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Histórico, missão e objetivos do Programa

Histórico:

Em 2005, um grupo de professores com formação e atuação em Linguística, vinculados à área de concentração “Linguística e Língua Portuguesa” do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPB, propôs a criação de um Programa de Pós-Graduação, em nível de mestrado e doutorado, voltado especificamente para formação na área de Linguística, como resultado de discussões e aspirações dos docentes e alunos que visavam a uma Pós-Graduação com um perfil delineado em função da ascensão que a Linguística tem tido nas últimas décadas no Brasil.

Em 28 de abril de 2005, por meio da Resolução n° 04/2005, o CONSUNI autorizou a criação do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), tendo sido criado efetivamente por meio das Resoluções n° 15 e n° 16 do CONSEPE/UFPB, em 24 de maio de 2005. O PROLING iniciou suas atividades acadêmicas em 2006.1, com duas áreas de Concentração: 1) Teoria e Análise Linguística e 2) Linguística e Ensino, respectivamente com as seguintes linhas de pesquisa: Diversidade Linguística e Variação; Linguagem, Sentido e Cognição; Aquisição da Linguagem; Ensino e Aprendizagem de Línguas; Práticas Institucionais e não Institucionais de Leitura e Escrita; e Oralidade e Escritura. Em 2008, a Resolução n° 61 do CONSEPE/ UFPB, de 04 de novembro de 2008, revogou a Resolução n° 16/95 do CONSEPE e aprovou a reestruturação das duas áreas de concentração, que passaram a ser denominadas: 1) Teoria e Análise Linguística (compreendendo as Linhas de Pesquisa Diversidade e Mudança Linguística; Linguagem, Sentido e Cognição e Aquisição da Linguagem e Processamento Linguístico) e 2) Linguagem e Práticas Sociais (abrangendo as Linhas de Pesquisa Linguística Aplicada; Discurso e Sociedade; Oral/Escrito: Práticas Institucionais e Não-institucionais. A linha de pesquisa “Oral/Escrito: Práticas Institucionais e Não- institucionais” foi encerrada após o final do quadriênio 2017-2020, em função do descredenciamento, por motivo de aposentadoria, de seus docentes permanentes.

Em 2022, a linha de pesquisa “Linguagem, Sentido e Cognição” teve seu título alterado para “Semântica, Gramática e Cognição”, mantendo sua descrição, projetos, docentes e discentes vinculados. Assim, como produto das discussões desencadeadas nos Encontros Anuais das Linhas de Pesquisa, foi proposta uma nova alteração da estrutura acadêmica do Programa, aprovada pela Resolução 55/2024 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB, que deu a seguinte configuração ao Programa: a Área de Concentração 1) Teoria e Análise Linguística tem como Linhas de Pesquisa vinculadas: 1.1.) Aquisição da Linguagem e Processamento Linguístico; 1.2.) Diversidade e Mudança Linguística; e 1.3.) Semântica, Gramática e Cognição. A Área de Concentração 2) Linguística e Práticas Sociais tem como Linhas de Pesquisa vinculadas: 2.1.) Discurso e Sociedade e 2.2.) Linguística Aplicada.

O PROLING, conforme resultado da avaliação promovida pela CAPES em 2007, relativa ao triênio 2004/2006, obteve seu reconhecimento, pelo MEC/CNE, com conceito 4, por meio da Portaria/MEC nº 524, publicada no Diário Oficial da União, em 30 de abril de 2008. Em 2012, a Portaria N°1.077, de 31 de agosto de 2012, ratifica o reconhecimento do PROLING, decorrente da avaliação no triênio 2007-2009, com conceito 4. Na avaliação do triênio 2010-2012, o PROLING teve o seu reconhecimento homologado pela CAPES, com nota 5. Em 2014, foi aprovado pelo CONSEPE da UFPB o novo regulamento do PROLING, o qual entrou em vigor no ano de 2015. Na avaliação quadrienal 2013-2016, o conceito obtido foi 6, o que o colocou dentre os programas de excelência acadêmica nacionais, evidenciando assim o seu contínuo fortalecimento. A avaliação quadrienal relativa ao período 2017-2020, mais uma vez, atribuiu o conceito de excelência 6 (seis) ao Programa, o único na região nordeste a obter esse conceito na área de avaliação 41 (Linguística e Literatura) e um dos 4 programas da UFPB classificados nesta faixa.

