Grupos de Pesquisa

Saberes Históricos: Ensino de História, Historiografia e Patrimônios

Seus integrantes desenvolvem pesquisas que buscam compreender os Saberes Históricos tomando como referência as pesquisas sobre: Ensino de História, Historiografia, História da Educação e Patrimônios; Compreensão da Cultura Histórica veiculada nos espaços educacionais não formais presentes no cotidiano social, que promovem versões da História engendradas pelos meios de comunicação, pelas memórias e pela historiografia bem como pela educação patrimonial.
Maiores informações disponíveis no sítio do Diretório CNPq.

Estado e Sociedade no Nordeste Colonial

Seus integrantes desenvolvem estudos acerca do período colonial no Nordeste, com ênfase nas pesquisas sobre: Economia; Demografia; Administração; Territorialidades; Escravidão; História indígena; Elites e poderes locais; Período holandês; Religiosidade; Festas públicas; Arte barroca; Revisão historiográfica de autores e documentos.
Maiores informações disponíveis no sítio do Diretório CNPq.

Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista

Seus integrantes desenvolvem estudos sobre as culturas políticas e as relações sociais do Nordeste oitocentista, com ênfase nos movimentos de contestação política, nas relações entre localismo e centralismo; As estruturas culturais, notadamente no que diz respeito às relações de gênero, de grupos familiares, à história social da escravidão, à história da saúde pública e ao conjunto de relatos e descrições deixados por viajantes.
Maiores informações disponíveis no sítio do Diretório CNPq.


História da Educação no Nordeste Oitocentista - GHENO



Este Grupo de Pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas no que tange à instrução das primeiras letras, à instrução secundária e às escolas de ensino superior, tanto públicas como particulares. O Grupo desenvolve a pesquisa por meio de duas temáticas: 1) Instituições Educacionais e a Formação do Estado Nacional e 2)Culturas Educacionais: práticas, sujeitos e representações. Paralelamente o Grupo tem se preocupado com o levantamento e catalogação de fontes em História da Educação, com ênfase na Paraíba.
Maiores informações disponíveis no sítios do Grupo e do Diretório CNPq.

Arte, Cultura e Sociedade no Mundo Ibérico (séculos XVI a XIX)

O grupo pretende possibilitar a discussão, a partir do uso de fontes documentais diversificadas, das várias implicações teórico-metodológicas nas searas da História da Arte, da História Cultural e da História Social, com foco especial no Mundo Ibérico - seja como tema ou como local de produção e circulação de cultura - durante os séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, período em que tanto a condição social dos produtores de arte e cultura se ressignificava - na Europa e nas Américas - como também a formação profissional desses sujeitos e o mercado que absorvia sua produção. Abordando temas como representações culturais, iconografia, religiosidades e festas, sua relação com a sociedade e com os sujeitos e redes de solidariedade, a circulação de modelos culturais e sua assimilação e adaptação a diferentes realidades, no aquém e no além mar.
Maiores informações disponíveis no sítio do Diretório CNPq.

Estudos e Pesquisa em História do Século XX - GEPHiS20

Seus integrantes desenvolvem pesquisas sobre economias e complexos regionais; Culturas políticas, regimes políticos e ideologias; Matrizes culturais e cultura histórica; História e historiografia das indústrias culturais; Culturas nacionais e representações artísticas; Estruturas políticas regionais e dinâmicas culturais; Correntes políticas e movimentos sociais; História e historiografia das correntes políticas contemporâneas.
Maiores informações disponíveis no sítio do Diretório CNPq.



Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Campus Universitário - Conjunto Humanístico - Bloco V - Castelo Branco - João Pessoa - PB - CEP 58.051-970 - Brasil
Fone: + 55 (83) 3216-7915 - E-Mail: ppgh@cchla.ufpb.br