Pular para o conteúdo

Egressos

Indicação dos casos exitosos de egressos titulados que tiveram atuação profissional de relevância na área ou segmento do Programa:

Ano de conclusãoNome do pós-graduandoTítulo do trabalho defendidoInformações sobre o destino, atuação e impactos acadêmicos e sociais do egresso
2012LEONARDO WANDERLEY LOPESPreferências e atitudes dos ouvintes em relação à variação linguística regional no telejornalismoProfessor Titular do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB; ExPró-Reitor de Pós-Graduação; Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
2012GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVESProcessamento correferencial na Doença de AlzheimerProfessor Departamento de Fonoaudiologia da UFPB; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
2013CLEBER ALVES DE ATAIDEDa esquerda para a direita: descrição e uso das cláusulas verbo-sujeito em manuscritos e impressos dos séculos XVIII, XIX e XXProfessor do Departamento de Letras da UFPE; Presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN)
2014MARIA EMMANUELE RODRIGUES MONTEIROGovernamentalidade, biopolítica e biopoder: a produção identitária para o ‘corpo velho’ nos discursos da mídia brasileira contemporâneaProfessor da Educação Básica do Município de Santa Rita (PB). Prêmio Vencedora de três edições do Prêmio “Mestres da Educação”, concedido pelo Governo do Estado da Paraíba, nos anos de 2017, 2019 e 2024
2014ROSYCLEA DANTAS SILVAEnsinar a alunos com deficiência visual: conflitos e desenvolvimentoFoi Professora da Universidade Federal de Alagoas. É atualmente professora da Universidade Federal da Paraíba. Recebeu o Certificado de Inovação, da Fundação Lemann, Columbia University, Artemisia.
2016PATRÍCIA BARRETO DA SILVA CARVALHOO saber da maçã: um estudo das representações sociais do professorProfessora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); Ganhadora do Prêmio Nacional Professor Nota 10 da Fundação Victor Civita.
2017PAULO VINÍCIUS ÁVILA NÓBREGAO sistema de referenciação multimodal de crianças com Síndrome de Down em engajamento conjuntoProfessor de Letras da Universidade Estadual da Paraíba; Docente do PROFLETRAS; Coordenador da Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita, da UEPB
2017DANIELLY LOPES DE LIMAA dislexia e a compreensão das anáforas em textos jornalísticosDiretora da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – UFCG; Coordenadora do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior do Centro de Formação de Professores – UFCG e do Grupo de Pesquisa Língua, Educação e População Negra (LEPONE) da Universidade Federal de Campina Grande.
2017PATRÍCIA SILVA ROSAS DE ARAÚJOAnálise dialógica de réplicas no gênero comentário online: a compreensão responsiva ativa sobre o segundo casamento cristãocatólico.Professora do Departamento de Metodologias da Educação, da UFPB; Coordenadora do Projeto “Desengaveta meu Texto: Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental II”, vencedor do Prêmio Nacional Jabuti.
2018GABRIELA BELO DA SILVAENEM, a política linguística do escrito: representações dos docentes e efeito retrativoCoordenadora da Pós Graduação (POSLET), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF BAIANO
2020IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMAProtocolo de Avaliação Multimodal Infantil – PAMI: uma proposta para análise da matriz multimodal em cenas de atenção conjunta na Síndrome de DownProfessor do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Atua do Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia.
2020DÉBORA VASCONCELOS CORREIATeoria Integrada da Fluência: Afinal, o que é fluência?Professora Departamento de Fonoaudiologia da UFPB; Credenciada como professora permanente do PROLING; Recebeu 3o Lugar (Menção Honrosa) no Prêmio Anpoll de Teses.
2021LUCIANA FERNANDES NERYEntre os riscos e a coragem de dizer a verdade sobre si: os discursos das sobreviventes de estupro a partir da prática da confissão no facebookDocente-pesquisadora no campus avançado de Patu, da UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), onde recebeu o prêmio Luiz Di Souza com a pesquisa de Iniciação Científica “O Instagram como uma estratégia biopolítica à denúncia do estupro: uma análise dos discursos das mulheres na página @souvitima” em 16 de maio de 2024.
2023EDICLECIA SOUSA DE MELOA relação gesto-fala em narrativas infantis de herança quilombola paraibanaÉ professora da rede municipal do Conde-PB. Pesquisadora e liderança no quilombo de Mituaçu. Atua na difusão da memória das narrativas ancestrais do quilombo
2024AGOSTINHO MOISÉS JOSÉ MUCHOMBEA multimodalidade gestualverbal na produção de gêneros orais: receita culinária, relato de experiências e autobiografia de crianças falantes de Português e Ndawu em MoçambiqueProfessor do curso de Português e Línguas Bantu, da Universidade de Púnguè, Moçambique. Participou do intercâmbio estimulado pelo PROAFRI com universidades brasileiras. Faz pesquisa intercontinental.

João Pessoa (PB), 21 de março de 2025
Jan Edson Rodrigues Leite (Coordenador)
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (Vice-Coordenadora)