Estrutura do Curso



Estrutura Curricular

  • O aluno deverá cursar um total de 24 (vinte e quatro) créditos para integralização do curso, e defender sua dissertação no prazo de 24 (vinte e quatro) meses contados a partir de sua primeira matrícula no programa.

No ano de 2015 com a necessidade de adaptar o regulamento do Programa ao Novo Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFPB, foi modificado o nome de uma linha de pesquisa, que de "História Regional" passou a ser designada "História e Regionalidades", um conceito mais dinâmico na pesquisa historiográfica. Também se percebeu que o fluxo curricular engessava as opções dos mestrandos e não expressava mais a dinâmica do corpo docente renovado nos últimos quatro anos. O Estágio Docência, antes obrigatório apenas para os mestrandos bolsistas, passou a ser obrigatório para todos e dentro da integralização dos créditos. Assim a nova estrutura curricular passou a vigir no ano de 2016.

ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 55/2015 DO CONSEPE ESTRUTURA ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM HISTÓRIA, NÍVEL MESTRADO, MINISTRADO PELO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

Disciplinas Obrigatórias e Ementas

1) Teoria da História - 4 C – 60 h - HISTÓRIA - Primeiro Semestre.

Estudo das Teorias da História no que concerne às explicações do processo histórico e ao conhecimento sistemático, considerando suas implicações metodológicas e ideológicas sobre a prática dos historiadores. A reflexão sobre os referenciais teóricos norteadores das várias Escolas Históricas, privilegiando as noções de objeto de estudo, modelos de escrita, critérios de cientificidade e procedimento de sistematização do saber histórico. A discussão teórica sobre as formas de elaboração e vulgarização do conhecimento histórico a partir de vínculos fundamentais entre História e Memória, tendo em vista as relações entre os historiadores e a sociedade.

2) Metodologia da História - 4 C - 60 h - HISTÓRIA – Primeiro Semestre.

Revolução científica e método científico. Erudição histórica e formulações heurísticas. O método filológico e a crítica documental. O método histórico e a ciência histórica. Métodos e técnicas da pesquisa histórica. Correntes metodológicas do século 20. A revolução documental e o estatuto do testemunho. Crítica ao documento/monumento e utilização de fontes históricas. Método e produção do conhecimento histórico.

3) Seminário de Dissertação – 2 C – 30 h - HISTÓRIA  - Segundo Semestre.

Seminário Integrador: área de concentração e linhas de pesquisa. Historiografias, fontes e metodologias. Defesa da temática e formulação da pesquisa a partir de texto elaborado, com posterior arguição de um professor leitor.

4) Estágio de Docência – 2 C – 60h – HISTÓRIA (Prática) – Segundo Semestre.

Ministrar aulas teóricas e práticas sob supervisão do professor da disciplina. Participar em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos. Aplicar métodos ou técnicas pedagógicas tais como estudo dirigido, seminários, etc.

 

Disciplinas Optativas

De acordo com os termos do artigo 46 do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), o mestrando deverá cursar, no mínimo, 12 créditos em Disciplinas Optativas como aprofundamento de estudos no objeto escolhido. Todas as disciplinas optativas são, como determina o Regulamento, de conteúdo variável, isto é, de ementas abertas.

1) Tópicos Especiais em História e Cultura Histórica – 4C – 60 h.

2) Tópicos Especiais em História Política – 4C – 60 h.

3) Tópicos Especiais em História Social – 4C – 60 h.

4) Tópicos Especiais em História Cultural – 4C – 60 h.

5) Tópicos Especiais em História e Historiografia – 4C – 60 h.

6) Tópicos Especiais em Linguagens Historiográficas – 4C – 60 h.

7) Tópicos Especiais em Historiografia e Ensino de História – 4C – 60 h.

 

Estagio de docência

* Desde 2007 o PPGH regulamentou internamente o Estágio Docência para os alunos bolsistas e estimula a participação dos não bolsistas, incentivando a atividade como uma prática necessária à formação docente dos mesmos. Foi também regulamentada, ainda em 2007, a concessão de bolsa de estudos, com o estabelecimento, por meio de resolução interna, de critérios como publicações e participação em eventos regionais, nacionais e internacionais a partir da data de ingresso no PPGH e integralização das disciplinas obrigatórias e optativas.
*Os alunos-bolsistas do PPGH realizam Estágio Docência junto ao Curso de Graduação em História e de Educação, neste último no componente curricular Prática de Ensino de História.
*No novo Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFPB (Res. 79/2013) o Estágio Docência passou a ser obrigatório para todos os alunos matriculados nos programas.
* O novo regulamento do PPGH - Resolução CONSEPE 55/2015 tornou obrigatório o Estágio de Docência para todos os mestrandos do Programa, com integralização de créditos.

 

Bibliotecas

1) Biblioteca Professor Sílvio Frank Alem, do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR), especializada em História Regional, com cerca de cinco mil (5.000) títulos. Essa biblioteca é alimentada, em fluxo contínuo, pelos materiais recebidos na permuta da revista Saeculum com instituições de todo o Brasil. Dentre esses títulos encontram-se vários classificados no Qualis Periódicos da Capes nos altos estratos (A-1, A-2 e B-1). Vários esforços foram realizados no sentido de estimular a permuta, com o objetivo de incrementar o acesso dos nossos docentes e discentes às publicações especializadas, em particular aquelas que se caracterizam pela qualidade acadêmica na área de História.

2) Biblioteca Central da UFPB, que conta os acervos bibliográficos nas áreas de História, Ciências Sociais e Educação e coleções de periódicos nacionais e internacionais. Destaca-se no acervo, para uso dos professores e estudantes da pós-graduação em História, a Coleção Paraibana (livros e periódicos), depositária de obras raras sobre temas locais, estaduais e regionais, especialmente do Nordeste.

3) Biblioteca Setorial Vanildo de Brito, do CCHLA, que conta com aproximadamente dez mil (10.000) títulos em Ciências Sociais, História e Filosofia, com salas de estudo e atendimento ao aluno. No ano de 2014 esta unidade foi transferida para um prédio novo e amplo, construído com verba do REUNI, próximo ao Prédio dos Programas de Pós-Graduação do CCHLA, em fase de conclusão.

4) Biblioteca do Centro de Educação, que conta com cerca de quinze mil (15.000) títulos em História da Educação e Educação Popular, com especial relevância para a linha de pesquisa de Ensino de História e Saberes Históricos. Mais recentemente o Centro de Educação conseguiu a guarda de boa parte do acervo documental produzido na Paraíba durante o período do regime militar (1964-1984), especialmente dos órgãos de repressão e da Assembleia Legislativa. Todo esse acervo está à disposição dos pesquisadores do PPGH. Também está disponível o acervo da Biblioteca Digital Paulo Freire, com obras e acervos do educador pernambucano.

5) O PPGH pode contar ainda com o acervo da Biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) que, através de convênio com a UFPB, disponibiliza um total de quarenta e cinco mil (45.000) títulos entre livros e periódicos em História Regional e Local, dos quais uma parte substancial já se encontra digitalizada e disponível no sítio eletrônico do órgão.

6) O PPGH conta parceria com a Biblioteca Maurílio de Almeida, mantida por entidade privada, e é considerada a maior biblioteca particular do  Estado da Paraíba, cuja base do acervo é História da Paraíba e dos municípios paraibanos.

 

Integração com a Graduação

O PPGH mantém vínculo com as duas graduações de História (curso extensivo - diurno e noturno; PEC-MSC - modular), Turismo, Ciências Sociais, Comunicação Social e Serviço Social (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes), além de Biblioteconomia, Economia e Relações Internacionais (Centro de Ciências Sociais Aplicadas), onde os professores credenciados no PPGH ministram disciplinas ofertadas pelo Departamento de História e, em casos específicos, orientam trabalhos monográficos de conclusão de curso de graduação. Além dos cursos acima citados, os docentes do PPGH também desenvolvem as mesmas atividades junto ao Curso de Graduação em História para os Movimentos Sociais do Campo (convênio PEC-MSC entre a UFPB e o Incra/MRA, em regime modular).
No que concerne ao ensino de graduação em História, o PPGH está integrado e participa dos editais da UFPB e dos órgãos de fomento para a melhoria da qualidade de ensino dos cursos de licenciatura, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão e Programas de Iniciação Científica. Mantém relação também com o NEABI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas.

 

Saeculum - Revista de História (ISSN 0104-8929)

O PPGH-UFPB publica, juntamente com o Departamento de História, o periódico científico Saeculum - Revista de História (ISSN 0104-8929), que tem circulação semestral e conta com conselho editorial exógeno, estando integrado no sistema Qualis no estrato B1 da área de História, e que conta com 25 números publicados até 2011. No ano de 2006 iniciou-se o processo de digitalização da revista, concluído em 2008, meta que havia sido estabelecida no ano anterior e foi cumprida. Hoje todas as suas edições, incluindo aquelas esgotadas, estão disponibilizadas para consulta e download no sítio eletrônico da revista. Em 2011 o periódico migrou para o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFPB (http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh), passando a integrar o OJS (Open Journals System) e adotando um sistema de submissão e avaliação de trabalhos totalmente on line, com peer review. A partir de sua edição de nº 24 (jan.-jun./ 2011) a revista passou a circular somente em meio eletrônico. Desde 2009 a revista está indexada no DOAJ e no Latindex.

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh


Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Campus Universitário - Conjunto Humanístico - Bloco V - Castelo Branco - João Pessoa - PB - CEP 58.051-970 - Brasil
Fone: + 55 (83) 3216-7915 - E-Mail: ppgh@cchla.ufpb.br