Docentes

Profª. Drª Adinilda de Medeiros Souza [LATTES]

Doutorado em Literatura comparada, UFRN,

Possui pós-doutorado na Universidade de Coimbra, sob supervisão do Professor Doutor Carlos Reis e da Professora Doutora Cristina da Costa Vieira. Tem doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual da Paraíba (Campus III). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos estudos sobre romance, personagem romanesca, estudos de gênero e literatura da Idade Média (prosa).

E-mail: aldinidamedeiros@gmail.com

Grupo de pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos


Profª Drª Alcione Lucena de Albertim [ LATTES]

Doutorado em Letras, UFPB, 2012.

Possui Licenciatura plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFPB). É coordenadora do NEALC – Núcleo de Estudos Aprofundados de Línguas Clássicas. Área de atuação em Literatura Épica Grega e Latina, Tragédia Grega e Línguas Clássicas (grego e latim).

E-mail: lucena25@hotmail.com 

Grupo de pesquisa: NEALC – Núcleo de Estudos Aprofundados de Línguas Clássicas


Profª Drª Ana Cristina Marinho Lúcio [ LATTES ]

Doutorado em Literatura Brasileira, UFPB, 2001

E:mail: anamarinho@cchla.ufpb.br

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB. Graduada em História (1993) e doutora em Letras (2001) pela UFPB. Desenvolve pesquisas sobre teoria literária e literaturas africanas de língua portuguesa. Áreas de atuação: teoria literária, literaturas africanas de língua portuguesa, literatura infanto-juvenil e cultura popular.

Grupo de pesquisa: Espaço Narrado


Prof. Dr. Arturo Gouveia de Araújo [ LATTES ]

Doutorado em Literatura Comparada, USP, 1998.

E-mail: arturogouveia@terra.com.br

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras – Habilitação I pela Universidade Federal da Paraíba (1987) , mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1998) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Comparada.

Grupo de pesquisa: Literatura e Teoria Crítica


Prof. Dr. Daniel Antônio de Souza Alves [LATTES]

Doutorado em Estudos da Tradução, UFSC, 2014.

E-mail: daniel.alves.ufpb@gmail.com

Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), é Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, atuando em ensino e pesquisa relacionados a Tradução e Conflito; Linguística de Corpus, Tecnologia da informação, Linguística Sistêmico-Funcional; e em atividades de extensão na formação de tradutores(as).

Grupo de pesquisa: Estudos da Tradução: Teoria, Prática e Formação do Tradutor


Profª. Drª. Daniela Maria Segabinazi [LATTES]

Doutorado em Letras, UPFB, 2011.

E-mail: dani.segabinazi@gmail.com

Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa (licenciatura plena) pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), graduação em Direito (1995), pela mesma Universidade; Mestrado em Letras – Teoria da Literatura – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), e, Doutorado em Letras, pela Universidade Federal da Paraíba (2011), vinculado a àrea de Literatura e Cultura e a linha de literatura e ensino. Atualmente integra o quadro de professores do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB (PPGL). Tem experiência em Letras e Pedagogia, com ênfase em Literatura Infanto Juvenil e Literatura Brasileira; atuando, principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino e literatura comparada.

Grupo de pesquisa: Estágio, Ensino e Formação Docente


Profª. Drª. Elinês de Albuquerque Vasconcélos e Oliveira [ LATTES ]

Doutorado em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.

E:mail: eli.oliveira@uol.com.br

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, cultura popular, cultura inglesa, semiótica da cultura e literatura/ensino. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFPB), na área de Semiótica do Teatro.

Grupo de pesquisa: Literatura, Semiótica e Outras Linguagens


Profª. Drª Elaine Cristina Cintra [LATTES]

Doutorado em Letras, UNESP, 2005

E-mail: elcintra@gmail.com

Possui Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), campus de Araraquara, orientada pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Iannoni. Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de São José do Rio Preto, com tese sobre o Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, orientada pela Profa. Dra. Maria Heloísa Martins Dias. Pós-doutoramento na FFLCH da USP, sob a supervisão da Prof.a Viviana Bosi. Professora associada na Universidade Federal da Paraíba, atuando no Curso de Letras do Campus IV, em Mamanguape/PB. Também sou docente colaboradora e orientadora do PPLET – Programa de pós-graduação em Estudos Literários, da UFU. Áreas de interesse: Lírica moderna e contemporânea, Teoria Literária, Teoria da poesia.

