Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de extensão “Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa”

Projeto de extensão “Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa”

publicado: 30/11/2017 11h53, última modificação: 30/11/2017 11h53

O Projeto de extensão “Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa” (EFOPLI) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) organizou, nos dias 24 e 25 deste mês, o 4º Encontro Paraibano de Professores de Inglês (EPPI(link is external)) e a 2ª Conferência de Professores de Inglês do Município de João Pessoa.

Em seu 4º ano, o encontro se constitui como o maior evento de professores de inglês da Paraíba e do Nordeste, realizado de forma gratuita, com o objetivo de ampliar cada vez mais o número de professores de inglês da rede regular de ensino. A programação constou de 5 plenárias e 17 oficinas. Importantes palestrantes voluntários, nacionais e internacionais, promoveram discussões e reflexões sobre diversos assuntos relacionados ao ensino de línguas. A sessão de pôsteres reuniu 40 trabalhos resultantes dos encontros formativos ofertados pelo EFOPLI ao longo do ano de 2017 e de pesquisas de estudantes de Letras de instituições da Paraíba. A professora Fátima Lira foi homenageada pelo seu pôster, que apresentou momentos importantes de seus 40 anos de docência na rede regular de ensino.

Em 2017, a quarta edição do EPPI aconteceu juntamente com a “2ª Conferência dos Professores de Inglês do Município de João Pessoa”, considerando a parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Projeto EFOPLI-UFPB, que ofertou a formação continuada dos professores de inglês do município em 2017. Os eventos contaram com 400 professores inscritos de diversos municípios da Paraíba, além de docentes de outros Estados. Pela primeira vez, os eventos contaram com um Comitê de Acessibilidade, coordenado pela professora Edneia Alves, para a inclusão de professores surdos.

Importantes parcerias nacionais e internacionais tornaram o evento possível, como o Colégio Marista Pio X, onde aconteceu a abertura no dia 24, o Consulado Americano em Recife, o Regional English Language Office (RELO/BRAZIL), a Associação de Professores de Inglês da Paraíba (BRAZ-TESOL Paraíba Chapter), o BRAZTESOL/RN, a Gráfica Santa Marta, o Programa Idiomas sem Fronteiras, editoras internacionais como National Geographic Learning, Macmillan e Pearson, Bookline, além de instituições de ensino superior da Paraíba e de outros estados e países.

Participaram da mesa de abertura a Diretora do CCHLA, professora Mônica Nóbrega; o Diretor do Centro de Línguas Estrangeiras do Município de João Pessoa (CELEST), Jonathan Vieira, representando a Prefeitura Municipal de João Pessoa; Stuart Beechler, como representante da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil; a Dra. Lucimar Dantas, representando o Colégio Marista Pio X e a professora Dra. Mariana Pérez (UFPB), coordenadora do projeto EFOPLI e dos eventos. Estiveram presentes, ainda, o Diretor do Centro de Línguas do Estado da Paraíba, Agripino Elias; Patrícia Ferreira, da Secretaria de Educação do Estado; a vice-chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Dra. Betânia Medrado; o Coordenador do Idiomas sem Fronteiras UFPB, Edmilson Borborema, entre outras autoridades.

As plenárias de abertura foram proferidas pelo professor Ruberval Maciel da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e por John Mark King, Regional English Language Officer nos Estados Unidos. O professor Dr. Sérgio Ifa, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi homenageado pelo apoio ao evento, considerando que o professor tem participado de todas as edições do EPPI, fortalecendo a parceria entre a UFPB e outros estados. O professor Ifa, que é coordenador do Grupo de Pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET), parabenizou o projeto EFOPLI-UFPB pela iniciativa. Para o professor, “este é um dos maiores eventos de que ele já participou, sendo extremamente significativo para os professores universitários, da rede regular e estudantes de Letras envolvidos”.

O evento lançou a Campanha “Let’s help Keo(link is external)!” que tem por objetivo levantar recursos necessários para a aquisição de uma cadeira de rodas adequada às necessidades da estudante de Letras-Inglês da UFPB, Keonara Torquato, que é membro do EFOPLI-UFPB e ofereceu oficina nos eventos.

Mais informações sobre o projeto e eventos podem ser encontradas na fanpage do EFOPLI-UFPB(link is external) e nos perfis de outras redes e mídias sociais como Instagram, Flickr e youtube.

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria