A Coordenação do Curso de Letras Libras EaD alerta toda a comunidade discente para os riscos e consequências do uso indevido de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em avaliações presenciais.
Embora a IA possa ser uma importante aliada nos estudos — auxiliando na explicação de conteúdos complexos, na criação de questões e na síntese de materiais — o uso de textos gerados por essas ferramentas durante as provas é terminantemente proibido.
🚫 A utilização de conteúdos produzidos por IA como resposta em avaliações configura conduta inadequada, fere os princípios da integridade acadêmica e poderá acarretar sanções como a atribuição de nota zero na atividade.
Além disso, destacamos que já estão em uso ferramentas de rastreamento altamente eficazes, capazes de identificar esse tipo de prática com elevado grau de precisão.
📌 Reafirmamos nosso compromisso com uma formação ética, crítica e responsável, e contamos com a colaboração de todos(as) os(as) estudantes para que o ambiente acadêmico permaneça íntegro e respeitoso.
Com o objetivo de tornar nosso atendimento mais ágil, eficiente e compatível com o regime híbrido de trabalho, informamos que a Secretaria do Curso de Letras Libras EaD passa a contar com um número exclusivo de WhatsApp para contato com docentes, discentes e demais membros da comunidade acadêmica:
📞 (83) 99164-5566
📅 Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. 📵 Este número não realiza atendimento por ligação telefônica.
💬 Solicitamos que as mensagens sejam enviadas preferencialmente por escrito, evitando o envio de áudios. As mensagens escritas possibilitam um acesso mais rápido às informações e favorecem a organização dos atendimentos.
Contamos com a colaboração de todos(as)! Equipe da Secretaria – Curso de Letras Libras EaD/UFPB
Atenção, comunidade acadêmica do curso de Letras Libras EaD da UFPB!
Informamos que os calendários acadêmico e administrativo referentes ao período 2025.2 já estão disponíveis para consulta.
🔹 O Calendário Acadêmico traz todas as datas relevantes para o andamento do semestre letivo 2025.2, como início e término do período, feriados, datas de matrícula, solicitação de turmas de reposição e específicas, prazos para colação de grau, entre outros eventos acadêmicos.
🔹 Já o Calendário Administrativo contempla os trâmites institucionais que antecedem e organizam o período letivo, como solicitação e homologação de componentes curriculares, registros de aproveitamento de estudos, planejamento pedagógico, prazos de análise de solicitações e demais procedimentos de gestão acadêmica.
📌 O início do semestre está previsto para 04 de agosto de 2025 e o término para 02 de dezembro de 2025.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria do curso pelo e-mail: libras@sead.ufpb.br ou via WhatsApp: (83) 99164-5566 (horário de atendimento: 13h às 19h, de segunda a sexta-feira).
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), torna pública a abertura do Processo Seletivo Unificado para Professor Formador no âmbito dos cursos a distância da instituição.
As inscrições estarão abertas no período de 6 a 20 de junho de 2025, de forma totalmente online, conforme previsto em edital.
Para mais informações, consulte o edital completo disponível no site da SEAD/UFPB: 🔗 www.sead.ufpb.br
Em caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação UAB/UFPB: 📩 uab@sead.ufpb.br
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFPB – 2025.2
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de Processo Seletivo para Ingresso em Cursos de Graduação da UFPB – 2025.2, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, modalidade de Educação a Distância (EaD) regulamentado pelas Resoluções CONSEPE nº 09/2010, Resolução CONSEPE nº 54/2012 e Resolução CONSEPE nº 47/2013.
Estão abertas as inscrições para a palestra “Funcionamento do CIA e inclusão na UFPB”, ministrada pela professora Dra. Maria Natália Santos Calheiros.
O evento será no dia 3 de abril, presencialmente no auditório 412 do CCHLA, às 8h30.
As inscrições podem ser feitas pelo SigEventos. A palestra é promovida pelo GT Pedagógico (CIA-UFPB), o grupo Agir de Linguagem Docência e Educação Inclusiva (Aldei) e o projeto e extensão “Esse também é o meu lugar de ser, viver e aprender” (DLEM/UFPB).
Acontece em 17 de fevereiro de 2025, das 14h às 17h, na sala de Multimídia do Bloco C do CCHLA, o II Fórum sobre a Qualidade do curso de Letras Libras/UFPB. O evento – que garantirá certificado aos participantes – é exclusivo aos docentes e tutores do curso de Letras Libras da UFPB, e terá como palestrante o Prof. José Arnor de Lima Júnior, com o tema “Acessibilidade no curso de Letras Libras: o surdo como protagonista na formação acadêmica”.
Alunos ingressantes do período 2025.1 terão suas matrículas efetuadas online, pelo SIGAA, pela Coordenação do Curso, no período de 03 a 05 de fevereiro de 2025, conforme disposição do calendário acadêmico retificado para os cursos de graduação à distância.
O Colegiado do Curso de Letras Libras EaD, no uso de suas atribuições, revoga a resolução 05/2011 e regulamenta o Estágio Curricular Obrigatório com base na Lei Federal N. 11.788, de 25 de setembro de 2008, na Resolução nº 29/2020 do CONSEPE/UFPB e no Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura emLetras/Libras, Modalidade a Distância daUniversidade Federal da Paraíba.
Entre os dias 22 e 24 de outubro de 2024, os professores Edneia Alves, Coordenadora do curso de Licenciatura em Letras Libras – EaD; Everton de Lima Silva, coordenador de estágio; e Luciana Waleska de Souza Moura, vice-coordenadora do curso, estiveram presentes nos polos de Santa Luzia; Itaporanga e Pombal, em diálogos com os coordenadores de polos, alunos e secretários de educação municipais. Além disso, os docentes realizaram uma visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Tamara Sousa do Nascimento, no município de Matureia, onde discutiram sobre a formação de parcerias para estágio e conversaram com pais, profissionais e surdos sobre a trajetória educacional desse grupo populacional.