Grupo de Pesquisa: Laboratório de Estudos de Poesia


Prof. Dr. Expedito Ferraz Júnior [ LATTES ]

Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2003).

E:mail: expeditoferrarjr@gmail.com 

Possui graduação em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2003) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Brasileira. Atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Poesia, Semiótica.

Grupo de pesquisa: Estudos de Semiótica Peirceana


Prof. Dr. Fabricio PossebonLATTES ]

Pós-Doutorado em Ciência da Religião, UFJF, 2011.

E-mail: fabriciopossebon@gmail.com

Possui graduação em Letras: grego e português pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado em Letras – Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2000, Batracomiomaquia – estudo e tradução) e doutorado em Letras pela UFPB (2007, O épico De Gestis Mendi de Saa de José de Anchieta). Atualmente é Coordenador da Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências das Religiões e professor adjunto do Departamento de Ciências das Religiões, Centro de Educação – UFPB, onde ministra Introdução ao Latim e Leitura de textos helênicos e latinos. Atua nos Grupos de Pesquisas Crenças: Antigas Tradições (UFPB/CNPq), Matemática e Cultura (UFRN/CNPq) e Raízes – Grupo de Pesquisa sobre religiões mediúnicas e suas interlocuções (UFPB/CNPq). Atua também no Curso de Licenciatura em Letras/Libras, modalidade a distância, ministrando Introdução aos Estudos Literários e nos Programas de Pós-Graduação em Letras (mestrado e doutorado) e Ciências das Religiões (mestrado). Como tradutor, publicou do grego: a Batracomiomaquia (Pseudo-Homero), o Rapto de Helena (Colutos), uma antologia de poetas bucólicos (Teócrito, Mosco, Bíon, Simias), a Didaqué (catecismo cristão do II séc. anônimo), Hero e Leandro (Museu); do latim, A Saga de Mem de Sá (José de Anchieta), Écloga IX (Henrique Caiado), O Triângulo Aritmético (Blaise Pascal), Os Números Amigáveis (De numeris amicabilibus – III artigo, Leonard Euler); do sânscrito, uma antologia de hinos do Rig-Veda. Tem experiência em mitologia indiana, grega e latina.

Grupo de pesquisa: SACRATUM – Hermenêutica filosófica e literária em diálogo com o estudo do sagrado


Profª Drª Genilda Azeredo [ LATTES ]

Doutorado em Literatura Anglo-Americana, UFSC, 2001.

E-mail: genilda@cchla.ufpb.br

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba. Desenvolveu pesquisa de mestrado sobre o conto moderno (Virginia Woolf) e de doutorado sobre as adaptações fílmicas de Jane Austen, com ênfase na ironia e seus efeitos (tanto no texto verbal quanto no texto fílmico). Tem experiência de ensino na área de Literaturas Estrangeiras Modernas, teoria do texto poético e teorias da narrativa (literária e fílmica). Há cinco anos, vem pesquisando e orientando principalmente estudos que focalizam a interrelação literatura e cinema – particularmente a adaptação fílmica – visando à análise de diferentes efeitos de significado que o diálogo intersemiótico produz, tanto no que diz respeito às diferentes linguagens (verbal e audiovisual) quanto aos diferentes contextos culturais e históricos em que as novas leituras de adaptação se inserem.

Grupo de pesquisa: Literatura, Cinema e Cultura Visual


Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues [LATTES]

Doutorado em Linguagens e Cultura, UFPB, 2010.

E-mail: hermanorg@gmail.com

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto II do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFPB). Realizou Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Pernambuco – PROPESQ/UFPE, na área de Análise do Discurso, sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Maria Virgínia Leal. Tem experiência na área de Linguagem, Literatura e Cultura, com ênfase em Semiótica, Literatura e Psicanálise. Desenvolve estudos sobre: a) Literatura Erótica; b) Erotismo, Discurso e Memória; c) Semiótica e Psicanálise; d) Literatura e Psicanálise; e) e Literatura e Estudos de Gênero.

