Você está aqui: Página Inicial > Contents > NOTÍCIAS > Defesa de Dissertação - Juliana Daisa de Sousa Hamad
conteúdo

Notícias

Defesa de Dissertação - Juliana Daisa de Sousa Hamad

publicado: 24/04/2020 16h14, última modificação: 09/06/2021 08h15

O PPGCPRI informa sobre a defesa pública de dissertação da discente Juliana Daisa de Sousa Hamad, conforme detalhamento abaixo:

DATA: 08/05/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual Zoom - https://us04web.zoom.us/j/77848933219
TÍTULO: O FENÔMENO DAS MARÉS NEGRAS: ANÁLISE DOS INCIDENTES CAUSADOS POR NAVIOS PETROLEIROS SOB A ÓTICA DA TEORIA DO SISTEMA MUNDO.
PALAVRAS-CHAVES: Marés Negras; Teoria do Sistema Mundo; Relações Centro e Periferia; Derramamento de petróleo.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Política Internacional
ESPECIALIDADE: Política Externa do Brasil
RESUMO: O fenômeno da "maré negra" é caracterizado pelo derramamento de grande quantidade de petróleo em mares e costas, ocasionados por incidentes envolvendo navios petroleiros, em sua grande maioria. A utilização desse modal para o transporte de petróleo e seus derivados apresenta riscos e sua utilização em grande quantidade se dá pela necessidade de acesso a esse recurso energético pelos países importadores, em maior parte, os países do Centro. As consequências de tal fenômeno são imensuráveis e de alta periculosidade para o meio ambiente marinho. Através da ótica da Teoria do Sistema Mundo, a presente pesquisa analisa como a ocorrência desse fenômeno em determinados locais pode estar diretamente relacionado ao posicionamento sistêmico dos países importadores e exportadores que determina as relações entre Centro e Periferia. Sendo assim, o objetivo principal é analisar, a partir da Teoria do Sistema Mundo em sua vertente ambiental, os cento e cinquenta incidentes envolvendo navios petroleiros e o derramamento de petróleo a partir de dados como bandeira do navio, local de incidência da maré negra, número de incidentes por ano, bem como as causas dos incidentes e o regime internacional existente, para, então, entender a relação dos mesmos sob a perspectiva Centro e Periferia. A pesquisa permite compreender os aspectos ambientais na Teoria do Sistema Mundo e como as relações Centro e Periferia se moldam em um processo auto-reforçador de posição sistêmica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1890044 - HENRY IURE DE PAIVA SILVA
Interno - 1750295 - HENRIQUE ZEFERINO DE MENEZES
Externo à Instituição - ELIA ELISA CIA ALVES