Literatura, Cultura e Tradução

1 Estudos Clássicos
Estudo dos autores de Língua Grega e Língua Latina da Antiguidade Clássica na sua língua original. Esta linha de pesquisa tem como objetivos: promover a capacitação dos professores de Línguas Clássicas, bem como a produção de edições bilíngues, para uso em sala de aula; verter para o vernáculo obras cujas traduções são antigas, incompletas ou inexistentes.
Docentes: Alcione Lucena de Albertim; Milton Marques Júnior, Marco Valério Classe Colonnelli


2 Estudos Medievais

Estudo de obras literárias produzidas no medievo, com ênfase no período da Baixa Idade Média. Busca-se produzir novos conhecimentos relacionados à Idade Média com o propósito de desconstruir concepções reducionistas acerca do período que equivocadamente ficou conhecido como “Idade das trevas”. Para tal propósito, sem desprezar o estudo de obras canônicas, as pesquisas priorizarão a produção medieval que ficou à margem do cânone da História da Literatura Ocidental, a exemplo de obras escritas por mulheres.

Docentes: Luciana Calado Deplagne, Marta Pragana Dantas, Juan Ignácio Jurado-Centurión López, Aldinida Medeiros


3 Tradução e Cultura

Nesta linha, o conceito de tradução será abordado como prática social indissociável dos contextos histórico, cultural, político e econômico em que os processos tradutórios  são produzidos e circulam. A linha tem ainda como propósito desenvolver projetos de pesquisa com foco no diálogo entre literatura, cinema e outras mídias, considerando-se o contexto de adaptação, mas também para além dele.

Docentes: Wiebke Roben de Alencar Xavier, Marta Pragana Dantas, Daniel Alves, Genilda Azerêdo, Luiz Antonio Mousinho Magalhães, Roberto Carlos de Assis


4 Estudos Semióticos

A linha reúne projetos que têm como apoio teórico concepções semióticas, desde as filosóficas às discursivas, aplicadas à análise de textos literários. Evidenciam-se, também, as transculturações semióticas processadas interlínguas/código (português/libras/braile) e intermodalidades (oralidade/sinalização e escrita) e intergêneros (da literatura ao espetáculo).

Docentes: Maria de Fátima Barbosa de Mesquita, Edneia de Oliveira Alves, Socorro Aragão, Expedito Ferraz, Elinês Albuquerque