Você está aqui: Página Inicial > MENU > ASSUNTOS > Eventos > II Coloquio Internacional Pensamento, Linguagem e Ação

II Coloquio Internacional Pensamento, Linguagem e Ação

por bartolomeu publicado 28/01/2018 16h46, última modificação 28/01/2018 18h46
Organizadores/Chair: Candida de Sousa Melo (UFPB) Chair; Daniel Vanderveken (UFRN/UQTR) Chair. Bartolomeu Leite da Silva (UFPB) Co-Chair; Maria das Graças S. Rodrigues (UFRN) Co-chair.

II Colóquio Internacional Linguagem, Pensamento e Ação

por PPGF publicado 28/01/2018 16h49, última modificação 29/04/2020 10h03
Organizadores/Chair: Candida de Sousa Melo (UFPB) Chair; Daniel Vanderveken (UFRN/UQTR) Chair. Betto Leite da Silva (UFPB) Co-Chair; Maria das Graças S. Rodrigues (UFRN) Co-chair.

II COLÓQUIO INTERNACIONAL LINGUAGEM, PENSAMENTO E AÇÃO
II COLLOQUE INTERNATIONAL LANGAGE, PENSÉE ET ACTION
II INTERNATIONAL COLLOQUIUM LANGUAGE, THOUGHT AND ACTION

Organizadores:

• Candida de Sousa Melo (UFPB) Chair;
  • Daniel Vanderveken (UFRN/UQTR) Chair.
  • Betto Leite da Silva (UFPB) Co-Chair;
  • Maria das Graças S. Rodrigues (UFRN) Co-chair.

1-BANNER-II-CIPLA.jpgNa filosofia contemporânea, nas ciências humanas e cognitivas e na inteligência artificial a linguagem, o pensamento e a ação são inseparáveis. A linguagem serve para expressar e comunicar os pensamentos dos agentes. Ela serve também para agir no mundo. Neste colóquio, os conferencistas farão apresentações sobre esta temática. Haverá ênfase sobre a perspectiva pragmática e dinâmica do discurso.

O I Colloque International Langage, Pensée et Action foi realizado no âmbito do 76º Congresso da Association Canadienne Française pour l'Avancement des Sciences – ACFAS, em 2008, na cidade de Québec. O IIº Colóquio Internacional Linguagem, Pensamento e Ação se realizará nos dias 12 e 13 de junho, na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, na cidade de João Pessoa. O evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros na área da filosofia, da linguistica e da inteligência artificial. Tal evento buscará promover o diálogo, o conhecimento mútuo e o consequente aprimoramento das pesquisas realizadas no Brasil. A participação dos convidados estrangeiros ajudará a aproximar a comunidade brasileira de seus colegas de outros países, o que estimula a divulgação da pesquisa feita no Brasil no exterior e o aprimoramento das pesquisas aqui realizadas. O evento será composto de várias mesas redondas, de palestras dos professores convidados, de sessões de comunicações de trabalhos submetidos por professores e estudantes de graduação e pós-graduação. O evento conta com a participação de pesquisadores e estudantes da comunidade local e regional.

Conferencistas convidados:

• Jean-Pierre Desclés (Université Paris-Sorbonne)
  • Philippe de Rouilhan (Université Paris-Sorbonne)
  • Rob van der Sandt (University Radbout)
  • Daniel Vanderveken (UFRN/UQTR)
  • Zlatka Guentcheva (CNRS-Laboratoire LACITO)
  • André Leclerc (UnB)
  • Maria das Graças S. Rodrigues (UFRN)
  • Betto Leite da Silva (UFPB)
  • Candida de Sousa Melo (UFPB)

Programação Geral do Evento

por bartolomeu última modificação 28/01/2018 16h43