2 Leituras literárias
A linha desenvolve projetos de pesquisa que investigam a relação literatura e ensino sob os enfoques da leitura literária, da formação do leitor, da formação docente e da didática da literatura. Interessam, igualmente, estudos da literatura como fenômeno histórico, cujas práticas são veiculadas em várias fontes e materiais de leitura.
Docentes permanentes: Carmen Sevilla Gonçalves dos Santos, Daniela Maria Segabinazi, Socorro de Fátima Barbosa
Docentes colaboradores: José Hélder Pinheiro Alves (UFCG), Fabiana Ferreira da Costa (UFPB), Alyere Silva Farias (UFPB), Renata Junqueira de Souza (USP)
3 Poéticas da subjetividade
A linha envolve projetos que se dedicam a explorar o subjetivo a partir do viés psicanalítico e a subjetividade poética em seus desdobramentos históricos, teóricos e críticos. Na primeira perspectiva, objetiva-se investigar textos literários de qualquer gênero e historicidade, tendo em vista as tendências teórico-críticas da área. Na segunda, propõe-se discutir as diferentes abordagens que cercam o sujeito lírico e como elas refletem as subjetividades históricas.
Docentes permanentes: Alcione Lucena, Elaine Cintra, Hermano Rodrigues,
Docentes colaboradores: Zélia Bora
4 Tradição e Modernidade
Estudo das relações entre as manifestações literárias do passado e do presente, a permanência de traços constitutivos dos gêneros literários e a ressonância de estéticas pretéritas na literatura moderna e contemporânea, bem como em produções pós-coloniais. Destacam-se procedimentos formais e/ou temáticos que evidenciem interdependência, vínculos histórico-culturais ou indícios de continuidade entre a literatura de ontem e de hoje em textos narrativos e dramáticos.
Docentes permanentes: Arturo Gouveia de Araújo, Sandra Amélia Luna Cirne de Azevedo, Vanessa Riambau Pinheiro, Luciane Alves, Maria del Pilar Roca Escalante