Encontro Foucautiano

Abertas inscrições para o 1º Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: Governamentalidade & Segurança

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e o Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em História, com o apoio da CAPES, realizam o 1º Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: Governamentalidade & Segurança, que ocorrerá de 13 a 15 de maio, deste ano. O encontro tem por objetivo reunir professores e pesquisadores de universidades do país e do exterior com a finalidade de articular um campo de pesquisas que, embora consolidado no exterior, encontra-se pouco desenvolvido no Brasil. O evento também comemora o 30º aniversário da morte de Michel Foucault e dos 50 anos do Golpe Civil-Militar brasileiro.

O professor organizador do encontro, Nildo Avelino, ressalta a importância desse evento para a comunidade acadêmica, não só de todo Brasil, mas especificamente do Nordeste. “É uma maneira de trazer uma discursão pra cá, e ao mesmo tempo tentar fazer que numa parte desse encontro, exista um espaço de discursão permanente no nordeste. A discursão aqui na UFPB é quase inexistente”, afirma Nildo.

A proposta do encontro situa-se dentro das linhas de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas Anarquistas (GEPAn) que foi criado em julho de 2011 pelo professor Nildo Avelino e desde então vem desenvolvendo pesquisas e palestras relacionadas ao anarquismo, além de ter um foco nos estudos foucaultianos.  O grupo tem a certificação da UFPB e está ligado ao CNPQ. É composto por 8 pesquisadores, onde 3 são da UFPB, e os demais são da UEPB e UNICAMP-SP. A participação destes é esporádica e circunstancial. Também integram o grupo, cinco estudantes, onde dois deles são bolsistas, e dois são mestrandos.

Um destaque do encontro vai para o palestrante Salvo Vaccaro, professor de Filosofia Politica na Universidade de Palermo (Italia). O professor Nildo Avelino revela a intenção de iniciar uma cooperação internacional do palestrante com a UFPB e o GEPAn. Ele expõe  já ter conversado com o professor italiano sobre essa intenção e ter passado para este as exigências institucionais da UFPB. Ele acredita ser provável a efetivação desse acordo, com a presença do Professor Vaccaro na UFPB.

Atualmente, o GEPAn está desenvolvendo a pesquisa intitulada “Memória operária e cultura anarquista na Paraíba (1870-1930). A pesquisa recebeu apoio financeiro do CNPq e conta com 2 bolsistas PIBICs, com bolsas concedidas pela PRPG.

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de abril no site, www.cchla.ufpb.br/estudosfoucaultianos/inscricoes/.

Mais informação sobre o Encontro em: www.cchla.ufpb.br/estudosfoucaultianos/.

Fonte: Nildo Avelino ((GEPAn/CCHLA/UFPB)

Setor de Comunicação do CCHLA – Estagiária: Polyanna Gomes.