Grupo de pesquisa: Literatura, Gênero e Psicanálise: percursos intersemióticos


Profa. Drª. Liane Schneider [ LATTES ]

Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa, UFSC, 2001.

E-mail: schliane@gmail.com

Possui graduação (Bacharelado) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). O doutorado em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) a professora obteve pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2000. Atualmente atua no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Suas pesquisas mais recentes estão voltadas aos estudos de gênero, culturais e pós-coloniais. A professora tem mais recentemente pesquisado a literatura produzida por grupos definidos como não-hegemônicos – indígenas, afro-descendentes, mulheres, homossexuais, etc. As literaturas em língua inglesa e as questões culturais implicadas (estadunidense, canadense, inglesa) e as comparações dessas com as produções brasileiras são seu maior interesse. No momento presta tutoria para o convênio FULBRIGHT/CAPES para aluna da UFPB que cursa o doutorado nos EUA.

Grupo de pesquisa: Estudos de gênero na literatura e cultura: campos de tensão e produção


Profª Drª Luciana Eleonora de Freitas Calado DeplagneLATTES ]

Doutorado em Letras, UFPE, 2006.

E-mail: lucianaeleonora@yahoo.com.br

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Realizou o doutorado sandwich na Université Blaise-Pascal, em Clermont-Ferrand, na França. Tem experiência docência na área de Letras: Literatura medieval, Literatura Brasileira, Língua e Literatura francesas, Teoria Literária, e na área de Comunicação Social. Áreas principais de pesquisa: Literatura Medieval, Gênero, Literatura Francesa, Literatura africana de expressão francesa, Literatura Brasileira, Tradução literária, Literatura Popular.

Grupo de pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos Medievais


Profª Drª Luciane Alves Santos [LATTES]

Doutorado em Letras, USP, 2009

E-mail: luciane.ufpb@gmail.com

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com estágio na Université Paris IV- Sorbonne. Mestre em Estudos Literários pela – Unesp – FCL/Araraquara. Graduação em Letras, Português/Francês pela Unesp – FCL/Araraq. Experiência no magistério superior, na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria da Literatura. Coordenadora do curso de Letras – Português (UFPB – litoral norte) e vice coordenadora do curso de Letras/ Espanhol, da Universidade Aberta do Brasil /UFPB. Líder do grupo de pesquisas “Variações do insólito: do mito clássico à modernidade”. Sou professora efetiva na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Letras/ CAPES.

Grupo de Pesquisa: Estágio, ensino e formação docente


Prof. Dr. Luiz Antonio Mousinho Magalhães [ LATTES ]

Doutorado em Teoria e História Literária, UNICAMP, 2003.

E-mail: lmousinho@yahoo.com.br

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa – pq do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor adjunto iv da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estética da Narrativa Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, ficção e sociedade, teoria da narrativa, ficção e comunicação e interdisciplinaridade.

Grupo de pesquisaGrupo de Pesquisa Sobre Ficção e Produção de sentido


Profª Drª Maria Angélica de Oliveira [ LATTES ]

Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa, UFPB, 2005.

E-mail: mariangelicasr@gmail.com

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) , especialização em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1998) , mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Língua Portuguesa. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fábula, Interdiscursividade, Leitura, língua falada.

Grupo de pesquisa: Estudos da Tradução: Teoria, Prática e Formação do Tradutor


Profª. Drª. Maria de Fátima B. de Mesquita Batista [ LATTES ]

Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral, USP, 1999.

E-mail: alvaro.mbatista@yahoo.com.br

Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista concluiu o doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo em 1999. Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Publicou 10 artigos em periódicos especializados e 47 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros e 5 livros publicados. Participou de 1 evento no exterior e 28 no Brasil. Orientou 9 dissertações de mestrado, além de ter orientado 11 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Lingüística e Letras. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 3 projetos de pesquisa. Atua na área de Lingüística, com ênfase em Semiótica. Em suas atividades profissionais interagiu com 48 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Semiótica, Romanceiro, Sociossemiótica, Literatura popular, Poesia Oral, Literatura oral, Análise do discurso, Cancioneiro Infantil, Discursivização e Enunciação.

