Regina Celi Mendes Pereira

 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790359Y9

E-mail: reginacmps@gmail.com

Site:  https://sites.google.com/site/gelitufpb/

Grupos de Pesquisa:

1) Líder do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho GELIT/UFPB

https://sites.google.com/site/gelitufpb/

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6476743463961327

2) Membro do GT da ANPOLL Gêneros Textuais/Discursivos

http://anpoll.org.br/gt/generos-textuais-discursivos/

3) Membro do Grupo Alter/USP- CNPq

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9522572307822581

 

PROJETOS:

  1.  ATELIÊ DE TEXTOS ACADÊMICOS

As ações do projeto preveem práticas de letramento acadêmico com os alunos da graduação dos cursos de Letras, Tradução e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Relações Internacionais, objetivando oferecer a esses alunos uma maior proficiência na elaboração de textos, condição indispensável à formação acadêmica dos graduandos. Pretendemos nesse projeto, intitulado ATELIÊ DE TEXTOS ACADÊMICOS (ATA), ampliar esse escopo de atuação para o nível de pós-graduação, voltando o foco para um nível maior de proficiência, tendo como objetivo geral criar um espaço de oficina de textos acadêmicos, e que também tenha acesso a diferentes áreas de conhecimento científico, viabilizando a investigação das diferentes nuances que envolvem a elaboração de textos acadêmicos em sua interface com diferentes formas de construir conhecimentos (Cf. BHATIA, 1993). A proposta encontra-se em conformidade com outras iniciativas Institucionais, a exemplo do que vem sendo desenvolvido na Universidade de Buenos Aires (UBA), com a qual mantemos vínculos de cooperação, que desenvolve projetos de letramento acadêmico com alunos da graduação e da pós-graduação (Cf. ARNOUX, 2009). Pretendemos atuar também nesse nível, criando um grupo de pesquisadores que atuem direta e indiretamente nas ações específicas de acompanhamento, assessoramento e supervisão de elaboração de artigos científicos, resumos, resenhas, dissertações e teses de nossos alunos da pós-graduação e de outros Programas e Áreas de conhecimento.

      2. GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA/ACADEMIA

A compreensão da linguagem como fenômeno sociointerativo permite constatar a amplitude do papel dos gêneros textuais como instrumentos constitutivos e reguladores das práticas de letramento socialmente adquiridas. Nosso projeto, então, investiga o processo de constituição dos textos escritos e também sua arquitetura interna, relacionando-a às suas condições de produção. Encontram-se vinculados a esta proposta geral, outros enfoques de investigação que envolvem alunos de Iniciação Científica, mestrandos e doutorandos, que partem da análise das orientações para a produção de textos em livros didáticos, investigação das atividades de reescrita e de que forma elas contribuem para o desenvolvimento da atividade de produção, bem como o levantamento das práticas de letramento escrito em uma comunidade indígena localizada no estado da Paraíba.