Sobre o PPGA

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba tem como objetivo oferecer formação no nível de mestrado na área para estudantes graduados.

O curso pretende formar profissionais pesquisadores, capazes de conhecer, em profundidade, as principais correntes das teorias antropológicas clássicas e contemporâneas, bem como realizar articulações teórico-metodológicas por meio de pesquisas bibliográficas, trabalhos de campo, elaboração de etnografias e teorias. O curso busca fortalecer e ampliar a produção de conhecimento antropológico no Estado e responder a diferentes demandas no campo da antropologia no contexto regional.

O PPGA da UFPB também busca aprofundar o debate teórico-metodológico sobre o campo da ação social, de modo a responder à crescente demanda por antropólogos em espaços institucionais externos à academia – organizações não-governamentais, empresas privadas, órgãos governamentais, entre outros. A articulação entre, de um lado, o trabalho clássico de pesquisa antropológica e, de outro lado, a reflexão acadêmica sobre os novos contextos de ação social dos antropólogos é uma das características que singularizam o curso.

O Mestrado em Antropologia da UFPB é uma iniciativa conjunta do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE/campus IV/Rio Tinto) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/campus I/João Pessoa), com participação de docentes de dois departamentos de Ciências Sociais da mesma instituição.

A sede da secretaria, na gestão 2013 – 2015, é no CCHLA, no campus I da UFPB na cidade de João Pessoa. A coordenação do Programa trabalha a partir de uma perspectiva de gestão integrada entre os dois campi.

 


Área de Concentração: 
Antropologia Social

Linhas de pesquisa:

1 – Imagem, arte e performance

2 – Corpo, saúde, gênero e geração

3 – Território, identidade e meio ambiente

4 – Etnografias e sociabilidades urbanas

5 – Políticas sociais e desenvolvimento