Grupo de pesquisa: Semiótica e Literatura Popular


Profª. Drª. Maria do Socorro Silva de Aragão [ LATTES ]

Doutorado em Lingüística, USP, 1974.

E-mail: acaragao@terra.com.br

Possui graduação em Letras Anglo Germânicas pela Universidade Regional do Nordeste (1969) , especialização em Especialização em Lingüística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973) , mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1973) , doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1974) , pós-doutorado pela Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1977) , pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid (1978) e pós-doutorado pela Central Connecticut State University (1990) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba, professor titular da Universidade Federal do Ceará e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Lingüística. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Dialetologia, Falares Regionais, Fonetica e Fonologia.

Grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Lusofonia


Profª. Drª. Marta Pragana Dantas [ LATTES ]

Doutorado em Literatura Francesa, Université de La Sorbonne Nouvelle (Paris III), 2004.

E:mail: martaprada@uol.com.br

Possui graduação em LETRAS LICENCIATURA EM VERNÁCULO E FRANCÊS pela Universidade Católica de Pernambuco (1984), mestrado em LETRAS (TEORIA DA LITERATURA) pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em LITERATURA E CIVILIZAÇÃO FRANCESAS pela Universidade Paris III / Sorbonne-Nouvelle, França (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Francesa, Teoria da Literatura e Sociologia da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura francesa, sociologia da literatura, sociologia da tradução, língua francesa, campo literário e teoria da literatura.

Grupo de pesquisa: Produções Estético-Culturais e Sociedade


Prof. Dr. Milton Marques Júnior [ LATTES ]

Doutorado em Literatura Brasileira, UFPB, 1995.

E-mail: marquesjr45@hotmail.com

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Professor associado II da Universidade Federal da Paraíba., com experiência na área de Letras, em Literatura Brasileira e Portuguesa. Atualmente está integrado ao GREC – Grupo de Estudos Clássicos e Literários -, com produção na área das Literaturas Grega e Latina.

Grupo de pesquisa: GREC – Grupo de Estudos Clássicos e Literários


Prof. Dr Roberto Carlos [LATTES]

Doutorado em Línguistica Aplicada, com ênfase em Estudos da Tradução (2009)

Possui mestrado em Linguística Aplicada (2004) e doutorado em Linguística Aplicada, com ênfase em Estudos da Tradução (2009), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio SWE na Universidade de Lisboa (out 2007/out 2008), pós-doutorado (em curso) no POSTRAD/ UnB. Foi coordenador do curso de Bacharelado em Tradução da UFPB (2010/2012) e Chefe dos Departamentos de Letras Estrangeiras Modernas (abr/2012 a abr/2014) e de Mediações Interculturais (Dez 2014/ Julho 2016) do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da UFPB. Atualmente é Professor no Bacharelado em Tradução e no Programa de Pós Graduação em Letras daUFPB e Colaborador no programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin/FALE/UFMG). Participa de grupos de pesquisa na UFCG, UFPB, UFMG e UnB. É membro do corpo editorial de vários periódicos. É Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução – ABRAPT (2017-2019). Atua principalmente nos seguintes temas: Língua inglesa, Estudos da Tradução, Literatura Traduzida, Linguística Sistêmico-Funcional, Representação de Atores Sociais.

Grupos de Pesquisa: Competência Tradutória e formação de Tradutores

Grupo de pesquisa: Estudos da Tradução: teoria, prática e formação do tradutor


Profª. Drª. Sandra Luna [ LATTES ]

Doutora em Teoria e História Literária, UNICAMP, 2002.

E-mail: lunasand@uol.com.br

É Licenciada em Letras (Inglês, Francês e Português) pela Universidade Federal da Paraíba, possui Mestrado em Letras (Literatura Anglo-Americana, UFPB, 1992) e Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2002). Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba, atua também como docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Seus principais focos de interesse acadêmico recaem sobre as seguintes vertentes: Teoria e História Literária, Literatura Geral e Comparada, Dramaturgia e Estudos Comparados entre Literatura e Cinema. Coordena atualmente dois grupos de pesquisa: O Círculo de Estudos Avançados em Dramaturgia e o Círculo de Estudos Avançados em Literatura e Cinema. Sandra Luna é ainda dançarina e professora de Dança do Ventre.

