( * 26/10/1926 / † 18/9/2017)

É com imenso pesar que o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (NCDH/CCHLA/UFPB) presta homenagem póstuma a Hélio Nóbrega Zenaide, pai da nossa colega e amiga professora Maria de Nazaré Tavares Zenaide.

Ele foi Assessor da Imprensa do governador Pedro Moreno Gondim e, posteriormente, exerceu importantes cargos em vários governos estaduais como Secretário de Finanças do Estado e Diretor do Jornal A União. Era sócio do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e integrava o Centro Espírita Leopoldo Cirne.

Em um dos projetos do NCDH, o Compartilhando Memórias, fez uma intervenção na sessão de depoimento de Elizabeth Teixeira que merece registro pela análise lúcida e profunda dos tempos da repressão e resistência à ditadura militar na Paraíba, como historiador e também como personagem daqueles acontecimentos.

Em nome do NCDH externamos o nosso mais profundo sentimento de solidariedade à professora Nazaré e aos seus familiares pela dor imensa da perda do inesquecível Hélio Zenaide.

João Pessoa, 18 de setembro de 2017.