Literatura, Teoria e Crítica

1. Estudos Clássicos
A linha de pesquisa em Estudos Clássicos se propõe o estudo dos autores de Língua Grega e Língua Latina, da Antiguidade Clássica à Idade Média, na sua língua original. Esta linha de pesquisa tem como objetivo promover a capacitação dos professores de Línguas Clássicas, bem como a produção de edições bilíngues, para uso em sala de aula.
Docentes: Alcione Lucena de Albertim; Milton Marques Júnior

 2. Estudos Semióticos

A linha reúne projetos que têm como apoio teórico concepções semióticas, desde as filosóficas às discursivas, aplicadas à análise de textos literários. Dentro da crítica literária, contemplam-se abordagens pelo viés da semiótica de orientações russa, americana e francesa. São considerados, ainda, os diálogos entre o literário e outros sistemas sígnicos.

Docentes: Elinês de Albuquerque Vasconcelos de Oliveira, Expedito Ferraz Júnior, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista


3. Tradição e Modernidade

Estudo das relações entre as manifestações literárias do passado e as do presente, a evolução dos traços comuns aos diversos estilos de época e a influência de estéticas pretéritas na literatura moderna e contemporânea. Neste âmbito destacam-se, particularmente, as influências das literaturas clássica e medieval, interessando, também, todos os procedimentos que, em nível formal e temático, denotam a interdependência, o vínculo genético ou alguma forma de continuidade entre a literatura de ontem e a de hoje.

Docentes: Arturo Gouveia de Araújo, Fabrício Possebon, Sandra Amelia Luna Cirne de Azevedo, Vanessa Riambau Pinheiro