Gustavo Lopez Estivalet

UFPB: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1067529

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9729791228211446

Site: http://www.lexicodoportugues.com/gustavoestivalet/

E-mail: gustavoestivalet@hotmail.com

Grupos de pesquisa: GEPROL: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7011093120961110

Área de Concentração 1: Teoria e Análise Linguística

Linha de Pesquisa C: Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico

Formação: Possui Graduação em Letras – Língua francesa (UFSC, 2010), Mestrado em Linguística (UFSC, 2012) e Doutorado em Neurociências e Cognição (Université de Lyon I, 2016); realizou estágio pós-doutoral em psicolinguística no LabLing (UFSC, 2019). É professor e pesquisador do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da UFPB. Interesses: Possui interesse nas áreas de análise linguística, psicolinguística, línguas estrangeiras, linguística computacional; especial interesse em fonologia, morfologia, morfofonologia, morfossintaxe, léxico e eletroencefalografia. É coordenador do Laboratório de Eletrofisiologia e Cognição (LEC) e pesquisador do Laboratório/Grupo de Estudos em Processamento Linguístico (LAPROL/GEPROL).

Projetos:

1) Processamento e aquisição da morfologia em línguas estrangeiras: Este projeto tem como objetivo investigar através da psicolinguística experimental aspectos relacionados ao processamento e aquisição da fonologia, morfofonologia, morfologia e morfossintaxe de línguas estrangeiras como inglês, francês e espanhol. Os principais interesses estão em torno da morfologia flexional e derivacional e suas interfaces com a fonologia e a sintaxe. Para tanto, são explorados experimentos psicolinguísticos de decisão lexical, priming, memória de trabalho, entre outros. Estes experimentos são realizados através de técnicas comportamentais, eletroencefalografia (EEG) e rastreamento ocular (eye-tracking).

2) Representação e processamento de palavras no léxico mental: Este projeto tem como objetivos: i) Desenvolvimento de materiais linguísticos para pesquisa em psicolinguística e linguística de corpus. ii) Criação de recursos computacionais para o processamento de línguas naturais (PLN): conversor grafema-fonema, silabador, radicalizador, lematizador, etiquetador sintático, léxicos, corpora. iii) Implementação de modelizações linguísticas computacionais sobre os diferentes fenômenos linguísticos com especial enfoque sobre as interfaces lexicais morfológicas.