados na ordem em que são listados – serão consideradas para avaliação as atividades realizadas nos últimos 05 (cinco) anos.

d) Pré-projeto de pesquisa em 03 (três) vias impressas, o qual deve incluir os seguintes itens: I) título, nome e indicação da linha de pesquisa; II) objeto de estudo e justificativa; III) objetivos; IV) revisão preliminar da literatura (fundamentação teórica); V) metodologia; VI) cronograma; VII) referências bibliográficas (o projeto deve conter o máximo de 10 páginas (incluindo a capa) em formato A4, fonte das letras: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e margens de 2,5 cm – Normas da ABNT);

e) Formulário de inscrição devidamente preenchido (ANEXO III);

f) Fotocópia de documento oficial de identificação (RG ou documento oficial com foto);

g) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (original) no valor de R$ 85,93 (conforme Resolução 02/2015 do Conselho Curador da UFPB) (oitenta e cinco reais e noventa e três centavos). O pagamento de taxa de inscrição deverá ser efetuado mediante Guia de Recolhimento da União – GRU.

e) Dados para preenchimento da GRU on line:
UG: 153065 Gestão: 15231
Código de Recolhimento: 28832-2 – SERVIÇOS EDUCACIONAIS
Número de Referência: 00001304247
Competência: mês/ano
Vencimento: Dia do pagamento
Valor principal: 85,93
Preencher esses dados na página:
https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

Vencimento: data do pagamento até o último dia das inscrições previsto no item 4.1.

4.4. É possível solicitar isenção da taxa de inscrição nos termos do decreto N◦. 6593 de 02 de outubro de 2008, através de formulário próprio disponível em anexo (ANEXO II).

4.5. O candidato deverá se inscrever para concorrer à vaga em uma única linha de pesquisa, indicando um professor como opção principal e um professor como segunda opção, sendo aceito para este segundo orientador no caso de sobrar a vaga (ambos devem ser obrigatoriamente da linha indicada).

4.6. Não haverá qualquer ressarcimento de despesas efetuadas pelos candidatos, nem devolução de taxas pagas pelo candidato caso a inscrição não seja homologada pela Comissão de Seleção.

4.7. Não serão homologadas as inscrições que não atenderem integralmente às exigências deste Edital.

4.8. Ao efetuar a inscrição, o candidato estará automaticamente concordando com as normas contidas e apresentadas no presente Edital.

4.9. É de inteira responsabilidade do candidato fornecer as informações e a documentação para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título.

4.10 Inscrição ou recurso do candidato podem ser feitos através de procuração específica para tal fim, não podendo atuar como procurador, servidor público federal, nos termos do art. 117, XI, da Lei 8.112/90.

5 DO PROCESSO DE SELEÇÃO E SUAS FASES

5.1. O processo de seleção será realizado em três fases eliminatórias:

Fase 1: Avaliação do pré-projeto. I) O pré-projeto de pesquisa será analisado com base nos seguintes critérios: a) adequação da proposta à Linha de Pesquisa escolhida e pertinente ao perfil do(s) professor(s) indicado(s); b) adequação dos aspectos linguístico-formais de expressão e organização textual. II) Do pré-projeto de pesquisa será exigido: a) coerência entre o objeto de estudo, problema levantado, objetivos, e metodologia; b) justificativa fundamentada na proposta; c) viabilidade de realização no prazo de 02 (dois) anos.

Fase 2: Prova escrita. I) A prova específica para o Mestrado avaliará: a) capacidade de argumentação, fundamentação teórica e/ou empírica sobre questões levantadas a partir da proposta específica da área de concentração e voltada para a linha de pesquisa  escolhida; b) adequação aos aspectos linguístico-formais de expressão e de organização textual.

Fase 3: Entrevista. I) A entrevista avaliará: a) capacidade de apresentar e justificar oralmente o pré-projeto em até 05 minutos; b) capacidade de responder a questões específicas relacionadas ao tema do pré-projeto de pesquisa; c) domínio da bibliografia indicada no pré-projeto de pesquisa; d) experiência e/ou afinidade com a área de Comunicação; e) disponibilidade de tempo para realização do curso. Obs. A entrevista será registrada com equipamento de audiovisual.

6 DA APROVAÇÃO EM CADA FASE E CLASSIFICAÇÃO FINAL

6.1. Da aprovação

a) a nota mínima para aprovação em qualquer uma das fases da seleção é 7,0 (sete), exceto na seleção prévia dos pré-projetos de pesquisa em que os mesmos serão considerados “homologados” ou “não-homologados”. No caso da Entrevista, a apresentação da proposta da pesquisa em 05 minutos valerá 5,0 pontos e a resposta às questões da Comissão, também 5,0 pontos. Somadas, elas formarão a nota da Entrevista.

6.2. Da classificação

a) Serão admitidos ao Programa os candidatos que obtiveram média final igual ou superior a 7,0 (sete) e que tiverem sido classificados no limite de vagas existentes, dentre os aprovados nas etapas da seleção. Os candidatos serão hierarquizados pela seqüência decrescente das médias obtidas.

1. A classificação é feita com base na média das notas obtidas na prova escrita e na entrevista, e será compatível com o número de vagas ofertadas pelo professor para o qual o candidato estiver inscrito como primeira opção (podendo ser aceito pelo professor indicado como segunda opção, caso tenha sobrado vaga para ele). Para efeito de desempate na classificação final, será considerada a seguinte ordem de precedência: 1) nota da prova específica; 2) nota da entrevista; 3) pontuação do Curriculum Vitae, conforme tabela (ANEXO I).

