Livro 50 anos do CCHLA

Os 50 anos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, completados neste ano de 2024, foi celebrado com muito entusiasmo por sua comunidade.
Entre os dias 26 e 30 de agosto, foi realizada a XII edição do “CCHLA CONHECIMENTO EM DEBATE”, tradicional evento que, neste ano, teve como tema “UNIVERSIDADE E CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA: A SOMA DE TODOS OS TEMPOS”, pois, afinal, a democracia e a luta pela sua conquista e preservação sempre foram pontos nodais deste Centro. A cerimônia de abertura, realizada na noite do dia 26 de agosto, iniciou com uma apresentação do grupo de maracatu “Quilombo Nagô” em plena Praça da Alegria, que se seguiu de uma conferência ministrada pelo cientista político Luis Felipe Miguel (UNB), que lotou nossos auditórios 411 e 412. Durante toda a semana, foram realizadas dezenas de atividades, que incluíram palestras, minicursos, mesas redondas, sessões temáticas, lançamentos de livros e apresentações culturais, todas com amplo envolvimento da comunidade do Centro, com especial destaque para a relevante participação estudantil. Encerrando o evento, na manhã do dia 30 de agosto, foi realizada uma sessão solene, que contou com a presença da maior parte dos ex-diretores e ex-vice-diretores do CCHLA, representados pelo discurso proferido pela ex-diretora Mônica Nóbrega, à época, vice-reitora eleita da UFPB. O sucesso do XII CCHLA CONHECIMENTO EM DEBATE foi uma prova da vitalidade do CCHLA, na ocasião dos seus 50 anos.
O livro que temos em mãos é parte importante da comemoração desses 50 anos do CCHLA. Com sua comissão organizadora aprovada pelo Conselho do CCHLA e formada pela professora Monique Cittadino e pelos professores Ângelo Emílio Pessoa, Paulo Giovani Nunes e Rodrigo Freire, trata-se de uma obra coletiva e escrita a muitas mãos. O engajamento de tantas pessoas na produção desse livro também expressa a apropriação que a comunidade do CCHLA faz da sua própria história, no marco dos seus 50 anos.

Imagem decorativa do site