XSIDH 2019

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHO

Orientações gerais:

O resultado da avaliação dos trabalhos completos submetidos ao X SIDH, será divulgado no site do evento pelo Comitê Científico e a Carta de Aceite será enviada, via e-mail, para o autor do texto, que deverá comunicar aos coautores. Os textos enviados, quando aprovados pelo Comitê Científico, implicarão na cessão dos direitos autorais para publicação nos Anais Eletrônicos do evento.

Os autores assumem total responsabilidade pelas ideias e informações contidas no artigo, bem como pelo respeito às normas da língua portuguesa e da ABNT. Serão aceitos trabalhos em língua castelhana, seguindo as normas desta língua e do país de origem. Cada participante poderá submeter até 03 trabalhos sendo: 01 como autor e 02 como coautor. Cada trabalho terá, no máximo, 04 participantes sendo 01 autor e 03 coautores. O nome do/a orientador/a poderá constar em nota de rodapé ou ser coautor/a.

Só serão aceitas submissões de trabalho em que autor e coautores tenham pago a taxa de inscrição, cuja não será devolvida em nenhuma hipótese. No dia da apresentação, pelo menos um dos autores ou coautores deverá estar presente, sob pena de não terem os certificados emitidos.

A formatação do texto deverá ser conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR 6022/2003 (sobre estrutura de artigo); NBR6028/2003 (sobre elaboração de resumo); NBR 6024/2003 (sobre numeração progressiva); NBR 10520/2002 (sobre citações no texto); e NBR 6023/2002 (sobre referências). Além disso, atentar para as orientações a seguir:

  • O artigo deverá ser digitado no programa Word, utilizando formato A4, devendo ter no mínimo 15 páginas e no máximo 25 páginas, com referências.
  • As margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,0 cm, com espaçamento 1,5 cm entre linhas. Usar Times New Roman tamanho 12, em todo o artigo.

Grupo Temático (indicar o número e título)

Título (em caixa alta, centralizado e em negrito)

Autor (nome completo à direta)

Afiliação autores: (inserir nome completo da instituição de origem, em nota de rodapé, fonte Times New Roman tamanho 10, seguido do e-mail)

Coautores (seguir os itens exigidos para o autor)

Resumo: Deverá ter no máximo 250, tamanho 11, parágrafo único, espaçamento entre linhas simples, justificado. Em português ou castelhano, para os textos apresentados nesta língua.

Palavras-chave: Adicionar entre três e cinco palavras-chave, que identificam o conteúdo do texto, separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.

1. Introdução: Apresentação sucinta do contexto geral do trabalho (justificativa implícita), breve revisão bibliográfica sobre a temática, os objetivos da pesquisa e descrição da metodologia utilizada.

2. Referencial Teórico (expresso nos subtítulos de acordo com a temática): Exposição do assunto tratado, com base nos autores utilizados. Apresentação dos resultados obtidos e a sua discussão em relação ao conhecimento já disponível.

  • Os subtítulos: Os subtítulos deverão ser em negrito, tamanho 12. Espaço duplo antes do subtítulo.
  • Citações: Diretas no texto com o uso de aspas. Se tiver mais de 03 linhas, deverá ter destaque sem aspas, tamanho da letra 11, espaçamento simples.
  •  Figuras, Gráficos, Tabelas, Quadros ou Imagens: Nos resultados poderão ser apresentadas tabelas, gráficos e outras ilustrações que sejam essenciais à boa compreensão do texto. Cada um destes elementos deverá ter uma legenda e uma numeração independente.
  • Nota de Rodapé: Apenas para esclarecimentos e complementações; tamanho 10, espaçamento simples.

Conclusões: Indicação, de forma objetiva, das principais conclusões obtidas pelo trabalho.

Referências: O texto das referências deverá ser escrito em Times New Roman, tamanho 12 e os parágrafos serão alinhados à esquerda com espaçamento simples e com espaçamento duplo entre eles. As referências deverão incluir apenas as obras utilizadas no texto. Exemplos:

  • Livros – AUTOR DA OBRA (SOBRENOME, Nomes). Título da obra em negrito: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editor, ano de publicação. Número de páginas ou volume. (Série).
  • Capítulos de Livros –AUTOR da parte. Título da parte. Termo In: Autor da obra. Título da obra em negrito: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editor, Ano de publicação. Número ou volume, se houver, páginas inicial-final da parte, e/ou isoladas.
  • Dissertações ou teses – AUTOR. Título em negrito: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Grau e área de concentração) – Instituição, local.
  • Referências Legislativas – PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Lei ou Decreto, número, data (dia, mês e ano). Ementa. Dados da publicação que publicou a lei ou decreto.

Norma

Arquivo em PDF das normas de submissão de trabalhos.

Modelo

Modelo padrão para formatação dos artigos.

ATENÇÃO! O PRAZO MÁXIMO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS COMPLETOS É DIA 30 DE SETEMBRO

Formulário de envio do arquivo

  • Os arquivos devem estar em PDF ou DOC, com tamanho máximo de 25Mb.
  • O nome do arquivo deve ter o seguinte padrão: [“Seu_Nome”_”Titulo_do_Trabalho”_GT”NúmeroFT”]