Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Internacionalização e Intercâmbios
conteúdo

Internacionalização e Intercâmbios

por Coordenação publicado 05/11/2018 22h40, última modificação 12/03/2020 10h18

Através de seu corpo docente ou mesmo institucionalmente, o PPG apresenta intercâmbios internacionais importantes. Alguns deles envolvem nomes de ponta na área de Ciência Política e Relações Internacionais, como James Green (Brown University) e Oliver Richmond (Univ. de Manchester). Abaixo descrevemos nossos intercâmbios.

 

1) Parcerias Institucionais

a) Convênio com a Universidade de Vechta (Alemanha):
O programa tem parceria estabelecida com a IES alemã através do Programa Erasmus+ e DAAD, que permite o intercâmbio docente e discente anual. No ano de 2018 e 2019, recebemos o Prof. Dr. Stephan Sandkötter para cursos de curta duração para os discentes do programa, intitulados “Polaridades e Desigualdades na Europa e América Latina” e “Desafios Atuais na Sociedade Alemã”. Anualmente um docente do PPG vai a Vechta na condição de Professor Visitante, ministrando palestras e a uma disciplinas em formato intensivo. Em 2018, o docente visitante foi Henrique Menezes e em 2019 foi Marcos Alan Ferreira. Em 2019, dois discentes do programa também se beneficiaram do convênio (Davi Duarte e Hugo Bispo) participando da Escola de Verão sobre democracia no Brasil e México, juntamente com outros 13 mestrandos de México e Alemanha.

2) Parcerias de Pesquisa

Através dos docentes e seus orientandos, também contamos com os seguintes intercâmbios e convênios de pesquisa:

a) Prof. Marcos Alan S. V. Ferreira conduz pesquisa conjunta – financiada pelo Newton Fund/British Academy - com a Universidade de Manchester, através de projetos conjuntos com o Prof. Oliver Richmond, uma das referências contemporâneas em Relações Internacionais e Estudos de Paz.

b) Marcos Ferreira é também professor colaborador do Mestrado em Desenvolvimento Social da Universidade Núr (Bolívia), através do qual mantém pesquisas conjuntas, orientações de alunos e docência a cada 18 meses da disciplina “Leituras da Realidade Latino-Americana”.

c) Prof. Tulio Ferreira conduziu em 2018-2019 pesquisa conjunta com James Green (Brown University) sobre a cobertura da mídia dos EUA da política brasileira.

d) O Prof. Ielbo M. Lobo de Souza, docente do Programa, é Senior Research Fellow do Centre for Defence and Security Studies da University of Manitoba (Canada). Ele também integra o Committee on the Use of Force da International Law Association.

e) O NPDS, coordenado pelo Prof. Henrique Menezes e que conta também com a participação dos docentes Ítalo Fittipaldi e Marcelo Burgos, conduz cooperação internacional de pesquisa com a Universidade de Salamanca (USal) na Espanha, em convênio com o Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS/UFPB). Em julho de 2020, há previsão de realização de um curso de verão na USal.

f) Os docentes Augusto Teixeira Jr. e Marcos Alan S. V. Ferreira são alumni do William Perry Center da National Defense University (EUA), mantendo desde 2011 contatos e parcerias com ex-alunos e docentes daquela Instituição.

g) O docente Henry Iure Paiva coopera com Universidade de Carletton-Canadá, Universidade Bocconi - Itália, Universidade de Sussex - Inglaterra, Institute for Advanced Sustainable Studies – Alemanha em sua agenda de pesquisa sobre Segurança Energética, mais precisamente com o projeto “Análise dos acordos de cooperação internacional firmados pelo Brasil na área da segurança energética (1990-2014)”.

h) A docente Lizandra Serafim colabora com a Universidade de Pittsburgh em seu projeto “Interações socioestatais e processos de institucionalização no nível federal: um balanço pós-2016”

i) A docente Leila Bijos tem parceria com a Universidade de Graz, onde ministrou cursos em 2018 e 2019 na área Women’s and Gender Studies. Ainda, conduz parceria com o Baku International Multiculturalism Center, Azerbaijan, University of Languages Azerbaijan, com a participação da Professora Irina Kunina.