Internacionalização

O PPGL está inserido em dois projetos do CAPES/PRINT/UFPB:

Territórios da diversidade: educação, linguagens, mediações culturais e políticas públicas

Países:Reino Unido; Austrália; Espanha; Portugal; Estados Unidos; França; México; Canadá; Argentina; África do Sul; Suíça; Itália; Alemanha; Colômbia

Projeto 1 Mediações sociais, educativas, culturais, linguísticas e políticas em contextos marcados pela diversidade

Programas: PROLING, PPGPS, PPGEd, PPGM, PPGCR, PPGS, PPGL, PPGCJ, PPGDH, PPGAd

Coordenador: José Ferrari Neto

O projeto envolve 10 programas de pós-graduação e tem como foco investigações sobre as mediações sociais, educativas, culturais, linguísticas e as políticas públicas relacionadas, principalmente, à violação de direitos humanos. Nesse sentido, serão desenvolvidas as seguintes pesquisas: 1) sobre violações aos direitos humanos, crimes de massas e genocídios que foram perpetrados em diversos países; 2) mapeamento dos perpetradores das violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade em importantes documentos nacionais e internacionais, no âmbito da arte, literatura, filosofia, memória, informação e cultura midiática; 3) aprofundamento teórico em aspectos históricos e dimensões sociais que marcaram a trajetória do ensino de música institucionalizado no Brasil, evidenciando inclusões, exclusões e outras marcas tecidas pela colonialidade que delineou tal processo no país e em países da América Latina e EUA; 4) aprofundamento de discussões, em perspectiva comparada, sobre literaturas de minorias, indígenas e afro-ameríndias, envolvendo docentes e pesquisadores que trabalham nas Universidades do Arizona (EUA) e Alberta (Canadá); 5) investigações sobre a relação entre linguagem e educação, formação de docentes e representações sociais da prática docente; sobre o processamento e aquisição da linguagem atreladas ao conhecimento do desenvolvimento das competências linguísticas; 6) investigações sobre as diversas formas de expressão do fenômeno religioso, suas linguagens, as dimensões míticas, a inserção social das religiões, sua presença na educação, as relações com outras esferas da sociedade, os imaginários construídos, nos distintos contextos culturais, sob a perspectiva histórica e etnográfica; 7) pesquisas sobre a interferência e influência das TICs na construção de propostas capazes de impulsionar as ações didático-pedagógicas na direção do sucesso educacional, promovendo conhecimento via letramento digital; 8) investigações articuladas entre/no Brasil e Espanha sobre racismo e xenofobia; 9) Investigações sobre transjudicialidade, democracia e efeitos econômicos do poder, diversidade de ordenamentos jurídicos em espaços jus-políticos; 10) estudos nos diversos setores da sociedade civil das ações das comissões de direitos humanos e estreitamento das relações entre parceiros da Cátedra Unesco; 11) sobre a formação e a atuação dos gestores escolares no Brasil e nos países envolvidos de modo a compartilhar experiências e desenvolver soluções conjuntas

Projeto 2 Concepções de espaços, territórios e redes em contextos marcados pela diversidade

Programas: PPGEconomia, PPGL, PPGDH, PPGAU e PPGS

Coordenadora: Ana Cristina Marinho

O projeto envolve 5 programas de pós-graduação e tem como foco investigações sobre concepções de espaços, territórios e redes em territórios marcados pela diversidade. Nesse sentido, serão desenvolvidas as seguintes pesquisas: projeto “Future of the City Centre” (Northumbria University, UK; Institute for Future Cities, Universidade de Strathclyde; Universidade de Newcastle, Austrália, e Universidade da África do Sul), financiado pela Art and Humanities Research Council (AHRC) do Reino Unido (2018-2020); pesquisa “Ambientes do conhecimento: adequação das infraestruturas do ensino superior em Portugal e no Brasil”; pesquisas sobre narrativas de migrantes que redefinem espaços e fronteiras nas literaturas brasileira, canadense, americana e indígena; pesquisas sobre políticas públicas e redefinição de espaços de poder e investigações sobre diversidade de ordenamentos jurídicos em espaços jus-políticos.