Áreas de Concentração

Área 1 – Teoria e Análise Linguística

 

Linhas de Pesquisa

a) Diversidade e Mudança Linguística

Nesta linha de pesquisa, a variação linguística e a regularidade, nos mais diversos contextos de uso, são estudados sob as perspectivas sincrônica e diacrônica. Aspectos fonético-fonológicos, morfológicos, sintático-semânticos, discursivos e lexicais são avaliados sob abordagens formalistas e funcionalistas, contribuindo tanto para a compreensão dos mecanismos de variação como para os de mudança.

Professores

Camilo Rosa Silva

Denilson Pereira de Matos

Dermeval da Hora Oliveira

Leonardo Wanderley Lopes

Maria Fabiana Bonfim de Lima Silva

Rubens Marques de Lucena

 

b) Linguagem, Sentido e Cognição

Os objetivos desta linha de pesquisa é reunir projetos que se dedicam ao estudo da significação, da relação entre língua, discurso, contexto e cognição, a partir de diferentes concepções teórico-metodológicas.

Professores 

Erivaldo Pereira do Nascimento

Jan Edson Rodrigues Leite

Lucienne C. Espíndola

Mônica Mano Trindade Ferraz

 

c) Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico.

Esta linha reúne pesquisas sobre dois campos interligados: o da aquisição da linguagem e o do processamento linguístico. No primeiro, a partir da perspectiva interacionista, interessa observar a aquisição e o desenvolvimento da fala, da escrita (letramento), e de línguas de sinais por surdos. Além disso, há também pesquisas em aquisição conduzidas sob a perspectiva inatista, a qual incide sobre o reconhecimento da gramática da língua materna. No segundo, a partir da perspectiva gerativista, interessam os estudos sobre compreensão e produção da linguagem de adultos através do processamento linguístico. Em ambos os campos, há também o interesse nos estudos sobre os chamados distúrbios ou patologias da linguagem.

 

Professores

Evangelina Maria Brito de Faria

Giorvan Ânderson dos Santos Alves

José Ferrari Neto

Márcio Martins Leitão

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante

Rosana Costa Oliveira

 

Área 2 – Linguística e Práticas Sociais

 

Linhas de Pesquisa

a) Linguística Aplicada

Esta linha congrega estudos que focalizam processos de ensino-aprendizagem de línguas, investigações em torno de práticas de letramento, trabalho e formação socioprofissional, políticas linguísticas, bem como o impacto da história das ideias sobre a linguagem no ensino de línguas.

Professores

Betânia Passos Medrado

Carla Lynn Reichmann

María del Pilar Roca Escalante

Regina Celi Mendes Pereira da Silva

Rosalina Maria Sales Chianca

Socorro Cláudia Tavares de Sousa

 

b) Discurso e Sociedade

Esta linha congrega estudos sobre a relação discurso, sujeito e sociedade a partir das seguintes perspectivas teórico-metodológicas: Análise de Discurso Francesa, Análise Crítica do Discurso, Análise Dialógica do Discurso, Linguística da Enunciação, Discurso Visual (Teoria da Multimodalidade).

Professores 

Danielle Barbosa Lins de Almeida

Maria Ester Vieira de Sousa

Maria de Fátima Almeida

Maria Regina Baracuhy Leite

Pedro Farias Francelino

Oriana de Nadai Fulaneti

 

c) Oral/escrito: práticas institucionais e não institucionais

Esta linha investiga textos orais, escritos e não verbais, dedicando-se a estudos de produções canônicas,  não canônicas e das culturas populares que envolvem práticas de leitura e de escrita de textos.

Professores 

Maria Ignez Ayala

Beliza Áurea de Arruda Mello

Maria Claurênia Abreu de Andrade Silveira