Missão:

A Missão do Programa tem sido, desde a sua fundação, formar pessoas, com alto nível de competência na área da Linguística, para atuarem com destaque em funções profissionais e acadêmicas, de relevância e impacto regional e nacional, servindo assim de disseminadores de conhecimento acadêmico e agentes de desenvolvimento científico e tecnológico. Ao mesmo tempo em que se constitui como um programa de pós-graduação de liderança na região nordeste, o PROLING busca alcançar metas de produção intelectual e de desempenho acadêmico que o levem a ser referência nacional e internacional em sua área de conhecimento. Para tanto, a proposta balizadora do programa tem sido, desde o início, atuar na diversidade teórica característica da Linguística, sublinhada nas linhas de pesquisa do Programa, ao mesmo tempo em que constrói uma identidade própria, como polo de excelência na pesquisa linguística, a partir de metas bem definidas de atuação local e regional e de uma visão de futuro que implique na formação de linguistas capazes de destacarem-se no cenário científico nacional.

Objetivos:

Assim, os Objetivos do PROLING se voltam, principalmente, para a formação de excelência, nos níveis de Mestrado e Doutorado acadêmicos, de profissionais qualificados para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Linguística. O Programa tem por finalidade formar linguistas mestres e doutores que sejam especialistas em uma das áreas de concentração, com um repertório de conhecimentos e práticas que os qualifique para atuar na educação (do ensino básico ao superior), na pesquisa científica em linguística e suas interfaces (educação, saúde, sociedade, comunicação), na política linguística, entre outros campos de atuação do linguista. Por esta razão, o PROLING oferta conteúdos teórico-práticos de formação docente (Estágio Docência), além de incentivar os discentes a participarem de atividades de extensão (Estudos Especiais, os quais consistem na oferta de atividades voltadas à comunidade, tais como oficinas, cursos livres, treinamentos, capacitações, palestras e seminários, produção de materiais, divulgação científica, etc.). A formação acadêmico-profissional é garantida por componentes curriculares regulares de fundamentação (Fundamentos), especialização (Seminários Avançados) e aprofundamento (Tópicos) nas teorias e métodos mais avançados, articulados aos projetos e linhas de pesquisa aos quais os discentes estão vinculados.

O objetivo do Mestrado Acadêmico é habilitar e instrumentalizar os alunos de cada uma das linhas de pesquisa do Programa, com as ferramentas necessárias para a realização da pesquisa científica, a atuação na docência de nível superior e em atividades acadêmicas e administrativas em instituições públicas e privadas de ensino, de pesquisa e de ação social. Em se tratando do Doutorado Acadêmico, o Programa oferece oportunidades para o aprofundamento do conhecimento científico e para a realização de pesquisa independente, avançada e original, voltada não apenas para as tendências teóricas atuais das diversas áreas da Linguística, mas também em áreas correlatas, tais como Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Neurociências, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Filosofia, História, Ciências Políticas etc.

O Programa também inclui em seus objetivos e metas a inserção nacional e internacional. Nos dois últimos quadriênios, o PROLING tem desenvolvido ações mais efetivas de internacionalização, seja por meio de sua participação no Programa CAPES Print (descontinuado em 2024), seja por meio de outras iniciativas institucionais e individuais, que permitiram estabelecer parcerias com instituições e grupos de pesquisa do exterior; promover a mobilidade internacional de discentes e o intercâmbio entre docentes e redes de pesquisa; e fomentar a produção bibliográfica em periódicos e editoras internacionais. Tais ações visam a fortalecer o trabalho de inserção social e internacionalização, tendo como resultado um aumento expressivo do número de parcerias de pesquisa firmadas, publicações internacionais, participação em eventos mundiais, missões de trabalho no exterior e visitas de docentes estrangeiros.

Esses objetivos se coadunam perfeitamente com a proposta de inserção social do Programa, a qual estabelece que o PROLING deve atuar como um polo nucleador da área, na região, e ser capaz de atrair e qualificar profissionais com reconhecida excelência na produção de conhecimento e de promover o desenvolvimento intelectual de seus discentes e o desenvolvimento econômico e social da região, visando ao equilíbrio e à redução das assimetrias nacionais. Por outro, o Programa busca estar inserido no universo mais amplo das redes de pesquisa nacionais e internacionais, com vistas ao fortalecimento e à disseminação do saber científico produzido na região nordeste e no Brasil. Desse modo, o PROLING tem se revelado fundamental na geração de saberes, técnicas e inovação científica, bem como na formação de profissionais altamente qualificados para atuação docente, em vários níveis de ensino, e para a atuação acadêmico-científica, em instituições de pesquisa situadas na Região Nordeste (como pode ser atestado no Perfil dos Egressos), mas também em instituições nacionais de outras regiões brasileiras, e até mesmo em instituições internacionais, em diferentes áreas de interface da Linguística.