Isabelle Cahino Delgado

 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745581U3

E-mail: fgaisabelle@hotmail.com

Site:  https://posuta.com/pt/joao-pessoa/educacao/nucleo-de-estudo-em-linguagem-e-fala-nelf/

Grupos de Pesquisa:

O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO EM SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN

O termo letramento originou-se de literacy, palavra da língua inglesa e, atualmente, é visto como “o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita” (SOARES, 2004, p.18). Neste contexto, a Linguística em articulação com outras áreas, como a Fonoaudiologia, pode contribuir, sobremaneira, no aprendizado dos sujeitos com síndrome de Down por meio de ações que viabilizem um desenvolvimento eficaz e um uso da leitura e da escrita, em uma proposta com base no Letramento. Além disso, o professor pode ser visto como instrumento ímpar na transmissão do conhecimento, bem como os familiares são tomados como mediadores neste processo e, dessa maneira, podemos revelar estratégias de trabalho, a fim de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Assim, nosso objetivo é analisar o desenvolvimento do Letramento em sujeitos com síndrome de Down. Partimos do pressuposto, inclusive, de que a estimulação da modalidade oral da linguagem frente às crianças em processo inicial de desenvolvimento da fala é crucial para a apropriação, em um segundo momento, do sistema de leitura e escrita. O estudo será realizado na Clínica-Escola de Fonoaudiologia, do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB, localizada na cidade de João Pessoa-PB. Será observacional e experimental, porque os pesquisadores irão intervir com os pacientes com Síndrome de Down. Será descritivo, visto que os pesquisadores buscarão investigar as habilidades de linguagem oral e escrita. E será transversal e longitudinal, já que alguns pesquisadores farão pesquisas de coleta única e outros irão acompanhar o desenvolvimento do Letramento dos sujeitos, sendo observadas em um determinado período de tempo. Quanto às variáveis, os materiais e métodos e a análise dos resultados, estes serão definidos com base na pesquisa individual de cada pesquisador, mas todas serão voltadas para os aspectos do Letramento de sujeitos com síndrome de Down, considerando o desenvolvimento da oralidade e da apropriação da escrita deste público-alvo. Partindo do que foi abordado,esperamos ter uma compreensão positiva acerca do desenvolvimento do Letramento no contexto da síndrome de Down, uma vez que este público revela determinadas singularidades quanto ao desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita.

Coordenadora: Isabelle Cahino Delgado