6.3. A divulgação dos resultados será feita na secretaria do PPGC/CCHLA (Campus I – João Pessoa) e na página eletrônica do PPGC: www.cchla.ufpb.br/ppgc. Endereço da Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC – Prédio do DEMID, Campus I – Cidade Universitária. Bairro Castelo Branco III.  João Pessoa – PB.

6.4. Os candidatos devem apresentar-se a todas as fases do processo seletivo portando documento oficial de identificação com foto atualizada.

7 Calendário com período de cada fase:

Inscrições: 18 a 22 de setembro de 2017, das 08 às 12 horas.
(Secretaria do PPGC/UFPB – Prédio do Curso de Comunicação em Mídias Digitais – DEMID, situado na rua da Caixa Econômica, após o Sintespb).

Resultado/homologação: 06 de outubro de 2017

Último dia para o candidato Recorrer nesta primeira fase: 17 de outubro de 2017

Prova escrita: 06 de novembro de 2017
Horário: 08:00 às 12:00h
Local: Auditório 412 do CCHLA
Situado no corredor de trás do CCHLA – Passarela de acrílico.

Resultado da prova: 10 de novembro de 2017

Último dia para o candidato Recorrer nesta segunda fase: 21 de novembro de 2017

Entrevistas
Culturas Midiáticas: 27 de novembro de 2017 (a partir das 13 horas)
Mídia, Cotidiano e Imaginário: 28 de novembro de 2017 (a partir das 13 horas)
Local: Sala da Coordenação do PPGC (Prédio do Curso de Comunicação em Mídias Digitais – DEMID – mesmo local das Inscrições).

Resultado da entrevista e classificação final: 29 de novembro de 2017

Último dia para o candidato Recorrer: 12 de dezembro de 2017

Matrículas dos candidatos classificados: 29 de fevereiro a 02 de março 2018

8 DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 Fica assegurado ao candidato recorrer dos resultados de cada uma das etapas da seleção (10 dias para cada fase), o qual deverá estar devidamente fundamentado. É de competência da Comissão da Seleção avaliar o recurso de cada etapa, e do Colegiado do Programa, a análise do pedido de recurso final, devendo o/a candidato/a procurar a Secretaria do Programa imediatamente decorrido esse prazo, para tomar conhecimento da decisão proferida.

8.2 O edital é passível de impugnação no prazo máximo de 10 dias a contar da data da sua publicação.

8.3 Todos os recursos contra os resultados divulgados e as interpelações ao edital  deverão ser obrigatoriamente protocolados na secretária do PPGC, no Campus I,  João Pessoa, em endereço supra citado.

8.4 Após sessenta (60) dias da divulgação do resultado final do processo de seleção e por um prazo de até noventa (90) dias, os candidatos poderão receber, na Secretaria do Programa, os documentos apresentados por ocasião da inscrição. Os exemplares do projeto de pesquisa não serão devolvidos. Decorrido o prazo supramencionado, a documentação dos candidatos será destruída.

8.5 No ato de confirmação de matrícula, os candidatos classificados deverão apresentar os originais da documentação anteriormente entregue, incluindo o Diploma de Graduação ou certidão de conclusão do curso emitida pela coordenação responsável, sob pena de perda do direito à vaga.

8.6 A Comissão de Seleção poderá efetuar alteração no calendário do processo de Seleção, divulgando novas datas para realização das atividades previstas, na Secretaria e  através da sua página na internet.

8.7 Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão.

João Pessoa, 17 de agosto de 2017

Comissão da Seleção 2018

Prof. Marcos Nicolau
Prof. Sandra Raquew dos Santos Azevedo
Prof. Eunice Simões Lins
Prof. Alberto Ricardo Pessoa (suplente)
Prof. Ed Porto Bezerra (suplente)

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA
Programa de Pós-Graduação em Comunicação PPGC
Cidade Universitária – Campus I58.051-900 – João Pessoa – PB.
Fone: (83) 3216-7925 – Site: www.cchla.ufpb.br/ppgc
Email: marcelvbs@hotmail.com

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA PROVA ESCRITA

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Tradução de Renée Eve Levié. 3. ed. RJ: Difel, 2004.

GANDOUR, Ricardo. Um novo ecossistema informativo: como a fragmentação digital está moldando a forma pela qual produzimos e consumimos notícias. Texas/EUA: Knight Center, 2017. Disponível em: https://knightcenter.utexas.edu/books/NewInfoEnvironmentPortugueseLink.pdf

JANOTTI Junior, Jeder; MATTOS, Maria Ângela; JACKS, Nilda (Orgs.). Mediação & Midiatização Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/6187/1/MIDIATIZACAO_repositorio.pdf

PAIVA, Cláudio Cardoso. Elementos para epistemologia da cultura midiática. In: Revista Culturas Midiáticas. PPGC/UFPB. Vol.1, n. 1, 2008. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/11622/6662

PEREIRA, Wellington; MESQUITA, Tarcineide. As teorias do jornalismo e a leitura do espaço público. In: Revista Culturas Midiáticas. Vol. 4, n. 2, 2011. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/11654/6676

TEDESCO, João Carlos. Paradigmas do cotidiano: introdução à contribuição de um campo de análise social. Passo-Fundo (RS): UPF, 2003.

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que podem ser impressos e preenchidos manualmente:

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