Indicação dos casos exitosos de egressos titulados que tiveram atuação profissional de relevância na área ou segmento do Programa:
Ano de conclusão | Nome do pós-graduando | Título do trabalho defendido | Informações sobre o destino, atuação e impactos acadêmicos e sociais do egresso |
---|---|---|---|
2012 | LEONARDO WANDERLEY LOPES | Preferências e atitudes dos ouvintes em relação à variação linguística regional no telejornalismo | Professor Titular do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB; ExPró-Reitor de Pós-Graduação; Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
2012 | GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES | Processamento correferencial na Doença de Alzheimer | Professor Departamento de Fonoaudiologia da UFPB; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia |
2013 | CLEBER ALVES DE ATAIDE | Da esquerda para a direita: descrição e uso das cláusulas verbo-sujeito em manuscritos e impressos dos séculos XVIII, XIX e XX | Professor do Departamento de Letras da UFPE; Presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) |
2014 | MARIA EMMANUELE RODRIGUES MONTEIRO | Governamentalidade, biopolítica e biopoder: a produção identitária para o ‘corpo velho’ nos discursos da mídia brasileira contemporânea | Professor da Educação Básica do Município de Santa Rita (PB). Prêmio Vencedora de três edições do Prêmio “Mestres da Educação”, concedido pelo Governo do Estado da Paraíba, nos anos de 2017, 2019 e 2024 |
2014 | ROSYCLEA DANTAS SILVA | Ensinar a alunos com deficiência visual: conflitos e desenvolvimento | Foi Professora da Universidade Federal de Alagoas. É atualmente professora da Universidade Federal da Paraíba. Recebeu o Certificado de Inovação, da Fundação Lemann, Columbia University, Artemisia. |
2016 | PATRÍCIA BARRETO DA SILVA CARVALHO | O saber da maçã: um estudo das representações sociais do professor | Professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); Ganhadora do Prêmio Nacional Professor Nota 10 da Fundação Victor Civita. |
2017 | PAULO VINÍCIUS ÁVILA NÓBREGA | O sistema de referenciação multimodal de crianças com Síndrome de Down em engajamento conjunto | Professor de Letras da Universidade Estadual da Paraíba; Docente do PROFLETRAS; Coordenador da Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita, da UEPB |
2017 | DANIELLY LOPES DE LIMA | A dislexia e a compreensão das anáforas em textos jornalísticos | Diretora da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – UFCG; Coordenadora do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior do Centro de Formação de Professores – UFCG e do Grupo de Pesquisa Língua, Educação e População Negra (LEPONE) da Universidade Federal de Campina Grande. |
2017 | PATRÍCIA SILVA ROSAS DE ARAÚJO | Análise dialógica de réplicas no gênero comentário online: a compreensão responsiva ativa sobre o segundo casamento cristãocatólico. | Professora do Departamento de Metodologias da Educação, da UFPB; Coordenadora do Projeto “Desengaveta meu Texto: Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental II”, vencedor do Prêmio Nacional Jabuti. |
2018 | GABRIELA BELO DA SILVA | ENEM, a política linguística do escrito: representações dos docentes e efeito retrativo | Coordenadora da Pós Graduação (POSLET), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF BAIANO |
2020 | IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA | Protocolo de Avaliação Multimodal Infantil – PAMI: uma proposta para análise da matriz multimodal em cenas de atenção conjunta na Síndrome de Down | Professor do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Atua do Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. |
2020 | DÉBORA VASCONCELOS CORREIA | Teoria Integrada da Fluência: Afinal, o que é fluência? | Professora Departamento de Fonoaudiologia da UFPB; Credenciada como professora permanente do PROLING; Recebeu 3o Lugar (Menção Honrosa) no Prêmio Anpoll de Teses. |
2021 | LUCIANA FERNANDES NERY | Entre os riscos e a coragem de dizer a verdade sobre si: os discursos das sobreviventes de estupro a partir da prática da confissão no facebook | Docente-pesquisadora no campus avançado de Patu, da UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), onde recebeu o prêmio Luiz Di Souza com a pesquisa de Iniciação Científica “O Instagram como uma estratégia biopolítica à denúncia do estupro: uma análise dos discursos das mulheres na página @souvitima” em 16 de maio de 2024. |
2023 | EDICLECIA SOUSA DE MELO | A relação gesto-fala em narrativas infantis de herança quilombola paraibana | É professora da rede municipal do Conde-PB. Pesquisadora e liderança no quilombo de Mituaçu. Atua na difusão da memória das narrativas ancestrais do quilombo |
2024 | AGOSTINHO MOISÉS JOSÉ MUCHOMBE | A multimodalidade gestualverbal na produção de gêneros orais: receita culinária, relato de experiências e autobiografia de crianças falantes de Português e Ndawu em Moçambique | Professor do curso de Português e Línguas Bantu, da Universidade de Púnguè, Moçambique. Participou do intercâmbio estimulado pelo PROAFRI com universidades brasileiras. Faz pesquisa intercontinental. |
João Pessoa (PB), 21 de março de 2025
Jan Edson Rodrigues Leite (Coordenador)
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (Vice-Coordenadora)