Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > I Seminário de Novas Abordagens em Gramática: homenagem aos 60 anos da publicação de Estruturas Sintáticas
conteúdo

Notícias

I Seminário de Novas Abordagens em Gramática: homenagem aos 60 anos da publicação de Estruturas Sintáticas

Universidade de Santa Catarina, de 08 a 10 de novembro de 2017

publicado: 17/05/2017 19h19, última modificação: 17/05/2017 19h19

O Seminário de Novas Abordagens em Gramática é um evento promovido pelo Núcleo de Estudos Semânticos (NES), do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC. Esta primeira edição faz uma homenagem aos 60 anos da publicação de Estruturas Sintáticas, de Noam Chomsky, obra que inaugurou uma nova forma de fazer linguística e iniciou a discussão contemporânea acerca da construção de modelos de gramática.

O objetivo deste Seminário é fomentar discussões teórico-epistemológicas acerca de diferentes modelos de gramática – como Gramática de Construções, Sintaxe mais Simples, Teoria da Otimidade, HPSG, LFG, Funcionalismo, Gramática Cognitiva, GB, Cartografia e Minimalismo. O propósito do Seminário é antes a discussão metateórica do que a apresentação de análises de fenômenos linguísticos específicos à luz de diferentes abordagens.
Semelhantemente ao que Chomsky faz em 1957 em relação aos modelos disponíveis à época, o objetivo deste Seminário é proporcionar um ambiente de interlocução acerca de diferentes modelos de gramática – e a maneira mais direta de fazê-lo é ensejar a própria discussão teórico-epistemológica.