Grupo de pesquisa: Círculo de Estudos Avançados em Dramaturgia


Prof. Dr. Sávio Roberto Fonsêca de Freitas [ LATTES ]

Doutorado em Letras, UFPB, 2012

E-mail: savioroberto1978@yahoo.com.br

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife (2001), Especialização em Literatura Brasileira (2003) e mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, Campus I – CCHLA, João Pessoa, na área Literatura e Cultura, linha de pesquisa Memória e Produção Cultural. Atuou como professor efetivo da Faculdade Sete de Setembro, no Curso de Letras, em Paulo Afonso, Bahia, de Agosto de 2002 a Dezembro de 2009. Professor Adjunto 2 no Curso de Graduação em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: mímese, poesia, ficção, estudo das representações culturais nas literaturas de língua portuguesa. É de nosso interesse pesquisas sobre literaturas africanas de língua portuguesa, principalmente, a produção literária de autoria feminina. Líder do Grupo de Pesquisa MILBA (Memória e Imaginário nas Literaturas Brasileira e Africanas), cadastrado no CNPq e certificado pela UFRPE.(Texto informado pelo autor)

Grupo de pesquisa: MILBA (Memória e Imaginário nas Literaturas Brasileira e Africanas)


Profª. Drª. Socorro de Fátima Pacífico Barbosa [ LATTES ]

Doutorado em Literatura Brasileira, USP, 1999.

E-mail: socorrofpbarbosa@hotmail.com

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1982), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba. Concluiu estágio de Pós-doutorado na PUCRS, em 2007. Atua nas áreas de História da Literatura, Psicanálise e Literatura Infanto-juvenil.

Grupo de pesquisa: Práticas sociais e culturais de leitura e escrita


Profa. Dra. Vanessa Riambaud [LATTES]

Doutora em Letras pela UFRGS

E-mail: vanessanrp@hotmail.com

Vanessa Neves Riambau Pinheiro é doutora pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Área de Estudos Literários, Ênfase em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-Africanas. Tem dois livros publicados pela Editora da UFPB nas áreas de literatura portuguesa e luso-africana e organizou outros três também na área de literatura e crítica literária. Foi professora da Universidade da Costa Rica (UCR) pelo programa Leitorado, tendo ministrado aulas de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira para hispano hablantes. Também foi Professora Adjunta da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) entre 2011 e 2012. Atualmente, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura e Sociedade Contemporânea (GELISC), o Projeto de Extensão Poesia fora da academia (Grupo AEDOS) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua como Professora Adjunta na graduação e na pós-graduação. Integra também o CEsA – Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, vinculado à Universidade de Lisboa.

Grupo de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Estudos de Literatura e Sociedade Contemporânea 


Profa. Dra. Wiebke Röben de Alencar Xavier [ LATTES ]

Doutora em Literatura pela Universität Osnabrück/Alemanha

E-mail: wiebke.xavier@gmail.com

É graduada em Licenciatura em Letras e doutora em Literatura pela Universität Osnabrück/Alemanha. Atualmente é Professora da Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Tem experiência em alemão e francês língua estrangeira, literatura alemã, francêsa e brasileira e literatura comparada. Atua no curso de extenção, na graduação e pós-graduação em Letras, trabalhando principalmente com os seguintes temas: língua alemã, literatura e civilização no ensino de alemão língua estrangeira, relações transatlânticas Brasil-Europa, transfert culturel, histórias da literatura, iluminismo e romantismo.

Grupo de pesquisa: Produções Estético-Culturais e Sociedade


Profª. Drª. Zélia Monteiro Bora [ LATTES ]

PhD in Portuguese and Brazilian Studies, Brown University / EUA, 1998.

E:mail: zeliabora@yahoo.com.br

Professora Associada de Literatura Brasileira e Comparada na Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Portuguese and Brazilian Studies – Brown University (1994-1998); Bolsista da AAUW Foundation e Professora Visitante na University of California, Berkey (2006-2007). Desenvolve pesquisas sobre Identidade, Narratividade e Memória.

Grupo de pesquisa: Literatura, Linguagens e Ecocrítica