Aprovação de Projeto Internacional/CAPES no PPGA/UFPB

Aprovação de Projeto Internacional Escola de Altos Estudos (CAPES/2017)-PPGA/UFPB.

O PPGA da Universidade Federal da Paraíba tem a satisfação de comunicar a aprovação pela Capes do projeto da Profa. Dra. Alicia Ferreira Gonçalves intitulado “Sociedade, Cultura e Desenvolvimento: faces do desenvolvimento rural sustentável“ no programa da Escola de Altos Estudos – EAE (Edital n.4/ 2015) que obteve êxito com a realização de parceria entre a UFPB e UFC com o Centro de Investigación y Estudios em Antropología Social (Ciesas) Chiapas, México. Nesta instituição a referida professora realizou recentemente estágio pós-doutoral. Cabe destacar a relevância deste projeto de fomento a internacionalização, contemplando temas e estudos sobre as questões agrárias, movimentos sociais (Zapatismo e MST) e socioambientais na América Latina, considerando que foram aprovados apenas seis projetos da pós-graduação em todo Brasil.

O projeto é fruto da colaboração entre programas de pós-graduação do Prodema das universidades UFPB e UFC (mestrado e doutorado), o PPGA (mestrado) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente-GIPCSA vinculado as duas pós da UFPB, em parceria com o Colegio de postgraduados e Ciesas do México.

A programação da EAE – 2017 consiste na oferta de dois cursos de 45 horas (3 créditos) pelos professores convidados: Prof. Dr. Oliverio sobre o tema “Desarrollo sustentable, Organización Campesina y Empresarialidad rural” entre os dias 2 e 15 de março de 2017 no CCHLA e Prof. Dra Maria Elena  sobre o tema “Modelos dominantes de “desarrollo” vs. modelos de movimientos sociales: territorio, medio ambiente y luchas sociales” entre os dias 2 de abril a 17 de abril de 2017. O público alvo será composto de alunos das pós-graduações dos programas envolvidos incluindo os Prodemas das vizinhas UFPE e UFRN, assim como de outras pós-graduações e movimentos sociais com interfaces a temática da EAE.

Maiores detalhes referentes à ementa, carga horária, período de aula serão divulgados em breve neste site do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB.