Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Sesc de Letras: inscrições abertas para quatro rodas de leitura

Sesc de Letras: inscrições abertas para quatro rodas de leitura

publicado: 14/08/2017 09h53, última modificação: 14/08/2017 09h53

O Setor de Cultura do Sesc Centro João Pessoa abre inscrições para quatro rodas de leituras marcadas para 15, 16 e 17 de agosto. As propostas são ações culturais que fazem parte do Projeto Sesc de Letras 2017. As três primeiras atividades acontecem, das 18h às 22h, e a última das 9h às 11h, para os alunos do curso de Letras e o público em geral. O objetivo central é a formação de leitores e estimulação de diversas práticas com as atividades propostas. O local é o Sesc Centro João Pessoa.

A primeira roda de leitura, no dia 15, tem o tema Literatura e Psicanálise - A Dor e Suas Figurações. O professor do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Hermano Rodrigues é o palestrante que discute literatura e psicanálise, a partir da interlocução. Pretende analisar as dimensões representativas da dor, do modo a compreender as performances que a cercam e as configurações que assumem em determinado momento social e literário, através da investigação de textos como poemas, conto, romance, carta, narrativa de viagem e outros gêneros.

No dia 16, o tema é Poemas de Sérgio de Castro Pinto, e tem como palestrante o poeta Sanderli José da Silva Segundo (Sander Brown). Sérgio Castro Pinto é um dos poetas paraibanos mais expressivos no cenário nacional, com livros e poemas que circulam por todo Brasil. A partir da reflexão sobre o autor, é pretendida a estimulaçãoda prática poética através da leitura, escrita e construção de um livro coletivo.

A terceira roda de leitura, no dia 17, com o tema Ventre Urbano, reúne o debate sobre produções literárias do coletivo formado por vozes femininas. A palestrante Letícia Palmeira apresenta o projeto Ventre Urbano que tem como base a antologia de contos, publicada em 2016 pela Editora Penalux, com o objetivo de abrir discussão sobre o papel da mulher na literatura e no mundo. É a primeira antologia de contos escritos por autoras paraibanas ou no estado naturalizado.

Ainda no dia 17, a última roda de leitura acontece e apresenta o espetáculo Estórias, com direção geral de Guilherme Schulze. A atração é voltada para o público em geral e infantil, a partir dos 7 anos. Apresenta, através da narração, romances da literatura oral nordestina e reúne quatro contos numa grande e divertida brincadeira. O texto tem como temática principal o medo e as suas especificidades. Cada personagem demonstra coragem para enfrentar os principais desafios. No final, o público decide quem é o mais corajoso deles. A escolha da narrativa vem do desejo de contar histórias estimulantes com o objetivo de entreter e despertar a curiosidade do público infantil.

Professores, estudantes, escritores e todos os cidadãos interessados por literatura podem ampliar seus horizontes através da iniciativa do Sesc. Tem como objetivo construir um ambiente de trocas que privilegia os textos escritos, as narrativas orais improvisadas e o imaginário dos participantes. As inscrições podem ser feitas diretamente no Setor de Cultura. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (83) 3208-3158. O Setor de Cultura está no Sesc Centro João Pessoa que se localiza na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro.