Pular para o conteúdo

Projetos

Título: Falar como uma mulher: um dispositivo de silenciamento da fala pública feminina
Docente: Amanda Batista Braga
Situação: em andamento
Área de Concentração: Linguística e Práticas Sociais
Linha de Pesquisa: Discurso e Sociedade


Trabalhos Orientados 2021-2024

  • DA TRANSIÇÃO À LIBERDADE: uma análise arqueogenealógica sobre o cabelo crespo no Brasil
    MARIA LUIZA CHIANCA TAVARES BARBOSA
    Dissertação
  • DESINFORMAÇÃO E PRODUÇÃO DISCURSIVA DO MEDO NO CENÁRIO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
    RAYANE MEDEIROS DOS SANTOS CAVALCANTE
    Dissertação
  • DISCURSO, IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE: UMA ARQUEGENEALOGIA DA BANDEIRA E DAS CORES NACIONAIS
    JACYANE DANTAS DE SOUSA
    Dissertação
  • NOLITE TE BASTARDES CARBORUNDORUM: DISCURSOS, PODERES E RESISTÊNCIAS EM THE HANDMAID’S TALE
    THAINA DA COSTA LIMA
    Dissertação
  • O ACONTECIMENTO DA TROLLAGEM NA ORDEM DO DISCURSO POLÍTICO BRASILEIRO: LIMITES ENTRE O HUMOR E O DISCURSO DE ÓDIO
    MYLLENA ARAUJO DO NASCIMENTO
    Dissertação
Título: Cultura linguística no Ensino superior: entre monolinguismos incertos e anseios plurilíngues
Docente: Andrea Silva Pontes
Situação: em andamento
Área de Concentração: Linguística e Práticas Sociais
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Título: Mobilidade, plurilinguismo e interação plurilingue em ambientes acadêmicos
Docente: Angela Maria Erazo Munoz
Situação: em andamento
Área de Concentração: Linguística e Práticas Sociais
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Título: PRÁTICAS DISCURSIVAS E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES EM DESENVOLVIMENTO – Fase 2
Docente: Betânia Passos Medrado
Situação: concluído
Área de Concentração: Linguística e Práticas Sociais
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada


Trabalhos Orientados 2021-2024

  • O PROTAGONISMO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DO AGIR DOCENTE EM CONTEXTO DE ENSINO MÉDIO
    KARLA VALERIA ARAUJO SILVA
    Dissertação
  • LETRAMENTO CRÍTICO E ATIVIDADE DOCENTE: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
    FRANCISCA RAQUEL ALVES MOREIRA
    Dissertação
  • O ESTÁGIO SUPERVISIONADO POR ENTRE TELAS: ESPAÇO PARA COMPREENSÕES DO TRABALHO DOCENTE
    AMANDA ALVES LINO
    Dissertação
  • A FORMAÇÃO INICIAL DO/A PROFESSOR/A DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
    YANARA BARBOSA DE ANDRADE
    Dissertação
  • ENTRE AFETOS E TRAJETOS: O TRABALHO DO SURDO PROFESSOR À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
    RAFAELA CRISTINA OLIVEIRA DE ANDRADE
    Tese
  • DE TRAJETOS DOCENTES E DE UMA TRAVESSIA: uma história sobre florescer contada por professores de inglês e espanhol em formação inicial do Programa Residência Pedagógica/UFPB
    BARTHYRA CABRAL VIEIRA DE ANDRADE
    Tese
  • TRABALHO DOCENTE E FERRAMENTAS DIGITAIS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO E DA CLÍNICA DA ATIVIDADE
    FRANCISCA GEANE DE ALBUQUERQUE
    Tese
Título: USOS LINGUÍSTICOS: FORMA E FUNÇÕES
Docente: Camilo Rosa da Silva
Situação: concluído
Área de Concentração: Teoria e Análise Linguística
Linha de Pesquisa: Diversidade e Mudança Linguística


Trabalhos Orientados 2021-2024

  • A FLUTUAÇÃO CATEGORIAL DOS CONECTORES ENQUANTO E QUANDO SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA
    JOAQUIM GOMES CABOCLO
    Dissertação
  • ESTRATÉGIAS EM COMPETIÇÃO PARA INDEFINIR O AGENTE EM TEXTOS JORNALÍSTICOS: UM OLHAR PARA AS FORMAS PRONOMINAIS
    GAYLHA WEGILA DE OLIVEIRA
    Dissertação
  • ESTRUTURAS PASSIVAS ANALÍTICAS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS: UM RECURSO ALTERNATIVO DE INDETERMINAÇÃO DO AGENTE VERBAL
    CASSIA CORREIA DE SOUZA
    Dissertação
  • O USO DO VERBO SER EM NARRATIVA DE EXPERIÊNCIA PESSOAL: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL
    ANDREA BEZERRA DOS SANTOS SILVA
    Dissertação
  • A HIPOTETIZAÇÃO EM ORAÇÕES GERUNDIVAS SOB PERSPECTIVA FUNCIONAL
    RANIERE MARQUES DE MELO
    Tese
  • ABORDAGEM FUNCIONAL DAS RELAÇÕES CONDICIONAIS E SEUS CONECTORES EM TEXTOS JORNALÍSTICOS ONLINE: USOS INOVADORES DO SE CASO E DO SE É QUE
    AYMMEE SILVEIRA SANTOS
    Tese
  • ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRAMÁTICA: ENTRE CRENÇAS E POSSIBILIDADES À LUZ DO FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO
    DANIEL SOARES DANTAS
    Tese
Título: Letras e letramentos: um estudo sobre escrita situada, identidade e trabalho do professor iniciante
Docente: Carla Lynn Reichmann
Situação: concluído
Área de Concentração: Linguística e Práticas Sociais
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada


Trabalhos Orientados 2021-2024

  • O TRABALHO DOCENTE COM EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA PARAÍBA: UM ESTUDO NA ÓTICA DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO E DA INSTRUÇÃO AO SÓSIA
    INAEE PORTO DE VASCONCELOS RIBEIRO
    Dissertação
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PIBID NA LICENCIATURA EM LETRAS-INGLÊS: VOZES ENTRELAÇADAS COCONSTRUINDO O TRABALHO E A IDENTIDADE DOCENTE SOB A ÓTICA DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
    ADRIANA DA SILVA ARAUJO
    Tese
  • REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOCIOINTERACIONISTA
    MARCIA OZINETE DE ALCANTARA PINHO BORBOREMA
    Tese
  • O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDAS NOS E PELOS TEXTOS: UM ESTUDO A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE O INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO E AS CIÊNCIAS DO TRABALHO
    BRUNO ALVES PEREIRA
    Tese
  • ENTRE REFORMAS, ATAQUES E UMA PANDEMIA: ANÁLISE DO TRABALHO DE UM COLETIVO DOCENTE EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO E DAS CIÊNCIAS DO TRABALHO
    PHILIPE PEREIRA BORBA DE ARAUJO
    Tese
  • AS REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDAS NOS E PELOS TEXTOS DE UMA PROFESSORA INICIANTE DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO E DAS CIÊNCIAS DO TRABALHO
    ANA CAROLINA DIAS DA COSTA
    Tese