PEC-PLE 2026 – Matrícula e informações adicionais

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Categoria: PEC-PLE

Olá, estudante PEC-PLE! 

Se seu nome consta no resultado final do processo seletivo PEC-PLE 2026 e sua IES PEC-PLE é a UFPB, poderemos estar juntos em 2026 no curso de Português como Língua Estrangeira. Para isso, é necessário realizar a sua matrícula no PLEI, que ocorrerá no período de 02 a 20 de fevereiro. 

As informações sobre matrícula também estão disponíveis neste link. Abaixo, estão listados os documentos necessários, que não precisam ser traduzidos para o português – com exceção do item f): 

a) Carta de Apresentação emitida pela missão diplomática brasileira (original apostilada/legalizada). Acesse aqui o link do modelo;

b) Certidão de Nascimento ou de Casamento (original apostilada/legalizada e cópia autenticada);

c) Certificado de conclusão do ensino médio (original apostilado/legalizado e cópia autenticada);

d) Histórico escolar do ensino médio (original apostilado/legalizado e cópia autenticada);

e) Termo de Compromisso para Matrícula – TCM, em português, com data de emissão inferior a três meses da data da matrícula (2 originais). Acesse aqui o link do modelo;

• O TCM não precisa ser apostilado/legalizado caso você o assine na UFPB, no momento da apresentação dos documentos para matrícula.

• Você deverá entregar uma via ao coordenador do PEC na UFPB e outra ao PLEI.

f) Termo(s) de Responsabilidade Financeira – TRF, em português, com firma reconhecida e data de emissão inferior a três meses da data da matrícula (2 originais)

• A depender de quem seja seu responsável financeiro, há dois modelos desse documento: Pessoa Física (familiar, amigo, tutor etc.) e Pessoa Jurídica (órgão governamental, organização internacional, empresa etc.)

• Você pode ter um ou mais responsáveis financeiros (cada responsável deve preencher um TRF)

• Valor mínimo a ser enviado ao candidato: USD 300 (em caso de mais de um responsável, a soma dos valores prometidos deve ser no mínimo USD 300)

• Você deverá entregar uma via do(s) TRF(s) ao coordenador do PEC na UFPB e outra ao PLEI

• IMPORTANTE: talvez o seu país não legalize ou reconheça firma de documento em português. Se for o seu caso, você pode apresentar o(s) TRF(s) traduzido(s) para inglês/espanhol/francês com firma reconhecida e outro(s) TRF(s) com as mesmas informações em português. Os links dos modelos traduzidos estão disponíveis no item f) desta página.

g) Comprovante(s) de renda líquida mensal ATUALIZADO(S) do(s) responsável(is) financeiro(s), exceto no caso de estudante financiado(a) por órgão do governo, ONG, associação internacional, etc. Se este é seu caso, ou seja, você não é financiado por uma pessoa física, apresente comprovação;

h) Documento de identificação do(s) signatário(s) do(s) TRF(s) (cópia);

i) Atestado de saúde física e mental com data de emissão inferior a três meses da matrícula (original)

  • Pode ser emitido no Brasil;
  • O atestado deve:
    • ter assinatura e carimbo de profissional habilitado;
    • atestar se o candidato está apto a realizar estudos no exterior;
    • informar se o candidato apresenta qualquer condição de saúde relevante, incluindo doenças crônicas, uso contínuo de medicação ou acompanhamento médico regular, bem como qualquer deficiência, nos termos da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), com descrição do tipo e grau, quando for o caso.

j) Passaporte com visto temporário;

k) Inscrição no CPF

  • Observação: orientamos que você faça sua inscrição no CPF na embaixada do Brasil no seu país.

As aulas de Português como Língua Estrangeira no PLEI iniciam-se somente a partir do dia 23 de fevereiro de 2026. Em caso de dúvidas que não foram esclarecidas por essa notícia, entre em contato através do e-mail ufpbplei@gmail.com ou do perfil do Instagram @pleiufpb.

Imagem decorativa do site