Pular para o conteúdo

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Doutorado e Mestrado

Linhas de Pesquisa:

DISCURSO E SOCIEDADE

Esta linha congrega estudos sobre a relação discurso, sujeito e sociedade a partir das seguintes perspectivas teórico-metodológicas: Análise de Discurso Francesa, Análise Crítica do Discurso, Análise Dialógica do Discurso, Linguística da Enunciação, Discurso Visual (Teoria da Multimodalidade).

LINGUÍSTICA APLICADA

Esta linha congrega estudos que focalizam processos de ensino-aprendizagem de línguas, investigações em torno de práticas de letramento, trabalho e formação socioprofissional, políticas linguísticas, bem como o impacto da história das ideias sobre a linguagem no ensino de línguas.

ORAL E ESCRITO: PRÁTICAS INSTITUCIONAIS E NÃO INSTITUCIONAIS

Esta linha investiga textos orais, escritos e não verbais, dedicando-se a estudos de produções canônicas, não canônicas e das culturas populares que envolvem práticas de leitura e de escrita de textos.

Linhas de Pesquisa:

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E PROCESSAMENTO LINGUÍSTICO

Esta linha reúne pesquisas sobre dois campos interligados: o da aquisição da linguagem e o do processamento linguístico. No primeiro, a partir da perspectiva interacionista, interessa observar a aquisição e o desenvolvimento da fala, da escrita (letramento), e de línguas de sinais por surdos. Além disso, há também pesquisas em aquisição conduzidas sob a perspectiva inatista, a qual incide sobre o reconhecimento da gramática da língua materna. No segundo, a partir da perspectiva gerativista, interessam os estudos sobre compreensão e produção da linguagem de adultos através do processamento linguístico. Em ambos os campos, há também o interesse nos estudos sobre os chamados distúrbios ou patologias da linguagem.

DIVERSIDADE E MUDANÇA LINGUÍSTICA

Nesta linha de pesquisa, a variação linguística e a regularidade, nos mais diversos contextos de uso, são estudadas sob as perspectivas sincrônica e diacrônica. Aspectos fonético-fonológicos, morfológicos, sintático-semânticos, discursivos e lexicais são avaliados sob abordagens formalistas e funcionalistas, contribuindo tanto para a compreensão dos mecanismos de variação como para os de mudança.

LINGUAGEM, SENTIDO E COGNIÇÃO

O objetivo dessa linha de pesquisa é investigar a produção e a compreensão do significado das construções linguísticas (no nível lexical, gramatical, pragmático-discursivo e cognitivo) nas modalidades orais, escritas ou gestuais, a partir de diferentes concepções teórico-metodológicas.