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Planejamento PPGS - UFPB

por Coordenação publicado 14/10/2021 01h45, última modificação 27/10/2021 18h24
Planejamento PPGS - UFPB

Planejamento Estratégico do Programa

 

Metas e Ações para o quadriênio 2021-2024

 As diretrizes para a política de ensino de Pós-Graduação na UFPB apresentadas no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 estão baseadas na ideia de “alinhar o processo formativo técnico-acadêmico com a necessária visão humanística, ética e de compromisso social”, ao mesmo tempo em que busca a melhoria dos conceitos atribuídos pela CAPES. Com essa perspectiva, buscamos construir conexões entre as metas estabelecidas no PDI e as especificidades de nosso programa e estabelecemos as seguintes metas no quadriênio 2021-2024:

  1. Continuidade das atividades de autoavaliação;
  2. Reorganização das linhas de acordo com a nova composição do corpo docente;
  3. Ampliação de convênios nacionais e internacionais;
  4. Fortalecimento das ações de internacionalização;
  5. Aumento da produção técnica e bibliográfica;
  6. Promoção de ações que propiciem condições para acolhimento, permanência e diplomação na Pós-Graduação;
  7. Acompanhamento dos(as) egressos(as);
  8. Ampliação dos vínculos com a Graduação em Ciências Sociais da UFPB.

 

Metas e Avaliação do quadriênio 2017-2020

 Em 2017, dando continuidade às orientações do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB (2014-2018) e orientado pelo resultado da Avaliação Capes 2017, o Colegiado do PPGS-UFPB realizou um Seminário de Avaliação e Planejamento e elaborou as seguintes metas para o quadriênio 2017-2020:

  1. Aprimoramento e ampliação da produção qualificada docente e discente;
  2. Aumento da Integração entre as linhas;
  3. Ações de Internacionalização;
  4. Aperfeiçoamento das rotinas Administrativas e ampliação da Transparência;
  5. Ampliação do acesso à Pós-Graduação.


Para cada uma dessas metas foram realizadas as seguintes ações:

(1)  Estímulo à produção conjunta entre docentes e discentes; participação nos editais de apoio à Publicação da Pró-reitoria de pesquisa (PROPESQ);

(2)  Flexibilização da participação de professores nas linhas, de modo que os professores possam orientar e oferecer disciplinas em até duas linhas; Realização das Semanas acadêmicas do PPGS; ampliação da oferta de disciplinas optativas; Credenciamento de novos professores;

(3)  Participação no Capes-Print e estímulo à realização de pós-doutorados e estágios doutorais (sanduíche); Participação no edital interno para contratação de Professor Visitante;

(4)  Informatização de todos os procedimentos administrativos através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e formação de Comissões Permanentes de Bolsa e Recursos;

(5)  Adoção das Cotas raciais no processo seletivo e na distribuição de bolsas.