Maria Ester Vieira de Sousa

 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4767710J1

E-mail: teca.vieiradesousa@gmail.com

Grupos de Pesquisa:

1) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7398571367017167 

PROJETO: LEITURA: PRÁTICAS, HISTÓRIAS E REPRESENTAÇÕES

Essa pesquisa tem como foco a leitura enquanto prática social e cultural. Nessa perspectiva, buscamos investigar os modos de ler, as histórias sobre a leitura (incluindo o que os sujeitos leem, como aprenderam a ler, como se relacionam com a leitura em seu cotidiano), os modos de falar sobre a leitura, enquanto prática cada vez mais exigida. Como objetivo geral, pretendemos contribuir para a formulação de uma memória do leitor que permita a reflexão sobre o (e/ou a revisão do) discurso da leitura e de sua prática em nossa sociedade. Especificamente, objetivamos: 1. analisar discursos de leitores, enfocando objetos da leitura e modos de ler, em diferentes espaços e épocas; 2. investigar o que dizem os leitores sobre a leitura, estabelecendo a relação desse dizer com a construção de um discurso oficial, institucionalizado e legitimado (instituído) sobre a leitura, veiculado em diferentes suportes (revistas, jornais etc.) e gêneros (leis, artigos científicos, slogans, campanhas publicitárias), em diferentes épocas; 3. investigar as práticas e histórias de leitura do leitor em formação, o aluno, e do leitor que pretende formar leitores, o professor. Enfim, propomo-nos a compreender as formas de apropriação do texto escrito, enquanto parte de uma política geral de constituição dos sentidos, compreendidos no conjunto das práticas sociais. Isso poderá nos levar a delimitar o perfil desses leitores, na intenção de melhor compreender as suas práticas de leitura e contribuir para a formulação de uma reflexão crítica sobre o leitor, a leitura, considerando aspectos relacionados à produção, circulação e recepção do texto escrito.